Já passou da hora de falar sobre inclusão e diversidade na educação

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Muito além das frases de efeito sobre inclusão, falar sobre diversidade na educação é uma nova ordem. A larga expansão da comunicação via tecnologias da informação transformou o mundo. Fez milhares de vidas e histórias saírem das marginalidades e se tornarem o centro das questões.

Negros expondo o racismo estrutural, as mulheres demonstrando as desigualdades de gêneros, a comunidade LGBTQI+ evidenciando sua existência. Uma série de políticas foram criadas para promover mudanças reais. Vamos apresentar um pouco destes projetos e mostrar como isso já está sendo aplicado na nossa educação.

Reconhecendo os problemas

O que antes era uma árdua luta de comunidades, passou a ser uma empreitada coletiva por uma sociedade mais diversa e inclusiva. É assim que o debate passou a ser mais do que uma ação pontual. Mas uma verdadeira mudança estrutural na forma de ser, agir e produzir. Seja para as pessoas na vida cotidiana, ou para as empresas seguindo as diretrizes da ESG.

A sigla em inglês significa Environmental, Social and Governance. Ela trata uma série de pautas emergenciais que tange a sociedade, o meio ambiente e formas de governar. Com esse objetivo, os cursos de MBA buscam acompanhar este fluxo de transformações. A boa notícia é que estão conseguindo.

Não que seja uma tarefa fácil promover a conscientização de executivos e empresários. Entretanto, o movimento vem ganhando força.

Em seu novo campus em São Paulo, na região de Pinheiros na Faria Lima, o Ibmec irá oferecer o MBA em ESG. O curso também estará disponível na unidade de Brasília e na modalidade em live: que são aulas síncronas com interação 100% em tempo real com o professor e outros alunos, mas em ambiente virtual (on-line).

Para ampliar ainda mais a discussão na área, o Ibmec fez parceria com a Exame Academy para lançar, no ano passado, o MBA em ESG – Environmental, Social & Governance.No curso, os alunos têm acesso a 360 horas de aulas teóricas e práticas, além de 60 horas de atividades complementares com profissionais do mercado e 30 horas para eles desenvolverem análises de projetos de impacto.

Profissionais preparados para entender o passado, mudar o presente, e revolucionar o amanhã

No MBA em ESG do campus Faria Lima, os alunos terão momentos de aporte de conhecimento teórico intercalados por atividades práticas, que farão eles vivenciarem situações reais do mundo corporativo.

          O profissional terá acesso à networking de alto nível, a área do Ibmec Carreiras para assessorá-lo em suas decisões, jornadas internacionais, Hub de Empreendedorismo e Inovação. Esse suporte dará ao aluno toda a segurança para atuar como gestor de sustentabilidade, gestor ambiental, membro de comitê de ESG ou ser gestor de diversidade.

          Para atuar na área de ESG os profissionais precisam ter atributos inovadores com visão de tendências sociais, estar preparado para lidar com as mudanças do mercado propiciadas pela própria natureza e a sociedade, estando consciente de seus deveres e direitos. Além de sensibilidade para analisar a viabilidade dos negócios.

Reação em cadeia

Tal evolução é um caminho de longos anos, no qual, passo a passo, as mudanças vão acontecendo. O que se aprende hoje em sala de aula, é repassado posteriormente ao trabalho corporativo e aos clientes. A diversidade na educação começa no aprendizado e vai se ramificando pela sociedade.

O que os alunos reportam é que o conhecimento muda as pequenas e as grandes atitudes. Há relatos de alunos que mudaram até relações familiares a partir da compreensão sobre inclusão. É como uma abertura dos olhos para um problema que sempre existiu, mas sob a penumbra da desigualdade.

Para os reacionários, resistência

Nem tudo são rosas, é claro. Há ainda quem não compreenda a importância do assunto. Da urgente necessidade em trilhar este percurso. Muitos alunos ainda questionam o porquê de incorporar este assunto ao dia a dia de formação. Porém, a compreensão dos gestores e professores é de que este também é um processo.

Cabe a esses espaços educacionais mostrar essa importância. Demonstrar a potência de se valorizar o nosso capital humano e as vantagens de se promover políticas de inclusão.

Abrindo as portas

Um outro ponto de ruptura com a desigualdade, fator que alimenta o quadro de falta de diversidade, também está sendo incorporado. Trata-se da abertura de portas, é preciso oportunizar que essas pessoas também acessem os espaços de formação. Principalmente esses como MBA executivo, que alavancam carreiras.

No Ibmec, a diversidade estava incluída de forma transversal no currículo do MBA em Gestão de Pessoas desde a sua concepção.  A partir de 2022, a carga horária passou a constar em todos os programas da instituição, em um módulo chamado Gestão da Disrupção.

“São quatro disciplinas diferentes que olham para o futuro. A gente quer preparar o executivo para o mercado daqui a 10, 15 anos. Diversidade não é um tema passageiro, é uma mudança do ponto de vista da sociedade”, explica o coordenador Cristiano Corrêa.

Vale ressaltar, esta mudança de paradigma também tende a beneficiar as empresas. Segundo Corrêa, elas todas vão precisar se adaptar, até para conseguir reter seus talentos.

Enfim, se você ainda não repensou o seu lugar neste movimento, esta é a hora! Escrevemos um novo capítulo na história da sociedade com muitas cores e infinitas possibilidades para ser quem se é.

Blog post baseado na reportagem “Curso querem ensinar inclusão e também ser mais diversos”, publicada no Jornal Folha de S.Paulo.

CADASTRE-SE PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO

Informe o seu nome completo
Informe um CPF válido.
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios