Reuniões de trabalho: como aumentar sua eficácia?

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Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Reuniões podem ser uma perda de tempo e significar um gasto emocional para a equipe e econômico para a empresa. Muitas delas, como já ouvimos falar no meme, “poderia ter sido um e-mail”.  Muito disso é reflexo de empresas que não se organizaram em relação a sua gestão de tempo. Más reuniões, além de desperdiçarem tempo, também desperdiçam dinheiro. E o contrário também acontece: boas reuniões podem dar contribuições cruciais para o sucesso da empresa.

Neste material, separamos as melhores dicas para que você só faça reuniões se for realmente importante, e o principal: que elas sejam eficazes trazendo o sucesso para toda a equipe e empresa. 

Checklist: descubra se está seguindo o caminho certo

Vamos começar do começo! É hora de confirmar se a reunião é mesmo necessária. Uma vez que ela irá acontecer, como se preparar para essa reunião? Use o checklist abaixo para ter certeza de que cobriu todos os passos importantes na preparação de uma reunião eficaz. 

  • Identificou a finalidade da reunião? 
  • Identificou os objetivos da reunião? 
  • Selecionou os participantes e identificou as suas funções? 
  • Identificou como as decisões serão tomadas e quem serão os responsáveis pela tomada da decisão final em cada assunto em pauta? 
  • Decidiu onde e quando realizar a reunião e confirmou a disponibilidade de espaço? 
  • Identificou e confirmou a disponibilidade dos equipamentos necessários? 
  • Avisou os participantes do dia e local de realização da reunião? 
  • Se necessário, desenvolveu uma pauta preliminar com finalidade, objetivos e assuntos em pauta? 
  • Se necessário, enviou a pauta preliminar aos principais participantes e a outros stakeholders para informá-los com antecedência?  
  • Finalizou a pauta e a distribuiu a todos os participantes? 
  • Enviou quaisquer relatórios ou itens necessários para a preparação dos participantes? 
  • Verificou se todas as pessoas-chave participarão? 
  • Concluiu sua própria preparação (por exemplo, elaborou apresentações, imprimiu materiais de apoio)? 

Dicas de produtividade

Agora que você já fez o checklist, guarde as etapas que irão acelerar a tomada de decisões e melhorar a execução das medidas propostas nas suas reuniões.

  • OITO ETAPAS PARA UMA REUNIÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:

1. Descobrir o que os participantes pensam sobre o problema;

2. Chegar a um acordo sobre a definição do problema;

3. Discutir há quanto tempo o problema já existe e o que está acontecendo agora como resultado;

4. Definir o que os participantes julgam ser as causas do problema;

5. Resumir as futuras consequências do problema, se não for resolvido;

6. Fazer brainstorming de opções para solucionar o problema. Esclarecer as vantagens e desvantagens de cada opção;

7. Decidir o peso a dar a cada fator ao escolher cada opção: tempo, recursos financeiros, valores, e assim por diante;

8. Chegar a um acordo pleno ou pelo menos a um consenso sobre uma opção para resolver o problema.

Reuniões no modelo flexível

Muitas empresas continuaram a trabalhar de forma remota após a pandemia de COVID-19 e as reuniões virtuais passaram a ser mais comuns. Separamos, também, três táticas que vão ajudar na eficiência desse modelo de reunião:

1 – SEJA MUITO INTERATIVO    

  • Faça um esforço para interagir com colegas distantes. Seja sempre cordial, cumprimente e crie espaços para papos mais informais e cotidianos.  
  • Aproveite a troca de repertórios: tenha uma atitude de interesse pessoal pelos colegas que estão participando de longe. Fale com eles fora das reuniões para conhecê-los melhor. Use chats, e-mails e outras ferramentas.  
  • Lembre-se: celulares no modo silencioso sempre. Foque na reunião, nas interações e na relação que se desenrola por ali.  

2 – USE A TECNOLOGIA PARA MELHORAR A COLABORAÇÃO 

  • Investigue quais ferramentas funcionariam para a sua equipe e treine todos para utilizá-las.  
  • Teste a tecnologia antes de cada reunião, ou então peça que todos se conectem 10 minutos antes, para resolver eventuais problemas de última hora. 
  • Tenha um plano B. Por exemplo, mande as apresentações ou documentos por e-mail a todos antes da reunião; assim, se a tecnologia falhar, ainda será possível fazer uma reunião produtiva. 

3 – RESERVE AS REUNIÕES PARA A COMUNICAÇÃO EM DUAS VIAS 

  • Se você precisa transmitir informações importantes para todos da equipe, não use uma reunião virtual. Prefira uma transmissão por webcast ou e-mail. 

Reuniões eficazes são um pilar essencial para a produtividade e o contínuo crescimento da empresa. Quando bem-estruturadas e com propósito claro, não apenas economizam tempo, mas também melhoram a comunicação e a tomada de decisões. Para os colaboradores, isso significa menos interrupções e um ambiente de trabalho mais focado e motivador, promovendo o engajamento e a satisfação. No modelo de trabalho flexível, reuniões objetivas ajudam a manter a equipe alinhada e conectada. Implementar tais mudanças em sua empresa garante com que todos estejam na mesma página e contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais.

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