Programa Mentoring 2021 – Ibmec Brasília

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Em 17 de junho de 2021 foi realizada a cerimônia de abertura do Programa Mentoring Ibmec DF 2021. Nesta segunda edição, com muita satisfação e cuidados protocolares exigidos nesta fase da pandemia, houve o encontro presencial no auditório do Ibmec Brasília.

Ricardo Caichiolo, Gerente Geral do Ibmec Brasília e Alinne Ovelar deram as boas vindas a todos e iniciaram a programação da noite homenageando dois mentores da 1ª edição.

PARTICIPANTES

7 novas duplas estarão se desenvolvendo nesta jornada única e enriquecedora em suas formações profissionais, que já teve início com treinamentos conduzidos por Alinne Ovelar – Carreiras do Ibmec Brasília.

MentorMentee
Arthur WittenbergRenato Jorge Lopes Soti
Carlos Eduardo de S. G. FonsecaMarlice Umbelina Pinto
Luis Filipe F. de Oliveira AbbottMarina Calonego de Oliveira
Joao Angelo LouresPétala Cardoso Araújo
Nadir Pessoa TavaresWillian Cardoso Philippsen
Erica Yukie InatomiTiago Braga Moreira
Marcelo MinuttiRafael Tsuyoshi Fujioka

PROCESSO SELETIVO

O número de interessados em participar desta 2ª edição teve um aumento significativo e o processo seletivo teve o envolvimento de vários segmentos do mercado, de acordo com os cursos oferecidos em nosso porftólio. “Nesse processo seletivo, em especial, pude contar não só com aqueles que tiveram o interesse em participar do Programa 2021, mas também com os candidatos inscritos para a 1ª edição (2020) que não foram selecionados na época. Além da avaliação curricular, o foco das entrevistas foi perguntas direcionadas ao levantamento de objetivos, de mentees e mentores, somado ao mapeamento do perfil com o qual cada um gostaria de trabalhar. O match das duplas se deu por essa afinidade de interesses, e por características das histórias pessoais e profissionais que complementaria a jornada um do outro”, conta Alinne Ovellar.

MENTORES

Arthur Wittenberg

Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Casa Civil do Governo do Distrito Federal. Ao longo de sua carreira de mais de 15 anos no setor público, ocupou diversos cargos relacionados ao aprimoramento de políticas públicas, tendo assessorado diversos Secretários de Estado. Desde 2015, trabalha na interlocução entre o Governo do Distrito Federal e o Congresso Nacional, com o objetivo de acompanhar e analisar a elaboração de políticas públicas federais que possam ter impacto para o GDF. Arthur é Mestre em Políticas Públicas pela King’s College London, onde obteve o grau de “distinction” para sua dissertação sobre a influênca do setor privado em políticas públicas. Possui MBA em Relações Institucionais pelo Ibmec, especialização em Direito Administrativo e é graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. É Chevening Scholar, programa de bolsas do governo britânico.

Cadu Fonseca

Executivo de marketing e transformação digital, é assessor da Presidência do Banco do Brasil, com 21 anos de carreira. Foi chefe da comunicação do Ministério da Saúde, assessor de comunicação na Casa Civil e na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, tem experiência com gestão de crises, projetos web, projetos de aplicativos, branding, relações públicas e assessoria de imprensa.

Luis Filipe F. de Oliveira Abbott

Formado em Administração de Empresas, utilizei minhas férias de faculdade para trabalhar nos setores de serviços e hospitality nos Estados Unidos e pude dominar a língua inglesa fluentemente. Dediquei os últimos anos à Gestão Administrativa de canteiro de obras e apliquei os princípios do meu MBA em Business Process Management para a reestruturação do processo de Gestão de Contratos na Obra BRT-Sul.
Hoje sou Consultor da OPAS – Organização Panamericana de Saúde lotado no Departamento de Logísticas do Ministério da Saúde e Multiplicador de Conhecimento de Micro e Pequenas Empresas voluntário pelo CRA-DF e a FIA de São Paulo.

João Ângelo

Após 35 anos trabalhando no Banco do Brasil, em áreas como a Financeira, Controles Internos e Auditoria Interna, entre outras, me aposentei recentemente. Formado em Ciências Econômicas e com MBA em Finanças pelo Ibmec, nos últimos 10 anos, estive à frente das unidades de Auditoria Interna do Banco do Brasil em Londres, Buenos Aires, Miami e Nova Iorque.

Nadir Pessoa Tavares

Mestrando em Inovação na Comunicação e Economia Criativa (2020) UCB/DF, Especialista em Oncologia e Hematologia na Faculdade de Saúde Unyleya /DF ( 2019), Especialista em Administração de empresa pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/DF (2018) ,Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pelo IBMEC /DF (2015) , É Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista Unip/DF (2004) e Aluno de licenciatura em Ciências Biológicas Centro Universitário Claretiano -DF(2021) , com aperfeiçoamentos na carreira nas áreas de Saúde em Múltiplas disciplinas da Medicina, Gestão ,Saúde e Industria Farmacêutica em geral como Acesso Ao Mercado e Fármaco Economia – Instituto Racine (2021) ,MSL- Medical Science Liaison e IEC Interpretação de estudos Clínicos – ATENZI (2020),Revisão Sistemática e Meta-Análise- Unicamp-SP (2020),Anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório pelo ICQT- Instituto de ciências, tecnologia e qualidade(2020), Linguagem brasileira de sinais LIBRAS- Escola Nacional de Administração Pública -ENAP(2020), Entrega de resultados,coaching e liderança pelo Instituto latino-americano de Qualidade -ILAQ ( 2017) , leader Coach pela Sociedade Internacional de Coaching – Sicoaching (2018) e inúmeros outros. Atua desde 2004 no seguimento Farmacêutico em várias classes farmacêuticas tais como Oncologia, Sistema nervoso Central, Cardiologia, Neurologia, Endocrinologia, Gastro-Procto, entre outras. Atualmente integra o quadro de Comunicação Médica Científica em uma Farmacêutica Italiana na área de vendas, Propaganda Médica e Marketing, tenho experiência na área Consultiva, Vendas, Docência e saúde.

Erica Yukie Inatomi

Gerente de Planejamento Financeiro na Brasal Refrigerantes (Franquia Coca Cola no DF). Responsável pela área de controles, custos e orçamento, especialista em análises de viabilidade econômico financeira e fornecimento de informações para tomada de decisão por meio da contabilidade gerencial, através do gerenciamento de equipe de alta performance.

Marcelo Minutti

Empreendedor, investidor e pesquisador nas áreas de inovação, estratégia, marketing digital e tecnologias emergentes. Atua no mercado há mais de 25 anos, sendo um dos pioneiros no Brasil. Está entre os principais especialistas em inovação digital do pais. Recebeu o Prêmio de Excelência Acadêmica IBMEC como melhor professor de inovação e estratégia em soluções corporativas. Empresas com as quais trabalhou: Google, Samsung, Coca-Cola, Facebook, Danone, PayPal, Porto Seguro, FGV, The Economist, Bradesco, Fundação Dom Cabral, BID, entre outras.

MENTEES

Renato Jorge Lopes Soti

Aluno do curso de MBA em Relações Institucionais no IBMEC BRASÍLIA. Graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. Certificação em Parcerias Público-Privada e especializado em Banco de dados em nuvem Oracle. Possui vinte e quatro anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação, atendendo clientes no Setor Público, tendo passado por empresas nacionais e multinacionais, atuando nas áreas de consultoria e negócios. Atualmente é Executivo de Vendas na Oracle Corporation para clientes do Governo Federal e do Judiciário.

Marlice Umbelina Pinto

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Com experiência no terceiro setor, lá se dedicou às temáticas de educação e família. Atualmente está cursando MBA na área de Relações Institucionais no Ibmec e exerce o cargo de assessora de comunicação no Poder Executivo, auxiliando autoridades a trabalhar a imagem, especialmente nas redes sociais e com a imprensa. O tempo livre é empregado voluntariamente no Family Talks, uma ONG que procura favorecer uma agenda pública a partir das expectativas de família para garantir um desenvolvimento social integral. O objetivo agora é expandir a assessoria que presta às autoridades para que não seja apenas no ramo da comunicação, mas também com pontos das áreas institucional e governamental.

Marina Calonego

Apaixonada por ajudar a reconhecer o potencial das pessoas a minha volta (e o meu) para que possamos nos descobrir capazes de ser o que quisermos. As mulheres fortes da minha família são minha base e o orgulho das minhas raízes fortalece meu desejo de voar alto. Sou formada em Relações Internacionais porque sempre quis conhecer culturas e pessoas diferentes. Cursando MBA em Finanças no Ibmec Brasília para entender melhor como realizar meus projetos. Escolhi o Grupo Boticário porque acredito no poder transformador da beleza! Hoje atuo como Consultora Comercial, suportando os franqueados do DF na busca por formas de melhorar processos e resultados, desde os aspectos financeiros, passando por operações até aspectos de gestão de pessoas.

Pétala Cardoso Araújo

Engenheira Civil, formada pela Universidade de Brasília. Possui especialização em Auditoria, Avaliações e Perícias e é pós-graduanda no MBA em Gestão de Processos de Negócios – BPM, pelo Ibmec Brasília. Possui 08 anos de experiência e atuação em gestão de projetos e processos, além de prestar consultoria junto ao setor público. Atuou como responsável pela gestão de portfólio de contratos de obras e consultoria no setor rodoviário e planejamento estratégico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. Recentemente ingressou na equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, em consultoria como Analista de Operações, atuando em gestão de projetos.

Willian Cardoso Philippsen

Especialista em Processos na área Financeira com 10 anos de experiência com ênfase em controles internos, auditoria interna e compliance de processos. Atuou no projeto de reestruturação da estrutura de controles internos de grandes bancos e no momento atua no controle e validação das despesas de comercialização da CNP Seguros Holding Brasil. Formado em Administração no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), pós-graduado no MBA de Gestão de Negócios da USP/ESALQ e cursando o MBA na área de Finanças do Ibmec Brasília.

Tiago Braga Moreira

Profissional com 15 anos de experiência e atuação em Previdência Complementar com domínio sobre a legislação do setor, inclusive, as relacionadas à LGPD e à Prevenção aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo. Além da atuação prática nas áreas, tenho expertise em ministrar treinamentos e na gestão de equipes. Atuei e tenho prática junto aos órgãos de governança: Comitê de Auditoria, Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Como gestor, fui o responsável pela realização da 1ª Semana de Ética e Integridade do Postalis em 2020, evento que se tornou um marco na instituição, tanto pela organização quanto pela importância e benefícios. Profissional certificado CPC-A – Compliance Anticorrupção e FBB-700 – Prevenção aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo e em processo de certificação ICSS e CPA-20. Conhecimento da ISO 9001 e ISO 31000 e Advogado pela OAB/DF desde 2019.

Rafael Tsuyoshi Fujioka

Graduação em administração de empresa pela universidade católica com foco em estratégia, e atualmente estou cursando uma pós-graduação em estatística aplicada pela UDF e um MBA em Finanças pelo IBMEC. Possui experiência em pesquisa social em coletas de dados, formatação de dados para análise e análise descritivas. A atuação profissional atual é em assessoria do Secretário de Estado de Governo do Distrito Federal, além de atuações em duas ONG Tesoureiro do Instituto i9Sol e Vice-Presidente do Conselho Fiscal do Promundo.

INSCREVA-SE NO EVENTO