Quando fazer pós-graduação: existe o momento certo?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Você tem dúvidas sobre quando fazer pós-graduação? Essa é uma das principais questões levantadas por qualquer estudante que termina seu primeiro curso superior. Embora não haja uma resposta absoluta, há alguns detalhes que merecem a atenção dos graduados na hora de decidir.

Neste artigo falaremos mais sobre isso. Confira!

Quando fazer pós-graduação? Dicas para avaliar o momento ideal

Fazer a gestão da carreira, nem de longe, é algo exato. Cada um tem suas prioridades e metas a cumprir, principalmente em termos profissionais.

Há quem queira emendar a primeira formação aos cursos de pós-graduação, mas também há aqueles estudantes que, seja por estarem exaustos após os últimos anos de estudo ou por dúvidas sobre a carreira que querem seguir, pensam em separar algum tempo sem estudar para refletir sobre os próximos passos.

Porém, os alunos que demoram demais para enriquecer o diploma podem ser vistos pelo mercado de trabalho como profissionais estagnados, com falta de interesse no próprio desenvolvimento.

Sendo assim, só quem pode decidir quando fazer pós-graduação é o estudante, mas existem algumas dicas que podem ajudar e dar uma luz para quem tem dúvidas. Confira abaixo:

Começo da carreira profissional

Se você está no início da sua carreira, apostar em uma pós-graduação é vantajoso porque pode ser um diferencial frente à concorrência. Ao término da graduação, o caminho natural é que os alunos busquem oportunidades no mercado de trabalho de acordo com sua área de atuação. 

Assim, quando você opta por uma pós-graduação já no início da sua carreira, você toma um caminho pouco explorado e com altos níveis de qualidade, com chances únicas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Outra vantagem em apostar na pós-graduação mais cedo é que o ingresso ao mercado é bem mais fácil e você já pode se candidatar a cargos mais altos logo de cara.

Para manter-se atualizado

O mercado está em constante mudança e exige cada vez mais habilidades dos candidatos. Para acompanhar esse dinamismo, a atualização profissional passa a ser mandatória.

Além disso, as empresas se interessam por profissionais que conhecem bem a sua área, sejam capazes de identificar tendências e proponham soluções – competências que são trabalhadas durante as especializações. 

Como os cursos também promovem a troca de experiências e favorecem o networking, ao fazer uma pós-graduação você terá ainda mais chances de propor ideias inovadoras e que façam sentido ao contexto do negócio em que estiver inserido. 

Upgrade no currículo

Se você já se questionou quando fazer pós-graduação e teve dúvidas se era o momento certo, vale a pena olhar com carinho para sua atual formação e analisar se o caminho que você está tomando está de acordo com o os seus objetivos de vida a longo prazo. 

Mesmo para profissionais que já ocupam cargos mais altos, o upgrade no currículo é sempre bem-vindo e pode abrir outras oportunidades ainda não exploradas. Ademais, empresas de todos os segmentos valorizam pessoas que reconhecem a importância da formação contínua e investem na própria qualificação. 

Recolocação no mercado de trabalho

Mas fazer uma especialização não é vantajoso só para quem deseja crescer na carreira. Se você busca a reinserção no mercado de trabalho e se questiona sobre quando fazer pós-graduação, este pode ser o momento certo, pois você poderá pautar seu curso de acordo com a necessidade do mercado, bem como terá mais tempo para se dedicar aos seus estudos, aproveitando ao máximo a especialização. 

Seja aprofundando seus conhecimentos dentro da sua área de atuação ou conhecendo um campo totalmente novo, uma especialização irá agregar muito ao seu desenvolvimento e trará um diferencial para o currículo.

Assim, você poderá tanto se candidatar para trabalhar em alguma empresa como também terá expertise para abrir seu próprio negócio. 

Se você procura posições mais estratégicas

Se você já se perguntou quando fazer pós-graduação e tem como meta alcançar cargos da alta liderança e estratégicos, esse pode ser o melhor momento para você começar a estudar.  

Além da grade curricular dos cursos de especialização serem voltadas para o mercado, os corpo docente também traz muita expertise e vivência profissional, o que agrega ainda mais para os estudantes do curso, já que as atividades são trabalhadas com situações reais das empresas. 

Se deseja mudar de carreira

Se quer trocar de área ou fez uma graduação e o curso não alcançou suas expectativas, essa pode ser sua resposta para a pergunta quando fazer pós-graduação. 

Uma especialização amplia os conhecimentos do aluno com maior profundidade e de forma bem mais direcionada. Assim, os participantes da pós-graduação alcançam uma formação mais completa e certamente estarão mais preparados para lidar com diferentes desafios.

Pontos importantes a se considerar antes de ingressar em uma pós-graduação

Agora que você já tem um norte de quando fazer pós-graduação e os principais momentos em que vale a pena investir na especialização, é hora de começar um curso, certo? Calma. 

Há ainda dois pontos importantes que você precisa considerar antes de começar o seu curso:

1. Entenda se um contato primário com o mercado é necessário

Não se sentir preparado para uma pós-graduação logo após a formação no primeiro curso superior é comum. Entretanto, um tempo trabalhando na área escolhida pode ajudar nesse ponto. Além disso, você também terá mais conexão com outras pessoas da sua área, o que pode ser muito benéfico para realizar networking.

2. Considere sua área de atuação 

Algumas áreas de atuação no mercado são muito amplas, o que significa também que têm muitas opções de especialização e outros cursos de pós. Por isso, é importante refletir sobre a área que irá escolher para aprofundar seus conhecimentos.

Isso porque uma enorme possibilidade de mercado pode se abrir, e então você terá mais certeza e afeição pela área que deseja seguir.

Ou seja, você pode  entender que uma pós ao finalizar os estudos pode ser a melhor opção, pois além de os conhecimentos estarem mais “frescos” na sua mente, você entrará para o mercado em melhores posições devido ao seu diploma e conhecimento.

Onde fazer pós-graduação?

A escolha da instituição de ensino que você irá fazer a sua especialização também é fundamental para o sucesso do seu desenvolvimento. Optar por locais que apostam no seu progresso e tem experiência na formação de profissionais completos pode ser o diferencial que a sua carreira precisa – como é o caso do Ibmec.

Com mais de 50 anos de experiência, o Ibmec tem em seu DNA o ensino 2.0, com uma metodologia que foca nas potencialidades do aluno. Unindo teorias às atividades práticas com situações reais do mercado, o aluno Ibmec se forma preparado para enfrentar os desafios do mundo atual. Acesse o nosso site e conheça os nossos cursos. 

Gostou das dicas sobre quando fazer pós-graduação? Aproveite para explorar o nosso site e conferir outros conteúdos. Caso tenha dúvidas e queira mais informações sobre os cursos de pós, acesse o site do Ibmec.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios