O cenário atual e futuro da Governança Institucional Pública no Brasil

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Com o objetivo de promover um debate sobre a situação atual e futura da inserção das práticas de governança no Estado Brasileiro, o Ibmec Brasília convidou profissionais renomados por suas atuações para oferecer conteúdo interessante e esclarecedor aos participantes deste evento.

Será um encontro para troca de experiências entre especialistas em governança pública da Administração Pública.

Conheça nossos convidados:

Julia Lucy | Deputada Distrital do DF

Mãe da Luísa aos 17 anos, mineira de Patos de Minas, criada na Ceilândia e no Areal, é Cientista política pela UnB com MBA em Gestão de projetos (tecnologia) e Políticas Públicas/Gestão Governamental.

Eleita na sua primeira campanha, foi servidora da Polícia Federal, da CAPES e do Conselho Nacional de Justiça.

Fundadora do Grupo #RedeLigaDelas, também foi Procuradora Especial da Mulher/CLDF, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, Presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância além de Presidente da Frente
Parlamentar em Defesa do Setor Alimentar fora do Lar do DF.

Vládia Pompeu | Assessora Especial do Advogado-Geral da União

Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB (2015). Mestre em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrolo pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha – 2015). Pós graduada em Direito Público pela Universidade de Brasília – UNB (2010) Pós graduada em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2005).

Professora da Pós-Graduação em Direito Administrativo Disciplinar da Universidade de Brasília – UNB -(2019) e do IDP (2020/2021). Estudou Fundamentos do Direito Americano na Thomas Jefferson School of Law 2011 (EUA – 2011) Estudou Noções do Direito Europeu na Università di Roma Tor Vergata (Itália – 2012).

Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006. Ex- Procuradora do Estado do Pará. Ex-Corregedora da Agência Nacional de Aviação Civil. Ex-Corregedora-Geral da Advocacia da União.

Elise Brites | Vice-Presidente da Comissão de Legislação, Governança e Compliance da Subseção da OAB de Taguatinga

Professora, Advogada, Auditora Líder, Administradora.

Master in Education Sciences, Pós-graduada em Português Jurídico, bem como em Direito Público com ênfase em Compliance. Estudou no Tarsus American College.

Foi presidente da Associação Nacional de Compliance – ANACO. É membro da Comissão de Combate à Corrupção e da Comissão de Compliance da OAB/DF. É vice-Presidente da Comissão de Legislação, Governança e Compliance da Subseção da OAB de Taguatinga. Possui formação em Investigação pela Academia Paulista de Investigação. Criteriosa Civilista e Criminalista com vigoroso trabalho na área da Conformidade. É Analista Superior de uma grande Estatal, requisitada como Analista de Cooperação Jurídica Internacional em um órgão público.

Profissional com vários anos de experiência no assessoramento jurídico, incluindo as políticas anticorrupção e a implementação do Programa de Integridade. Com forte atuação nas áreas de Governança, Gestão de Riscos e Compliance, tanto no setor público quanto no privado.

Conferencista, Debatedora e Palestrante nos mais variados temas. É Coach
Ético, Instrutora do Procedimento de Apuração de Responsabilidade – PAR; Gestão do Programa de Integridade; Código de Conduta e Integridade.

Em suas atividades cotidianas, analisa e revisa pautas, constrói mapeamentos de Compliance, prima pela aplicação de metodologias de Compliance; Trabalhou com a aplicação de penalidades, realiza treinamentos e cursos internos e externos, entre inúmeras outras atividades atreladas ao cumprimento normativo nacional.

Ricardo Caichiolo | Head do Ibmec Brasília

Doutor em Ciências Políticas e Sociais pela Université catholique de Louvain – Bélgica, com foco em Relações Internacionais e Políticas Públicas; Mestre em História das Relações Internacionais, Bacharel em Direito e em Relações Internacionais.

Professor, Pró-Reitor de Programas de Pós-Graduação e Matrículas Abertas e Head do Ibmec Brasília; especializado em Relações Internacionais, Direito Internacional, Ciência Política e Políticas Públicas.

Certificado em Negociações Internacionais pelo Centre d’études pratiques de la negociation internationale (Casin, Genebra).

Ex-assessor do Departamento de Relações Internacionais e Dívida Externa do Banco Central do Brasil. Ex-Consultor da BMJ & Associates. Ex-assessor jurídico e legislativo do Senado brasileiro; assessor do Conselho Editorial do Senado brasileiro.

Revisor par na Cambridge Review of International Affairs, Globalizations (Routledge Taylor & Francis Group), Journal of African Studies and Development, Journal of Philosophy and Culture e International Journal of Peace and Development Studies (Academic Journals).

Mentor pro bono do projeto “Lobby Social”.

MEDIADORES:

Flávio Feitosa Costa – Vice-Presidente da Rede Governança Brasil

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande, com especialização em Docência do Ensino Superior e Mestre em Gestão do Conhecimento pela Universidade Católica de Brasília.

É profissional credenciado peloProject Management Institute dos EUA (PMP). Atua há vinte anos como Consultor e Gestor em modelos de governança, estratégia, processos e projetos, com experiência adquirida em projetos e programas de alto valor agregado em grandes empresas e órgãos
governamentais. Atualmente é Coordenador de Governança de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é Vice-Presidente da Rede Governança Brasil, pesquisador em Transformação Digital do programa Startup Gov.Br da Universidade de Brasília (UnB) e Secretaria de Governo Digital, e sócio da Humant Desenvolvimento Profissional. É Professor universitário do IBMEC e FGV Management. Atuou como revisor
da 3ª versão do Referencial Básico de Governança Organizacional do TCU. Participou de diversas feiras, seminários e simpósios como palestrante.

Ulisses Sampaio Soares | Coordenador dos MBAs do Ibmec Brasília

Especialista em gerenciamento de projetos e processos de negócio, com 13 anos de experiência em projetos de transformação organizacional, complementando mais 7 anos trabalhando com Tecnologia da Informação. Resultados comprovados no setor público nas áreas: Financeira, Jurídica, Saúde, Educação, Transporte, Meio Ambiente, Bancária e Cultura. Na iniciativa privada atuou em Cafeteria, Restaurante, Supermercado, Casa de festa, Indústria de vidros, dentre outros.

Mestrando em Engenharia e Pesquisador pela Universidade de Brasília – UnB, e Professor pelo IBMEC/DF nos MBAs de Gestão de Processos – BPM e Gestão de Negócios, além de atuação como Orientador de Trabalho de Conclusão de curso (TCC) na mesma instituição.

Atualmente ocupa o cargo de Delegado Regional pela ABPMP/DF, onde além de contribuir com iniciativas da regional, participou da equipe de tradução e revisão do BPM CBOK v3.0, além de atuação como revisor técnico nos livros: “BPM para Todos” e “Medição de Valor de Processos para BPM”.

Criador do Portal Universo BPM, canal para conteúdos na área, do Programa BPM Voluntário, pioneiro no Brasil e do Canvas da Transformação de Processos.

Para mais materiais, cadastre no site e receba materiais exclusivos: www.universobpm.com.br | ulisses.sampaio@universobpm.com.br

PARTICIPE!

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI.

“O cenário atual e futuro da Governança Institucional Pública no Brasil”
Data do Evento: 24/02/2022
Horário: 19:30 às 21:00
Local: IBMEC Brasília (Auditório)

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios