Quando você está interessado em comprar algum produto ou começar um estilo de vida novo, a primeira etapa é ir atrás de referências para saber se aquilo é bom, certo? Quanto a isso, você já ouviu falar sobre a profissão influencer?
Hoje, a internet proporcionou maior acessibilidade para que pessoas criativas e carismáticas fizessem também esse papel de modelo à sociedade. E por isso, os chamados influencers (influenciadores, em português), hoje são uma das profissões do futuro.
Quer saber tudo sobre essa novidade e também se destacar no meio da profissão influencer? Continue lendo e anote as dicas deste artigo!
Um novo olhar para a profissão de influenciadores digitais
Por se tratar de uma abordagem nova, muitas pessoas ainda não entendem o alcance que os influenciadores digitais podem ter. Eles já foram além dos famosos “recebidos” e vídeos de tutoriais.
Hoje o influencer fala de variados assuntos, como finanças, esportes, cultura e política. Ou seja, é uma profissão que abrange qualquer área de atuação, e sempre pode cativar muitos interessados.
5 dicas para ter sucesso como influencer profissional
Chega de se preocupar se você é de humanas ou de exatas! Como um influenciador, você sempre vai ter seu o público, basta saber por onde começar. Confira nossas dicas a seguir.
Defina um nicho de mercado bem delimitado
Para conhecer bem o mercado, esteja antenado nas tendências e nas projeções do assunto sobre o qual quer falar.
Por isso, o primeiro passo é fazer um estudo aprofundado visando entender o que as grandes marcas procuram e quais tipos de conteúdo estão em alta no momento, dentro dos assuntos sobre os quais você gosta e sabe falar.
Dessa forma, seu foco fica mais certeiro, e a chance de conquistar confiança e credibilidade é maior.
Vale ressaltar que, para conquistar esse nível de autoridade dentro do que está falando, é muito importante ser autêntico e único no seu modo de falar e de criar conteúdo. Estes fatores, junto ao carisma, são fundamentais para mostrar ao mercado que você está oferecendo algo inovador e que pode despertar o interesse alheio.
Conheça o seu público e saiba o que ele está procurando
Como mencionado acima, o influenciador sempre terá um público-alvo. Por isso, se você quiser começar agora, é muito importante conhecer muito bem para quem vai relatar suas experiências e compartilhar visões e dicas.
Faça uma pesquisa em plataformas como o Google Trends. Veja quais são os termos mais buscados sobre o assunto-alvo da criação do seu conteúdo e quais as características das pessoas que estão atrás dessas informações.
Com certeza você terá ainda mais chance de atrair mais interessados dessa forma.
Apresente conteúdos relevantes e inovadores
Dentro de qualquer mercado de trabalho, é muito importante que o profissional busque aquele ponto de vista pouco explorado pelos colegas. Isso faz, portanto, com que as chances de novas alternativas para projetos sejam desenvolvidas.
Agora, pare por um minuto e pense nesse cenário de constante crescimento e interesse das pessoas em fazer sucesso, que é o caso da internet atualmente. Você verá que ser criativo e inovador é um pré-requisito básico para inovar em qualquer assunto!
E fique atento. Ser criativo também depende de muito empenho e vontade para ampliar conhecimentos. Afinal, quanto mais você trabalha com esse foco, mais pode ter ideias de assuntos novos e interessantes para apresentar ao seu público.
Inspire-se em colegas de profissão
Sabe aquela pessoa que você acompanha no YouTube, Facebook ou Instagram? Então, observe-a não só com admiração, mas também com olhos de profissional.
Busque entender como é o processo de criação e qual caminho ela trilhou até chegar no patamar atual. Esse fator é muito importante para que você ganhe inspiração e pense: “Isso é muito bom, mas como posso fazer melhor?”. E lembre-se de que se inspirar não é copiar!
Busque fora do ramo dos influencers também. Faça uma pesquisa no trabalho desenvolvido por profissionais que você admire e dê o seu toque especial ao trabalho.
Programe o material com antecedência
Essa pode ser considerada a etapa anterior ao momento de colocar o rosto em frente às câmeras. Com a programação antecipada, a chance de ter controle sobre seu conteúdo é maior.
Para ajudar, você pode criar calendários de conteúdos no Excel ou fazer relatórios de rotina no Trello.
Ter um bom planejamento envolve saber quais são as datas marcantes para o seu público em relação ao assunto, pois são nesses momentos que eles mais esperam ouvir os posicionamentos de seus influencers preferidos.
Defina quais serão as principais plataformas
Após decidir para quem você transmitirá seu conteúdo, busque entender quais são as plataformas online que mais podem favorecer o engajamento.
Não é necessário atuar em todos os canais da internet: cada público tem a sua peculiaridade e, com certeza, eles serão maioria em determinadas redes. Assim, analise se os interessados no seu conteúdo estão mais presentes no YouTube, no Instagram, Facebook ou LinkedIn, por exemplo.
Dessa forma, você consegue consolidar melhor e mais rápido a sua imagem, além de gerar maior influência e proximidade com quem está falando.
Com o canal bem definido, você poderá estruturar se a sua linguagem será mais formal ou informal e manter um tom que gere identificação, algo muito importante nesse meio. E também pode explorar mais a fundo os recursos que a plataforma escolhida oferece.
Ao seguir estas dicas, você já pode começar a sonhar com o sucesso profissional que tanto deseja!
Além disso, é importante frisar que, para ter o tão almejado reconhecimento e atingir o seu objetivo, é necessário ter muito empenho.
Lembre-se de estar sempre atento a tudo que envolve o assunto que deseja falar e busque criar conteúdos com o maior nível de relevância, carisma e originalidade possível! Assim, fica mais fácil atingir o patamar de referência no assunto que você domina e ter sucesso na profissão influencer.