A pedagogia da pausa

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Em tempo de início de férias para alguns e assistindo uma live (e não sei que novidade há nisso, levando em consideração nossa rotina nos últimos meses) de uma jornalista admirável, tive minha atenção capturada de forma também admirável (aqui sim, uma novidade, tendo em vista as dificuldades de manter atenção em lives ultimamente).

O tema? Pausa. Que pausa? Como pausa? E mais, o que pausa tem a ver com Gestão e desenvolvimento de Carreiras?

Sim, encontramos aí pontos congruentes e de grande relevância para a construção de nossa trajetória profissional.

Fica então o convite: façamos uma pausa nas outras atividades que estamos todos fazendo exatamente neste momento (ao mesmo tempo, ou tentando fazer ao mesmo tempo) para continuar a leitura deste humilde texto que se propõe a capturar a sua atenção também.

Interessante escrever e pensar (pausadamente) sobre pausas, intervalos, respiros em tempos onde somos ensinados e estimulados a nos comportarmos sem parar. O vício da pressa e da necessidade de produtividade total o tempo todo, tomou conta de grande parte das pessoas. E com isso, nos deparamos com o perigo dos comportamentos apressados que acabam sendo manifestados sem ter neles a impressão de nossa principal marca e capacidade: reflexão.

Já sabemos que comportamentos predizem resultados, e todos queremos resultados, alcançar metas e conquistar objetivos. E que ótimo que é assim. Sabemos bem que o desenvolvimento da nossa carreira exige movimentos constantes, consistentes, relevantes e frequentes. Sim, comportamentos de hoje determinam resultados futuros, ok! E aí entramos numa rotina pesada com várias e várias atividades realizadas, muitas vezes de forma impensada.

Por isso, reitero o convite para a pausa, para o intervalo, para a reflexão consciente acerca dos objetivos e metas, e mais, reflexão sobre quais são os comportamentos que realmente fazer sentido para que então tenhamos a capacidade de voltar para o segundo tempo preparados para fazer valer cada minuto de esforço e dedicação. A pausa contribui para o tão sonhado e desejado estado de flow posterior. A pausa consciente é importante para manter a ação no longo prazo, para recalcular a rota, ajustar as velas e redirecionar o nosso barco.

A pausa simplesmente descansa. Baixa a ansiedade, reduz níveis de hormônios relacionados ao stress, que afeta cada indivíduo de maneira diferente inclusive aumentando as chances de erros, e decisões equivocadas a respeito da carreira e da vida em geral.

Descansar não significa desistir. Descansar significa preparar-se para o retorno, preparar-se para o segundo tempo e aí sim, ter performance aumentada durante os próximos passos. Passos conscientes, alinhados aos seus objetivos, profissionais.

Durante o descanso, crie um ritual de preparação para o retorno, listas do que fará, como fazer e quando fazer. Porque agora é hora da pausa. Da reflexão sobre o que já foi feito, do que será mantido e do que será implementado como novidade em seu repertório de comportamentos profissionais e em outras áreas da vida também! Tenha certeza, após a pausa consciente, você voltará mais consciente e consistente em relação as atividades a serem desempenhadas, pois o intervalo foi de qualidade.

O intervalo pode até ser quantitativamente curto, mas pode ser incrivelmente profundo e positivo. Treinemos a aceitar a estranheza inicial que as pausas para reflexão nos causam, e extrair daí os grandes significados que podemos encontrar, sobre nós, sobre a vida e sobre nossa carreira profissional. O descanso e o intervalo, não necessariamente são vazios, ao contrário, nos trazem belas oportunidades de identificar o que já existe em nós, o que vai permanecer, o que vou retirar e o que de novo vai chegar! Aproveite a pedagogia da pausa e sim, volte exatamente como quer voltar!

Aos nossos estudantes que vão de férias, bom descanso, aprendam com a breve pausa de agora para voltarem com tudo para as próximas etapas!

Texto por Ana Paula Soares Veloso – Supervisora do Ibmec Carreiras BH

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios