I Seminário sobre Compliance e Governança Corporativa – Parceria Ibmec Brasília e IBGC

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 7 minutos

No dia 14 de dezembro, das 9h30 às 12h, você é nosso convidado para ampliar o seu conhecimento sobre Compliance e Governança Corporativa.

Uma parceria entre Ibmec Bras´ília e IBGC levará até você uma oportunidade de conhecer a visão, diferenciada e relevante sobre Compliance e Governança Corporativa, de 8 profissionais especialistas e renomados que estarão reunidos em um debate sobre a realidade atual no agronegócio e em empresas estatais, com relação aos Conselhos existentes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

9h30 as 10h45 | Painel: Compliance e Governança no Agronegócio

– Eduardo Garcia de Araujo Jorge – Ex-Diretor de Programa do Ministério da Economia, Ex-Conselheiro Fiscal do BNDES e Advogado.

– Melina Lobo Dantas – advogada de famílias empresárias e coordenadora estendida do Núcleo Brasília e Região do IBGC.

– Claudio Pinheiro Machado – Professor da Faculdade de Economia e Administração da USP e membro de comissões temáticas do IBGC.

– Antonio Bizzo – coordenador geral do Núcleo Brasília do IBGC – moderador.

 10h45 as 12h | Painel Boas práticas de Governança em Empresas Estatais: o papel dos Conselhos:

. Erika Akemi Kimura – diretora do Departamento de Governança e Avaliação das Estatais, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais -SEST .

. Humberto Motta – Advogado do BNDES, Presidente do Conselho Governança e Compliance da Associação Comercial do RJ.

. Joaquim Rubens Fontes Filho – professor da FGV-RJ e membro de conselhos fiscais e de administração de empresas estatais.

. Antonio Nóbrega –  Coordenador Acadêmico do Ibmec Brasília – Moderador.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DOS PALESTRANTES:

Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho

. Professor do Departamento de Administração da FEA/USP, com foco em Governança Corporativa.

. Coordenador de projetos da FIA (Fundação Instituto de Administração) e do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios da FIA).

. Conselheiro certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

. Mestre e Doutor pela FEA/USP.

. Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (CEAG/FGV).

. Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP. Coordenador do MBA em Agronegócios da FIA.

. Atua há mais de 25 anos como pesquisador e consultor em Gestão de Sistemas Agroindustriais, Gestão Estratégica, Governança e Responsabilidade Corporativa, junto a empresas nacionais, multinacionais, cooperativas e organizações de terceiro setor.

. Autor de livros e mais de 50 artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais.

. Atualmente membro do conselho curador da FIA e conselheiro consultivo de dois grupos privados de controle familiar.

Joaquim Rubens
Fontes Filho

. Consultor nas áreas de governança corporativa e estratégia, é doutor em Administração e professor da FGV/EBAPE.

. Mestre em engenharia de produção e administração pública, engenheiro de produção,  com MBA em controladoria e formação no curso IBGC Conselheiros de Administração on-line – 100ª edição. 

. Certificado Conselheiro Experiente pelo IBGC (CCA+) CPA-20 Anbima, é membro do Comitê de Auditoria da Empresa de Pesquisa Energética, do Conselho Deliberativo do FGV-PREVI, e do Conselho Fiscal do Instituto Parque do Flamengo. 

. Anteriormente, foi conselheiro de administração da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, da Invepar, Linha Amarela, Concessionária Litoral Norte, e conselheiro fiscal da Belgo-Mineira e Caemi. 

. Professor da FGV/EBAPE, Coordenador do curso de Governança para Empresas Estatais do IBGC, membro do comitê de auditoria da EPE e do Conselho Deliberativo da EPE.

. Consultor em governança e estratégia.

Antonio
Bizzo

. Graduado em Economia, MBA Finanças no IBMEC  e Administração Financeira na FGV, especialização em Administração de Bancos na Universidade do Texas/Austin, Senior Executive Programm e Corporate Governance na LBS-London Business School;  e Digital Transformation Programm no MIT. Conselheiro de administração certificado pelo IBGC desde 2010 (CCA).

