Semana de provas: como se preparar?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

.

É muito comum ver os alunos tensos durante o período de provas, afinal, são as provas que avaliam o nosso desempenho durante cada semestre e por isso a preocupação, mas tem um jeito de passar por esse momento de forma mais tranquila e eficiente. Sabendo disso, nós da Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA), separamos algumas dicas de como se preparar melhor para realizar as provas. Confira!

.

Organize o seu tempo

Antes de começar a estudar para as provas faça um planejamento, isso pode ser feito usando uma planilha do Excel, aplicativos, agenda do celular ou até anotando em um caderno. A organização é importante para que o aprendizado seja com qualidade e de forma eficaz, e não fazer tudo em um único dia.

Estabeleça metas e cuide delas

O ideal é que, antes de começar a revisar todos os conteúdos para as provas, pequenas metas sejam estabelecidas, assim você consegue manter a disciplina e comprometimento com os estudos.

Faça um mapa mental

Consiste em uma técnica de organização e memorização de pensamentos lógicos e ideias, e é ótimo para visualizar melhor os conteúdos das disciplinas.

Autossabotagem

Cuidado com a autossabotagem! Alguns alunos se consideram incapazes de realizar uma boa prova e a todo momento se comparam ao colega de sala. Pense menos no poderia fazer melhor, foque mais no quanto já aprendeu até esse momento e lembre-se que a faculdade é um local para se desenvolver e aprender diariamente.

Ansiedade

Devido a importância das provas podemos nos deparar com a ansiedade e o nervosismo, caso essa sensação venha em algum momento da prova, o que pode ser feito é usar algumas técnicas de relaxamento como controle da respiração ou até meditação.

Tenha uma boa noite de sono

Durante o sono, a pessoa associa tudo o que aprendeu durante o dia, levando-a a memorizar o que foi estudado, sabendo disso, não é uma boa vantajoso perder uma boa noite de sono para estudar até tarde. Tente dormir pelo menos 8 horas por dia.