ESG na prática: descomplicando o mercado de trabalho

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Se você não ouviu falar sobre ESG ainda, este texto é para você!  O mercado de trabalho ESG está em alta e direcionando muitas das atividades profissionais. É uma nova concepção de mundo e sociedade que tem mudado toda forma de encarar as atividades laborais. Vamos entender o que é, de fato, é a sigla para Environmental, Social e Governance. Para isso, contamos com Nauê Bernardo que é advogado, consultor jurídico, cientista político e uma referência Ibmec no assunto.

Ambiental, Social e Governança para começar

ESG é uma sigla que orienta diferentes práticas para três pilares fundamentais que têm como centro a sustentabilidade. Em inglês ela significa Environmental, Social e Governance. Environmental trata-se da questão ambiental, e traz ações voltadas à preservação ambiental como gestão dos recursos naturais, uso de energia renovável, entre outros. Já o Social está diretamente ligado às pessoas e às comunidades, e aqui entra diversidade, acessibilidade, direitos humanos. Ou seja, sociedade e questões emergenciais da humanidade. Por fim, Governança que se refere às práticas relacionadas à gestão das empresas e estados, como a transparência, ética, responsabilidade corporativa.

Em geral, é a adoção de mentalidade e práticas que mudam por completo a forma como as estratégias são pensadas. Sobretudo as empresariais. Tem como objetivo assumir posturas mais sustentáveis e responsáveis em suas atividades. Essa nova forma de raciocinar o fazer empresarial tem impacto direto no bem-estar social e nas atividades econômicas. Por isso, tem sido uma balança bem observada por investidores que vêm orientando planos a longo prazo dos negócios.

ESG não é uma profissão, mas poderia ser…

Muitas pessoas, em especial quem está ingressando no mercado de trabalho, vem se perguntando. Afinal, ESG é uma profissão? Existe uma faculdade própria? Nauê Bernardo responde que não, mas há formas de você direcionar sua carreira para tal.

            “ESG não é bem uma carreira, mas uma forma de implementar práticas para saúde da sua própria empresa. Um olhar sobre responsabilidade social que toda empresa precisa ter, principalmente hoje em dia diante dos desafios que a sociedade enfrenta. Não existe uma profissão certa ou errada, o que existe é uma confluência de fatores que cada visão profissional pode contribuir para que o ESG seja implantado.”

            Portanto, o mercado que considera questões ambientais, sociais e de governança em suas práticas está em expansão. O que faz com que formações voltadas para isso sejam cada vez mais relevantes para empresas. Isto é, profissionais atentos a este movimento, ligados em ferramentas e discussões são verdadeiros diferenciais. Profissionais que buscam trabalhar em lugares que adotam práticas ESG precisam estar alinhados com os valores e missão da organização. É necessário alinhar habilidades específicas relacionadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável no currículo. 

Tudo muda com a chegada da ESG

A adoção de práticas ESG pode gerar benefícios tanto para as empresas quanto para os profissionais. Por exemplo, melhoria da reputação, atração de investimentos, aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores. Sendo assim, diversos profissionais e atividades podem atuar na execução do plano ESG. Pois é preciso mudar toda a estrutura comportamental da empresa, da visão de negócios ao cotidiano interno organizacional.

            “É claro que ter um conhecimento de humanidades, ciências sociais aplicadas ou ferramentas de gestão, por exemplo, ajuda bastante e acaba dando mais oportunidade para as pessoas se inserirem neste mercado, mas não é nada que exija algum tipo de carreira fechada anteriormente.” Complementa Nauê.

            Logo, alguns cargos podem estar estrategicamente mais direcionados à implantar o ESG. No entanto, mais do que o cargo ou a carreira em si, o diferencial está na formação e também em algumas condutas. Tal perspectiva, inclusive, faz uma aliança potente entre o currículo e a identidade pessoal de cada profissional. Afinal, é totalmente bem visado aquele que não só sabe sobre o assunto, mas acredita verdadeiramente na força de transformação dessa visão.

O que o mercado ESG espera de você

Com isso, já se percebeu que diversas profissões podem encarar este desafio: advogados, contadores, administradores, engenheiros… O cerne de todo e debate está na abordagem e percepção sobre o que, verdadeira, ESG representa. É fundamental para quem está entrando no mercado de trabalho que as melhores oportunidades exigem este alinhamento. As chances mais disputadas de bons empregos, se já não levam, irão levar em consideração os fatores ESG. Portanto, você, estudante e profissional, também deve acreditar e entender este cenário.

            Busque especializações e orientações que visem equilibrar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade social e ambiental. Que se preocupe na longevidade das organizações em concordância com a sustentabilidade da sociedade como um todo.

            Busque desenvolver habilidades como empatia, colaboração, ética, responsabilidade e respeito pelas diferenças. Porque vários cargos podem trabalhar com ESG, pois cada uma dessas três letras representa o mundo por si só. Então a gama de habilidades necessárias para que exerça um trabalho no ESG é muito variado. E também exige um trabalho multifocal conduzido, até mesmo, por várias pessoas diferentes, como explica Nauê Bernardes.

            “As habilidades necessárias passam por empatia, conhecimento de gestão, conhecimento de como funciona uma estrutura empresarial, uma estrutura social, mas principalmente vontade de aprender diversos temas que esse mundo oferece. Bem como capacidade de compreensão sobre esses temas, para que a pessoa possa entender em qual dessas letrinhas ela vai conseguir aplicar suas habilidades e contribuir com a empresa e a sociedade como um todo.”

Fique atento!

Com isso, se você está de olho no futuro, invista e esteja preparado para este mercado. O mundo corporativo está cada vez mais preocupado com as práticas sustentáveis e responsáveis. A adoção de práticas ESG é fundamental para o sucesso da empresa, logo, o seu sucesso também. Seja como analista de sustentabilidade, especialista em recursos humanos ou comunicação corporativa, os profissionais que dominam as questões relacionadas a ESG estarão na vanguarda.  Invista em sua carreira, e seja um especialista em ESG! O Ibmec pode te ajudar.

CADASTRE-SE PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO

Informe o seu nome completo
Informe um CPF válido.
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios