O que é dupla titulação e porque isto pode turbinar seu currículo?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Só quem já fez uma faculdade sabe o quão duro é chegar até a formatura. Imagine só passar por todo esse processo, mas no final somar dois diplomas ao currículo? Acredite, isso já é uma realidade aqui no Brasil. Você sabe o que é dupla titulação? Se não, venha com o Ibmec que vamos te apresentar. Não só o que é esta modalidade como também onde você pode adquirir este bônus turbo para o seu sucesso.

Tintim por tintim: o que é dupla titulação?

Provavelmente, enquanto você escolhia a área pela qual gostaria de seguir na sua vida profissional, muitos cursos passaram pela sua cabeça. Naturalmente, você afunilou de uma grande esfera do conhecimento, como, por exemplo, o campo das humanas ou exatas, e foi chegando a lugares mais definidos. Quer dizer, você foi de uma área do saber para um curso exato. No entanto, neste percurso, deve ter deixado para trás muitos caminhos possíveis. Tudo bem se a maioria eram carreiras completamente díspares. Mas você com certeza também passou por algumas que eram totalmente pares, e que fica até difícil entender onde elas se diferenciam. Alguns bons exemplos disso são: medicina veterinária ou zootecnia; engenharia de produção e administração; ciências contábeis e economia.

Isso acontece porque muitos cursos de fato dialogam. São fundamentações teóricas semelhantes, habilidades necessárias semelhantes e até mesmo aplicabilidade semelhantes. Entretanto, possuem algumas diferenças determinantes que podem mudar tudo e abrir um leque muito maior de opções práticas de carreira.

Por conta disso, muitas pessoas até acabam fazendo este trajeto, digamos, de maneira manual. Você com certeza já ouviu falar de alguém que fez biomedicina e depois entrou em medicina, e pode cortar matérias. Ou então, alguém que fez enfermagem e depois fez fisioterapia. Tal raciocínio faz muito sentido, pois são cursos cujas bases conversam muito, mas já no mercado a atuação se diferencia. E claro, a remuneração também.

A grande novidade é que agora você não precisa esperar o fim de uma graduação para começar outra. Nem mesmo pagar o dobro por uma nova faculdade. Já é possível fazer isto de forma totalmente integrada. Quando chegar ao final, com o canudo em mãos, o estudante já terá passado pelas matérias de formação dos dois cursos. Tanto as basilares, quanto as específicas. E garantimos, como tudo acontece paralelamente, o sofrimento pelo desafio da formação é praticamente o mesmo.

Como funciona a dupla titulação?

A maior parte das dúvidas que permeiam esta possibilidade é se o aluno terá que cumprir todas as matérias de ambos os cursos. Ou então se haverá o dobro do custo. Ou ainda, o dobro do tempo para a formação.

É com muito compromisso que garantimos “não” para todas as perguntas.  No Ibmec de São Paulo e de Belo Horizonte, isto já é uma realidade para os cursos de Administração ou de Ciências Contábeis, e também Economia.

“Terei matérias dobradas?” Não!

Não é por que você vai entrar em uma nova graduação que terá que cumprir o dobro de matérias. Como já falamos aqui, a lógica deste acúmulo é justamente pelo fato destas áreas conversarem muito. Ou seja, tendo como exemplo a própria administração e ciências contábeis, há muitas matérias em comum. O que chamamos de currículo base ou ciclo básico. Afinal, você dificilmente vai passar por ambas as graduações sem aprender cálculo matemático. Ambas carreiras trabalham intensamente com números. Da mesma forma, não passarão sem compreender conceitos econômicos. Logo, ao cursar tais matérias, o estudante estará buscando conhecimento e formação sobre os mesmo campos do saber. O que facilita o intercâmbio das profissões.

Ainda assim, aumenta o período da faculdade? Pode ser que sim. É inevitável que você precise passar por outras matérias que serão extras ao seu primeiro projeto. No entanto, você poderá cursa-las paralelamente, o que poderia lhe render o mesmo tempo de formação. Como também é possível diluir isso dentro das suas expectativas.

“É preciso dois vestibulares?” Não!

Aqui é mais uma vantagem dois em um. Você não vai precisar fazer um novo vestibular para entrar nesta modalidade. A forma de entrada no curso superior é a mesma. Você escolhe uma delas e ingressa. Ao longo do percurso você vai somando as matérias específicas de cada formação à sua grade. A vantagem plus, você também não precisa decidir por isso assim que entra na faculdade.

A gente sabe que o momento da escolha de um curso é um tanto quanto confusa, tumultuada. Nem sempre chegamos ao ensino superior 100% certos da nossas escolhas. Os primeiros períodos são momento decisivos para a consolidação deste futuro. Justamente, você não precisa somar ainda mais uma carga a esse momento. Você pode optar pela segunda titulação no decorrer da sua trajetória na graduação. Ao chegar ao 6º período da faculdade, você só precisa conversar com o seu orientador para viabilizar o segundo título.

Quais serão meus custos extras?

É previsível que para cumprir uma grade complementar de matérias será necessário um reajuste de investimento.  Isso acontece porque trata-se da abertura de novas vagas, horários extras para a oferta de matérias. O que exige também uma complementação de professores e estrutura. Neste sentido, para saber mais informações, procure pelo coordenador do seu curso. Todavia, vale destacar: está longe de ser equivalente a pagar uma nova graduação integral e no formato tradicional.

Um novo mundo de portas abertas: as principais vantagens de um segundo título

Certamente você deve estar se perguntando o porquê você faria isso. A resposta é muito simples: você teria o dobro de chances de se inserir no mercado. Além de um valor especial para seu currículo, aumentando ainda mais a competitividade dele. Afinal, é um tanto quanto destacável a dedicação do estudante em cursar duas formações, e ademais, há também o acúmulo do saber sobre ambas as profissões. Ou seja, você abre muitas portas e a chances de atuação. São todas as possíveis práticas de uma graduação, somada à segunda formação.

Por que ter uma segunda graduação no Ibmec?

É importante para você complementar o seu conhecimento e adquirir outras experiências. É também uma forma bem estratégica de encarar o mercado de trabalho ou, caso queira, de empreender em um negócio. Como você irá obter um segundo diploma em menos tempo, você irá ampliar competências profissionais em diferentes áreas. Neste sentido, o Ibmec é uma vantagem já que traz anos de solidez em todos estes cursos que estão disponíveis para adquirir uma segunda titulação. É o caso tanto do Ibmec São Paulo, onde você pode fazer Administração ou Ciências Econômicas, como do Ibmec Belo Horizonte, onde você pode apostar em Economia e Ciências Contábeis. 

Ficou curioso? Quer saber mais sobre o que é a dupla titulação? Entre em contato conosco ou com o seu coordenador. O sucesso do seu futuro está bem aqui!  

CADASTRE-SE PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO

Informe o seu nome completo
Informe um CPF válido.
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios