O Professor João Gabriel de Araujo Oliveira, coordenador do Grupo de Pesquisa “Crescimento, distribuição de renda e desenvolvimento: teoria e aplicações para a América Latina e Caribe” teve dois de seus trabalhos aceitos para apresentação no XVII Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, principal evento da vertente na América Latina.
Os trabalhos intitulados “A Simple Model of Capital Accumulation: A Robinsonian Model with Heterogeneous Labor” e “Integração Financeira e Hierarquia Monetária como Determinantes da Taxa de Juros no Brasil” fazem parte do escopo de pesquisa do pesquisador. O primeiro trata da extensão do modelo de acumulação de capital proposto por Joan Robinson em seu livro “The Accumulation of Capital” publicado em 1956 considerando trabalho especializado e não especializado. As implicações do modelo implicam em uma proposta de político-econômica para manutenção do capital humano em economias emergentes.
O segundo é parte da Dissertação de mestrado da Maria Isabel da Silva Santos (co-orientada de mestrado do Professor na Universidade Estadual de Londrina) onde discute as implicações de hierarquia monetária no Brasil. Ambos os temas são de absoluta relevância para o contexto da América Latina
Essas aprovações destacam a relevância e a qualidade da pesquisa desenvolvida pelo professor João Gabriel, refletindo seu compromisso com o avanço do conhecimento econômico. O evento representa uma excelente oportunidade para discutir e compartilhar insights sobre importantes questões econômicas.
Parabenizamos o professor João Gabriel e desejamos sucesso na apresentação de seus trabalhos!
Ibmec-se!