Por Renato Preyer Veloni – Ibmec São Paulo
Mestre em Macroeconomia e Finanças (Insper), especialista em Estratégia Corporativa (Chicago University), consultor de empresas e professor no Ibmec SP.
No Ibmec São Paulo, a inovação faz parte da sala de aula. Uma das práticas pedagógicas que tem ganhado destaque é o uso do Kahoot! — ferramenta de gamificação que transforma a aprendizagem em uma experiência dinâmica, competitiva e divertida.
Utilizada nas disciplinas de Economia Monetária, Inteligência de Mercado e Microeconomia I, a prática já foi aplicada nos cursos de Administração e Ciências Econômicas com excelentes resultados. A proposta é simples: transformar conceitos complexos em quizzes interativos e competitivos, capazes de manter os alunos engajados e motivados.
“O Kahoot é uma ferramenta poderosa para engajar os alunos com o conteúdo. O resultado é sempre o mesmo: alto engajamento, interesse genuíno em conhecer as respostas corretas e, o melhor… diversão garantida!” — Professor Renato Preyer Veloni
Como funciona?
A dinâmica dura, em média, 15 minutos e pode ser aplicada em diferentes momentos da aula:
- Antes do conteúdo – para despertar a curiosidade com perguntas instigantes.
- Após a explicação – para reforçar os principais conceitos.
- Durante momentos de baixa energia – ideal para reativar a atenção da turma, especialmente em aulas longas ou noturnas.
Etapas da prática:
- Criação do quiz: no site kahoot.com, o professor monta perguntas no formato de múltipla escolha ou verdadeiro/falso.
- Aplicação em sala: o jogo é exibido no projetor com um QR Code para os alunos acessarem via celular ou computador.
- Competição ao vivo: os alunos respondem em tempo real, acumulando pontos conforme rapidez e acerto.
- Discussão e feedback: ao final, os erros são revisados, promovendo aprendizado ativo.
Resultados que fazem a diferença
A prática com Kahoot fortalece habilidades essenciais como:
- Agilidade mental e atenção plena
- Engajamento e motivação para o conteúdo
- Aprendizado ativo e autocorreção
O retorno dos estudantes comprova o impacto:
“Adoro os kahoots, dão dinamismo para a aula.”
“É uma ótima maneira de interagir com a matéria.”
“Ajudam muito na participação e entendimento dos temas.”
Por que adotar essa prática?
A gamificação transforma o ambiente da sala de aula, criando espaço para a curiosidade, a troca de ideias e o envolvimento real com o conteúdo. É uma ferramenta acessível, versátil e eficaz — perfeita para diversas disciplinas e contextos de ensino.
Fica o convite: explore o Kahoot em suas aulas, adapte a prática para seu conteúdo e experimente os efeitos de uma aprendizagem mais leve, interativa e significativa.
Quem faz o futuro, faz Ibmec!