. Atualmente é o Coordenador Geral do Núcleo do IBGC em Brasília/Centro Oeste, conselheiro fiscal suplente da BR Malls S.A., sócio e membro do comite de investimento da CoreAngels Red Atlantic, conselheiro consultivo na Vertros Tecnologia e Segurança e Liquidante da BBTUR Viagens e Turismo.

. Larga trajetória como executivo financeiro por mais de 20 anos, no país e exterior, com destaque para Vice Presidente Executivo do Banco Patagônia S.A., na Argentina;  Diretor para Europa Oriente Médio e África do Banco do Brasil S.A. em Londres, Inglaterra; e Gerente Geral da Unidade de Aquisições e Parcerias (M&A) do Banco do Brasil S.A. 

. Foi conselheiro de administração das seguintes empresas: BB Securities Ltd. (Londres); Banco do Brasil AG (Áustria); Banco Patagônia S.A , GPAT Financeira S.A e Patagonia Valores, todas na Argentina; e Banco Patagônia Uruguai S.A.

. É Coordenador Geral do Núcleo Brasília e Região Centro Oeste do IBGC, sócio e membro do comitê de investimentos da CoreAngels Red Atlantic, conselheiro fiscal suplente da BR Malls S.A, conselheiro consultivo na Vertros Tecnologia e Segurança e liquidante da BBTur Viagens e Turismo.

Melina Lobo
Dantas

. Advogada de famílias empresárias e coordenadora estendida do Núcleo Brasília e Região do IBGC.

Eduardo Garcia de
Araujo Jorge

. Diretor da Secretaria de Desestatização do Ministério da Economia (2019/2021)

. Conselheiro Fiscal do BNDES (2019/2021)

. Sócio sênior do Motta Fernandes Advogados

. Diretor da Germina Sementes S/A

Humberto Mota
Filho

. Doutor em Ciência Política (IUPERJ)

. Mestre em Direito (UCAM).

. Pós-graduado em Comércio Internacional (Shanghai Business School), em Direito da Empresa e da Economia (FGV) e em Projetos Financeiros (UERJ).

. Bacharel em Direito (PUC/Rio).

. Consultor Jurídico Sênior do BNDES.

. Presidente do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

. Presidente da Comissão de Estudos da Transparência Pública da OAB/RJ.

. Pesquisador do CEBRAD/UERJ.

. Editor da Revista Compliance Rio do IC Rio.

. Professor Convidado da FGV Law Program, advogado e palestrante. 

Erika Akemi Kimura

. Doutora e mestre em economia de empresas, especializações no
Brasil e no exterior na área de finanças e mercado de capitais e formações acadêmicas em Administração de Empresas e Tecnologia em Processamento de Dados.

. Atualmente é diretora do Departamento de Governança e Avaliação das Estatais, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – Sest, da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados – SEDDM, do Ministério da Economia.


. Membro do Conselho de Administração da NUCLEP Equipamentos Pesados S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Indústria de Materiais Bélico do Brasil – IMBEL; posteriormente Diretora de Mercado da empresa; Secretária Adjunta da Secretária do Patrimônio da União – SPU; Gerente Executiva na Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. – ABGF e funcionária aposentada do Banco do Brasil S.A., onde atuou em diversas áreas no atendimento às empresas do
segmento corporate.

. Pratica arte marcial na modalidade de kendo.

Antonio Nóbrega

Coordenador Acadêmico do IBMEC Brasília, Professor, Mestre em Direito, Presidente da Comissão de Ética Pública, Ex-Corregedor-Geral da União e Ex-Conselheiro do COAF.

  • Data: 14/12/2021
  • Horário: 9h30 as 12h
  • Local: YouTube Ibmec – o link de acesso será enviado aos inscritos

INSCREVA-SE clicando AQUI!

INSCREVA-SE NO EVENTO