Graduação Ibmec: um jeito novo de prestar vestibular e desenvolver o seu conhecimento

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Quais seus planos para 2023? Encontrar um bom emprego? Prestar vestibular e entrar em uma faculdade renomada? O ano está só começando, mas já chega com altas expectativas. Fazia um tempo que as pessoas não experimentavam uma sensação de recomeço como este que vivemos. Depois de longos dois anos de pandemia, a virada para 2023 fez muitas pessoas se encherem de esperança. Finalmente parece que a vida volta  ao normal e podemos fazer planos concretos. Por isso a hora é agora! O vestibular do Ibmec está chegando, e aqui você fica sabendo tudo sobre o processo e as inscrições. 

Vestibular 2023: o que você precisa saber

No Ibmec, o vestibular, mais do que um processo seletivo para o acesso à universidade, é uma demonstração do método Ibmec. Até mesmo a prova para ingresso não segue o padrão clássico de avaliação com múltiplas escolhas ou escrita. Visando fortalecer a integração entre as necessidades do mercado e as trilhas de aprendizagem, o vestibular tem cara nova. De forma complementar à prova tradicional, os aspirantes a qualquer um dos cursos Ibmec também passarão por uma avaliação dinâmica e interativa. Esse novo processo busca estimular a criatividade e dar um gostinho de como é estudar no Ibmec. Você vai perceber que mais do que uma formação, trata-se de uma vivência conectada ao cenário mercadológico contemporâneo  . 

Tudo é bem diferente, a começar pela autonomia no agendamento da prova. Sim, isso mesmo, você não precisa se preocupar com a data e horário do teste. Sabe por quê? Porque é você quem escolhe o melhor momento para realizar este grande passo. A prova objetiva e de redação continua sendo uma das etapas e acontecerá dia 03 de fevereiro, já as outras atividades vocẽ pode escolher.  

Por meio do nosso aplicativo, você seleciona a data para realizar sua dinâmica que será realizada em grupo. O primeiro passo está no período de inscrição e, para este ano, ele já está acontecendo. Você já pode fazer sua inscrição desde o dia 05 de dezembro de 2022, e tem até primeiro de fevereiro para cumprir esta etapa.  

Depois de confirmada sua inscrição, é preciso escolher o dia para realizar a dinâmica. O calendário deste ano prevê 15 dias no mês de janeiro para isto. Todas essas informações você encontra no cronograma do vestibular no final deste texto.  

Por fim, do dia 16/01 a 01/02 serão realizados os encontros para as atividades. A metodologia aplicada segue a lógica Lego Serious Play. Se você não sabe o que é, vamos explicar!  

LEGO® SERIOUS PLAY®: um novo olhar de sobre educação 

O Lego Serious Play é uma técnica aplicada pelo Ibmec em seu processo seletivo para os cursos oferecidos. A metodologia já vem sendo explorada 

no setor de negócios e tem o objetivo de aplicar conhecimento e ferramentas para resolver um problema. É um recurso que vem ganhando muita visibilidade porque é uma forma comprovada de comunicação resolutiva.  Sua aplicação desperta um maior engajamento dos participantes, o que conduz de forma eficaz a resolução de uma questão posta.  

Os protocolos utilizados levam os participantes a desbloquear seu potencial criativo. Tudo de um jeito colaborativo e inclusivo, assim, todas as skills são aproveitadas para um objetivo em comum.  

Essa lógica segue bastante a forma como o Ibmec entende o processo educacional. Ou seja, um caminho evolutivo onde tudo tem potencial produtivo e é utilizado para solucionar. Dessa forma, é possível tomar decisões mais rápidas e melhores para os desafios dispostos.  

Lego: brincando com a educação? 

Você deve estar se perguntando o que o Lego desta avaliação tem a ver com a brincadeira de montar coisas.  

O método de montar estruturas por pedaços é um conhecimento muito antigo. Ele se baseia na prática de conectar raciocínio e as mãos. A linguagem aplicada busca estimular que todos se envolvam no processo a fim de criar uma linguagem própria e ativa.  

O propósito do LEGO® SERIOUS PLAY® tem sido mudar o formato de encontros tradicionais. Transformando determinadas situações comumente vistas como maçantes em situações estimulantes e inspiradoras. Trabalhando juntos, é possível criar e instigar ideias conjuntas. Mais participação gera mais engajamento e consequentemente resulta em boas ideias aplicáveis a diferentes cenários.  

Fundamentos basilares sobre a metodologia 

A aplicabilidade deste método é funcional, pois reúne uma série de pensamentos que norteiam a dinâmica. Alguns deles são: 

  • Nenhum líder terá resposta para todas as perguntas. A resposta vem justamente da união de vários olhares sobre algo; 
  • Logo, o seu sucesso depende de ouvir todas as vozes participantes. Tudo é aproveitável; 
  • As pessoas, normalmente, querem contribuir, ser parte de algo maior e assumir responsabilidades, é fundamental canalizar isso efetivamente; 

Com isso, é um método para facilitar a comunicação nas reuniões, o pensamento e a construção de ideias para resolução de problemas de indivíduos, equipes e organizações. Fundamentado em extensas  pesquisas nas áreas de negócios e estratégia, desenvolvimento organizacional, psicologia e aprendizagem, sintetiza o conceito de “conhecimento das mãos”. Isto é, conecta o raciocínio lógico com a habilidade de executar planos, projetos e ações. 

No Ibmec, é aplicado no vestibular e torna o ingresso na graduação não somente um protocolo, mas uma experiência. Realizada em grupos de até 12 pessoas, o método proporciona uma dinâmica interativa e estimula atitudes proativas entre futuros colegas de sala. De tal forma que materializa um dos aspectos de maior valor dentro do Ibmec: a inovação.  

Para não esquecer! 

Se você já está com um pezinho no futuro e sonha com uma carreira estimulante de sucesso, seu lugar é no Ibmec. Venha conhecer nosso jeito de educar e inove do início ao fim. 

Entre em contato com nossa equipe, tire suas dúvidas. No nosso site acesse você vai encontrar todas as informações sobre como prestar vestibular e dar o pontapé do seu sonhos. 

Por enquanto, anote aí todas as informações a seguir e não perca esta grande oportunidade. 

Cronograma Vestibular 

Período de inscrição: 05/12/2022 a 01/02/2023 

Pagamento taxa de inscrição: 05/12/2022 a 01/02/2023 

Agendamento de dinâmicas: 09/01/2023 a 23/01/2023 

Etapa de dinâmicas: 16/01/2023 a 01/02/2023 

Prova objetiva e redação: 03/02/2023 

Resultado de aprovados no processo: 14/02/2023 

Período de matrícula: 14/02/2023 a 03/03/2023 

O edital completo você encontra aqui.

CADASTRE-SE PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO

Informe o seu nome completo
Informe um CPF válido.
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios