Há diversos materiais na internet que explicam ou até oferecem modelos que auxiliam as pessoas a produzirem currículos. Isso tudo é muito bom e facilita nossa vida, mas com a evolução do processo seletivo a maneira de criar um currículo também mudou!
É importante você saber o que não precisa conter no seu. A Eline Ottani, supervisora do Ibmec SP, te dá algumas dicas:
“Curriculum Vitae”
Muitas pessoas ainda usam o termo ultrapassado no início do currículo. Não precisa colocar nenhum título no documento, afinal, a primeira coisa que deve ser vista é o seu nome completo, sem abreviar.
Número de Documentos
Não é necessário. Hoje, a maioria das empresas só precisam destes dados no momento da contratação. Além disso, é importante tomar cuidado com essas informações. Lembre-se que o currículo é um documento que qualquer pessoa pode ter acesso.
Foto, pretensão salarial no currículo
Somente inclua se no anúncio a empresa solicitar. Para isso, leia atentamente toda a descrição da vaga. O mesmo com as referências profissionais, e nesse caso, elas não aparecem diretamente no currículo, mas em um documento a parte ou no momento da entrevista.
Assinatura
Existem alguns documentos que pedem assinatura no final, como uma carta, por exemplo. Entretanto, o currículo é outro tipo de documento e a assinatura é algo totalmente dispensável.
Soft Skills
Deixe para dizer quais são suas principais características na hora da entrevista, principalmente ilustrando com exemplos. Assim, é muito mais fácil para o recrutador avaliar se o seu perfil condiz com o que a empresa busca.
Confira infográfico sobre o que não precisa aparecer no seu CV
Quer dividir estas dicas sobre ” o que não precisa aparecer no seu currículo” com uma amigo? É só compartilhar o infográfico com ele:
Baixar o infográfico: clique aqui