Profissão do passado, presente e futuro: as possibilidades de carreira da engenharia

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Ao longo da história das profissões, a carreira da engenharia sempre foi muito valorizada. Com variações entre as modalidades de engenharia conforme a época, o mercado costuma apresentar boas oportunidades. É comum as pessoas associarem a imagem do engenheiro ao do responsável por grandes obras e edificações. No entanto, a engenharia está disseminada em muitas áreas. Atualmente, uma pessoa pode cursar Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia de Dados, entre outras.

Este fato faz com que muitos estudantes em fase de escolha de curso fiquem um pouco perdidos. E fiquem também um tanto quanto curiosos sobre as perspectivas do mercado. É possível ao mercado absorver tantas variações de profissionais? E ao estudante, é possível diversificar suas formas de atuação ao longo da carreira?

A boa notícia é que sim, há resposta para essas duas perguntas. Uma parte do que você precisa saber você encontra aqui em nosso artigo. Siga esta leitura com a gente e descubra que a carreira da engenharia vai muito além de construir prédios e casas.

Afinal, carreiras em engenharia estão ou não estão em alta?

Inserida na carreira de Exatas, a formação de profissionais engenheiros sempre foi considerada de vanguarda. Neste momento de profundas mudanças e evolução tecnológica, a engenharia tem sido uma das áreas mais promissoras no mercado. Afinal, a todo e qualquer lugar que olhamos, lá está a tecnologia e sua impressionante capacidade de resolver problemas e influenciar nosso cotidiano. E quem desenvolve toda estrutura e aplicabilidade? Em boa parte, engenheiros e engenheiras formados nas mais diversas ramificações desta área profissional. 

De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) o cenário em 2022/2023 está aquecido. A procura por profissionais de tecnologia no Brasil será de 420 mil pessoas até 2024. Isso significa dizer que há uma grande chance de déficit de mão de obra no setor. A carência de especialistas na área de TI tornou-se um desafio a ser encarado com seriedade. Trata-se de um quadro cuja necessidade vai além das habilidades técnicas específicas da engenharia, incorpora também uma expertise para a área de negócios. É neste contexto que engenharias como a de Produção e Computação se enquadram tão bem, pois unem saberes próprios do nosso tempo. No atual cenário globalizado e digital, o campo que traz soluções ágeis e tecnológicas ganha prioridade e, consequentemente, reconhecimento.

Engenharia da Computação: quais as principais aplicabilidades deste curso?

O termo Computação parece um tanto banalizado, não é mesmo? Mas não é bem assim! O termo Computação abriga diferentes tipos de desenvolvimento tecnológico. Seja para desenvolver um computador ou celular a até dispositivos para controlar máquinas ou desenvolver aplicativos junto aos mais variados interesses.

A formação em Computação dá ao profissional habilidades versáteis no que diz respeito tanto ao hardware (equipamentos) quanto a software (códigos que controlam as máquinas e equipamentos).

Logo, o Engenheiro de Computação ajuda a transformar o mundo. E o que temos hoje cada vez mais presente na sociedade? A Inteligência Artificial. Quem nunca se divertiu fazendo a Alexa acender a luz, responder sobre clima, escolher música… e tantas coisas mais? É sobre o mundo da chamada Internet das Coisas (IoT) que o profissional de Engenharia de Computação poderá construir sua carreira.

Engenharia de Produção: construir ou gerir projetos?

Talvez esta seja esta uma das principais dúvidas que pairam sobre a atuação desses profissionais: afinal de contas, Engenharia de Produção e Administração são a mesma coisa? A resposta é não! Este é um grande equívoco que muitas pessoas cometem ao tratar sobre a profissão. No entanto, é válido afirmar que muitas atividades deste profissional dialogam bastante com a administração empresarial ou com os produtos de uma empresa.

Um Engenheiro de Produção irá se debruçar sobre todos os processos que envolvem a elaboração de um produto do início até o momento final, ou seja, logística e distribuição do produto. Por isso, as qualificações para esta carreira são múltiplas, e é preciso compreender sobre tendências, negócios, processos e custos do produto.  

Os diferenciais que fazem a diferença na carreira da engenharia

É devido à complexidade e amplitude das possibilidades de atuação dos vários ramos da engenharia que a formação se torna chave fundamental para se destacar no mercado. Um olhar atento sobre as necessidades e direcionamentos do mercado tende a favorecer uma trajetória de qualificação de sucesso Para além dos conceitos basilares da engenharia, seja a matemática, a física e até mesmo a química, o futuro – que já é o presente – exige um compromisso, sobretudo, com a inovação.

            Neste sentido, o Ibmec está investindo em grades curriculares multidisciplinares e em infraestrutura, tanto nos cursos de Engenharia da Computação quanto de Engenharia de Produção na unidade de São Paulo. Bem como, no curso de Engenharia de Produção com linha em finanças no Rio de Janeiro. Para tanto, a faculdade aplica uma metodologia muito voltada à prática, que conta com uma

infraestrutura de excelência, a partir de laboratórios equipados com tecnologia de ponta.

            Para o Ibmec, esta é uma porta e uma janela que se abre para aqueles que buscam alçar lugares de destaque em um mercado em franca expansão. De acordo com o relatório “O futuro do trabalho pós-covid”, produzido pela McKinsey Global Institute, as ocupações STEM – sigla em inglês para ações em ciência, tecnologia, engenharia e matemática – tais áreas serão mais demandadas agora do que antes da pandemia.

            “Os futuros profissionais, que aprenderão muito sobre linguagem de programação, irão desenvolver competências voltadas às suas áreas de interesse, mas serão, sem dúvida, constantemente estimulados a ter um olhar empreendedor e de negócios ao longo de todo o curso”. Pontua Reginaldo Nogueira, diretor-geral do Ibmec São Paulo. Ele se refere tanto ao curso de Engenharia de Produção quanto de Computação.

            Ficou animado? Então venha conhecer os cursos, a infraestrutura e o corpo docente que irá transformar seu presente em futuro de sucesso. Venha saber mais sobre a carreira da engenharia no Ibmec!

CADASTRE-SE PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO

Informe o seu nome completo
Informe um CPF válido.
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios