Ciências Contábeis: agora remoto e ao vivo

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Se o EAD já era uma aspiração, agora a possibilidade da Ciências Contábeis a distância ao vivo é o suprassumo dos sonhos. Não entendeu? Então vamos explicar como os cursos vêm aprimorando cada vez mais suas ferramentas. Consequentemente, eles também estão promovendo formações mais flexíveis. Favorecendo os alunos que valorizam as trocas do dia a dia e a possibilidade de estudar de onde estiver

Seria a evolução do Ensino à Distância?

As novas configurações exigidas pela pandemia da COVID-19 aceleraram inúmeros processos da vida social. Quando o mundo se viu obrigado a exercer o isolamento social e manter as atividades econômicas, muita coisa mudou. Foi um verdadeiro catalisador para os avanços tecnológicos e as inovações em todas as áreas da vida. Inclusive nas práticas sociais e profissionais cotidianas. A vacina contra o coronavírus, de fato, foi a invenção mais importante da história recente. Entretanto, tudo que vivemos até chegar a ela mudou radicalmente nossa maneira de entender o mundo. Transformou nossa forma de se comunicar, relacionar e aprender.

Os cursos de graduação à distância estão entre os mais procurados nos últimos tempos. Principalmente após quase dois anos convivendo e se adaptando às necessidades exigidas pela pandemia. De acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo INEP, dos 3,7 milhões de estudantes que ingressaram no ensino superior em 2020, 53,4% optaram pelo ensino à distância. Além disso, mesmo antes da pandemia, o interesse pelo EAD já apresentava uma tendência de crescimento significativo. De acordo com o mesmo relatório, nos últimos 10 anos, o número de novos alunos EAD aumentou em 428,2%.

Nessa perspectiva, a modalidade de ensino a distância passou por um intenso processo de aprimoramento. Ele, que já era uma grande aposta do mercado de ensino e dos estudos metodológicos da educação, avançou. No princípio, o plano buscava reduzir as desigualdades sociais e educacionais. O tempo mostrou que o EAD parecia mesmo ser uma efetiva resposta para o desafio.

Logo, quando todas as áreas e formas do conhecimento precisaram se adaptar e criar formatos para isso, uma enorme evolução entrou em curso. O fato de todos estarem focados em melhorar o método fez com que chegássemos a um modelo de muito sucesso. Há um ditado muito bom sobre isso que podemos citar aqui: trocar o pneu com o carro andando. Enquanto se troca o pneu em movimento, é possível observar na minúcia e instantaneamente o que é preciso melhorar. É exatamente isso que aconteceu e que agora possibilita a entrega deste curso.

Ciência Contábeis: ao vivo e a cores de onde você quiser

O Ibmec oferece agora o melhor dos dois mundos. O aluno pode assistir as aulas de onde ele quiser, mas com toda a possibilidade de interação e aprendizado por troca. Ou seja, com as aulas ao vivo, o aluno pode fazer perguntas, comentários, tirar dúvidas na hora e fazer amizade com outros alunos e professores. Uma interação potente que torna o ensino ainda mais atraente. O curso, que terá aulas síncronas e 100% interativas, passará a ser oferecido no primeiro semestre de 2023

Nessa metodologia, o aluno irá assistir às aulas de forma on-line e 100% ao vivo. Viabilizando uma interação em tempo real que torna o EAD mais dinâmico, solucionando uma frustração constante dos alunos da modalidade. Além da grade remota, todo semestre terá uma semana reservada para um encontro presencial em uma das praças do Ibmec. Nesses dias, serão ofertadas atividades práticas, mentorias de carreira, oficinas, palestras e seminários. Além disso, também haverá uma série de visitas técnicas a empresas renomadas. Este momento objetiva uma forma de preparar o estudante para o mercado de trabalho.

Um curso para todos!

A oferta será de amplitude nacional e terá a duração de quatro anos, como as graduações tradicionais da área. O coordenador do curso de Ciências Contábeis do Ibmec RJ e um dos responsáveis pelo projeto, André Ramos, enfatiza os diferenciais do formato.

“A nova graduação ao vivo tem como diferencial aproveitar o melhor do ensino online. Serão aulas síncronas ministradas por professores que são referências em suas respectivas áreas. Assim, seguimos qualificando nossos estudantes em competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.”

Os caminhos da Ciência Contábeis

O aluno formado em Ciências Contábeis tem um leque de oportunidades para a carreira. Ele pode exercer cargos em grandes companhias e na organização contábil de microempresas. Walter Morais, coordenador do curso de Ciências Contábeis do Ibmec BH, e também responsável pela graduação ao vivo explica. Para ele, o formato vai suprir a lacuna profissional para os novos desafios do mercado e em diversas localidades.

“Recentemente, o mercado vem implementando diversas formas de atuação em negócios, com o uso de tecnologias inovadoras. Nesse sentido, os profissionais de contabilidade precisam se preparar para atender as regras societárias, fiscais e patrimoniais. Tanto nas companhias que estão nos mercados internacionais quanto nas empresas localizadas em cidades afastadas dos centros urbanos.”

Como participar do processo seletivo do Ibmec       

O processo seletivo do Ibmec será composto por duas etapas, com prova objetiva e redação, além de uma dinâmica em grupo. A duração é de, aproximadamente, duas horas, com média de seis participantes. No início, os candidatos se apresentam e, em seguida, realizam uma atividade com um tema pré-definido. Será por meio deste exercício que suas competências socioemocionais serão observadas. Entretanto, é apenas uma experiência que irá servir de apoio a eles para quando ingressarem em seus estudos no Ibmec.    

Há também prova objetiva – composta por questões de português, literatura, inglês, matemática, história e geografia – e redação. Na avaliação final, a prova terá o peso de 70% e a dinâmica corresponderá aos outros 30%.  Os candidatos que participaram de processos internacionais como, por exemplo, IB, SAT e Abitur, que cursaram o ensino médio no exterior ou prestaram o ENEM, também podem usar essa nota para ingressar no Ibmec. Todo o processo seletivo será realizado de forma on-line.

Para saber mais sobre o curso de Ciência Contábeis à distância e como ingressar, entre em contato com a nossa equipe. Estamos disponíveis para fazer do seu 2023 um ano de expectativa e realização.

CADASTRE-SE PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO

Informe o seu nome completo
Informe um CPF válido.
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios