Desvende o que é UX e como esta profissão tem sido um verdadeiro diferencial no mercado

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Uma das palavras mais presentes no cotidiano atual, o termo usuário tornou-se o centro das atenções. E você sabe dizer o que é UX? Do inglês user experience e do português experiência do usuário?  A compreensão das necessidades de UX nunca foi tão crucial como é hoje. Afinal, atualmente tudo gira em torno dos interesses e preferências dos clientes e usuários. Logo, empresas passaram a reconhecer a importância de priorizar a melhor interação possível entre o público-alvo e os serviços ou produtos oferecidos. Vamos entender um pouco mais deste mercado? Sobre quem estamos falando? Até onde é possível se ter recursos que realmente transformem essa relação? Quando somos usuários e quando somos provedores de experiência? Segue aqui para entender!  

Tudo é experiência!  

Muitas pessoas acabaram por limitar o conceito de UX ao caráter estético de como a informação é apresentada. No entanto, o termo UX (User Experience), que significa Experiência do Usuário em inglês, até refere-se a uma área do Design, mas ela vai além. Não se trata dos aspectos puramente visuais de uma plataforma digital, mas de um conjunto de aspectos que atuam de forma distintas. Seu objetivo é proporcionar maior intuitividade, simplicidade e usabilidade nas interfaces, tornando a tecnologia interessante e fácil de usar. 

Dessa forma, pode-se considerar o UX como a dimensão emocional do design. É a área que busca criar uma interação mais amigável entre o consumidor e as plataformas e aplicativos. O objetivo é sempre despertar sentimentos e emoções positivas que se associem àquela relação entre marca e consumidor. Para tal, são aplicadas as melhores estratégias de desenvolvimento em sites, redes sociais, softwares e outras aplicações similares. Elas englobam conhecimentos como arquitetura da informação, layout, usabilidade, pesquisa e outras áreas de forma a aprimorar cada vez mais a interação essa interação. 

Multidisciplinaridade para atender e ofertar  

Muitos fatores são considerados quando falamos de Experiência do Usuário. Em um primeiro momento, é preciso compreender as necessidades, desejos e comportamentos do público-alvo. Por meio de pesquisas, entrevistas e análise de dados são construídos conhecimentos para que, então, seja possível embasar as decisões de design e outras funcionalidades. Nesse sentido, os elementos a serem avaliados e incorporados estrategicamente são: 

  • Arquitetura da informação: Organizar e estruturar a informação de forma lógica e intuitiva, facilitando a navegação e o acesso às informações desejadas. O que leva em consideração a hierarquia das informações, navegação eficiente, descrições e buscas precisas e por aí vai.  
  • Design de interface: Desenvolver uma interface visual atrativa e intuitiva. Elaborar layouts, tipografia, cores e elementos gráficos que promovam uma experiência agradável e coerente com a identidade da marca. 
  • Usabilidade: Garantir que o sistema ou aplicação seja fácil de usar, com controles e interações intuitivas. De tal forma que minimize a curva de aprendizado e evite erros do usuário. 
  • Acessibilidade: Projetar tudo isso sempre considerando a inclusão de pessoas com deficiências. Elaborar um projeto que considere o acesso para pessoas com baixa visão, audição ou mobilidade reduzida. 
  • Personalização e contexto: Adaptar a experiência do usuário com base em informações individuais. Considerar as preferências e histórico de interações de forma a oferecer uma experiência mais relevante e personalizada. 
  • Performance e velocidade: Garantir que o sistema ou aplicação seja rápido e responsivo. Afinal, vivemos em uma sociedade de ultra velocidade, por isso é fundamental minimizar o tempo de carregamento e maximizar a eficiência das interações. 

Quem atua na área e quais atividades desempenha? 

O UX Designer é o profissional encarregado da experiência do usuário. Ele exerce um papel abrangente que vai além da estética dos projetos. Cabe a ele participar de várias etapas, desde a definição da estratégia até a execução. Esse processo envolve a realização de encontros com usuários para entender suas necessidades. Ele estuda, analisa e desenha comportamentos para que, posteriormente, consiga construir as respostas. Com base nessas informações, são definidos objetivos que visam atender a essas necessidades e criar protótipos do projeto. Os resultados bem-sucedidos, após testes, são então apresentados aos usuários. 

O trabalho do UX Designer é contínuo e requer uma análise constante da experiência dos clientes para garantir melhorias. Além disso, eles podem ajudar diretamente na otimização para mecanismos de busca (SEO) de plataformas, incrementar os índices-chave de desempenho (KPIs) e colaborar para o aumento das vendas em e-commerces. 

Para se tornar um profissional capacitado e especializado na área de UX, é essencial obter uma formação adequada, como uma graduação em Design. Essa educação oferece uma base sólida e abrangente, permitindo trabalhar em diversos setores do mercado. Durante a graduação em UX, os estudantes têm acesso a disciplinas como Pesquisa de Usuários, Design de Interação, Arquitetura de Informação, Psicologia Cognitiva, Testes e Avaliação de Usabilidade, entre outras. Essas matérias fornecem a base teórica e prática necessária para atuar como UX Designer. Além disso, eles desenvolvem habilidades para criar projetos centrados no usuário, realizar testes de usabilidade e otimizar a experiência do usuário em diferentes plataformas digitais. 

A grade curricular abrange conhecimentos tanto na área gráfica quanto no design de produtos, com infraestrutura de qualidade e laboratórios equipados para aplicar todo o conhecimento adquirido na prática. 

Mais do que uma tendência!  

A profissão de UX (User Experience) está profundamente conectada com as tendências atuais e do futuro. É uma área em franca expansão. Atualmente, vemos uma série de inovações que impactam diretamente o campo de UX. Uma delas é a adoção cada vez maior de dispositivos móveis, o que exige que os designers de UX desenvolvam interfaces responsivas e otimizadas para diferentes telas e contextos de uso. 

Se você é apaixonado por design, tecnologia e busca uma carreira promissora, a formação em UX é perfeita para você. Um curso com professores renomados e uma infraestrutura de ponta, trará a oportunidade de mergulhar de cabeça nessa área em crescimento. Prepare-se para explorar o que é UX e suas tantas possibilidades.

Junte-se à educação Ibmec e dê um salto em sua carreira.  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios