Professor do Ibmec Brasília, Jackson De Toni, comenta a saída de administradores regionais do DF para concorrer no próximo pleito.

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Segundo o professor de ciências políticas do Ibmec Jackson De Toni, o ideal é que o governo do DF promova listas tríplices. Na própria Lei Orgânica do Distrito Federal, segundo ele, consta que é importante ter participação popular no processo de escolha de administradores, o que não ocorre atualmente. Jakson afirma que, de acordo com pesquisas da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e reclamações da Ouvidoria do DF, existe uma desigualdade de desempenho nas várias administrações regionais. As dificuldades, geralmente, são as mesmas: saúde, educação, demora no atendimento e baixa resolutividade nos atendimentos das demandas do cidadão. “As eleições democráticas são um meio de punir os administradores que são ineficientes, ineficazes e incompetentes”, avalia.

“A má gestão é uma desvantagem, o desempenho eleitoral ficará enfraquecido”, esclarece. Essa falta de cuidado respinga no próprio governador, segundo o cientista político, uma vez que é ele quem indica o responsável direto por cada RA. Jackson ainda explica ser provável que as campanhas eleitorais dos administradores estejam bastante ligadas à do chefe do Executivo local.

Leia a reportagem na íntegra clicando AQUI.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios