Cultura de feedback como ferramenta de gestão

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O feedback é uma prática de gestão utilizada tanto em organizações públicas quanto privadas. Diante de sua importância, serão debatidas as implicações e o significado do feedback no dia a dia da gestão, a diferenciação entre feedback positivo e negativo, algumas dicas práticas para dar e para receber feedbacks, dentre outras questões.

A mediação deste encontro será feita pelo Professor Ricardo Caichiolo – Coordenador dos cursos de Direito, MBA Gestão e Políticas Públicas e MBA em Relações Institucionais.

Ricardo Caichiolo

– PhD em Ciências Sociais e Políticas pela Université Catholique de Louvain – Bélgica;
– Mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB);
– Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub);
– Certificado em Negociação Internacional pelo Centre for Applied Studies in lnternational Negotiations (CASIN) – Genebra, Suíça;
– Selecionado pelo governo canadense para receber bolsa (Bourse de Complément de Spécialisation – BCS) do International Council for Canadian Studies; Professor-visitante no Institute of International Politics and Economics em Belgrado, Sérvia; bolsista do Inter-American Studies Center, ligado ao Institute of High International Studies of Québec (Canada); Professor-assistente no curso de graduação em Relações Internacionais da Université Laval (Québec, Canadá);
– Atuou como analista do Banco Central do Brasil (Bacen), onde foi assessor da Consultoria para Assuntos de Integração no Departamento de Relações Internacionais e Dívida Externa;
– Autor dos livros “Judicial institutionalization of integration processes. Intergovernmentalism and politicization in MERCOSUR” e “Relações Brasil – China: do período quente da guerra fria à abertura da China ao Ocidente (1949-1979)”.
– Assessor jurídico-legislativo e membro do Conselho Editorial do Senado Federal.

Convidados:

Mariana Boabaid Dalcanale Rosa

  • Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental é Gestora Governamental concursada com perfil executivo e 20 anos de experiência em gestão e assessoramento estratégico em organizações públicas. Agente de mudanças com histórico de sucesso em processos de transformação organizacional.
  • Atualmente é Diretora de Administração e Planejamento no Cade – Conselho Adminstrativo de Defesa Econômica, onde atua desde 2009.
  • Participou do Grupo Técnico de Negociação e do Agency Effectiveness Working Group, da International Competition Network (ICN), rede que congrega inúmeras agências de defesa da concorrência estrangeiras. Durante o ano de 2011, teve a oportunidade de reativar o Escritório de Projetos do Cade, período de definição de metodologia e escolha de ferramenta de gerenciamento de projetos. Nesse ano foram iniciados importantes projetos, como o Cade 50 Anos, o lançamento da intranet e a organização da 11a Conferência Anual da ICN, sediada no Rio de Janeiro.
    Em 2012, assumiu a chefia de gabinete da presidência em um momento muito intenso – e também muito produtivo – de transição para o novo marco institucional estabelecido pela Lei 12.529/2011, que reestruturou a autarquia. De maio de 2012 a julho de 2015 atuou como Chefe da Assessoria de Planejamento e Projetos, vinculada à presidência, período em que contribuiu para a elaboração do Plano Estratégico 2013-2016 do Conselho e para a consecução de diversos projetos de natureza estratégica, dentre os quais se destaca o projeto Cade sem Papel. A partir de julho de 2015, assumiu novamente a chefia de gabinete, posição ocupada até maio de 2016, quando assumiu a Diretoria de Administração e Planejamento – responsável pelas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão Processual, Gestão de TI, Gestão de Logística, Orçamento e Finanças, bem como pelas agendas de governança estratégica do Conselho – Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos e Processos, Compliance e Gestão de Riscos.

Viviane da Mata

  • Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas & Desenvolvimento Organizacional.
  • Mestra e graduada em Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho pela UnB.
  • MBA em Administração de Recursos Humanos pela FGV.
  • Mais de 20 anos de atuação em empresas de grande porte, como Ambev e Diários Associados.
  • Atua com Desenvolvimento de Lideranças e equipes; pesquisa e soluções em Gestão da mudança e cultura organizacional; assessment e mentoria executiva.
  • Atualmente presta consultoria no grupo Sicoob; Hospital da Criança de Brasília, Wiz Soluções, dentre outras empresas.

Thiago Bergmann de Queiroz

  • Professor  do Global MBA do Ibmec Brasília
  • Mestre em Administração, área de concentração Finanças, pela Universidade de Brasília.
  • Bacharel em Ciências Contábeis e licenciado em Matemática também na Universidade de Brasília.
  • Analista Judiciário, especialidade Contabilidade, no Tribunal Superior Eleitoral.
  • Atualmente atua na Auditoria Externa.
  • Foi auditor-chefe do TSE, conselheiro deliberativo e fiscal da Funpresp-Jud e presidente do Comitê de Auditoria da Empresa de Planejamento e Logística. 
  • Professor do tema Governança Corporativa, Compliance e Riscos do IBMEC

Participem!

Evento gratuito e aberto ao público em geral.

INSCREVA-SE NO EVENTO