É com grande satisfação que anunciamos que o Ibmec SP venceu o edital Jean Monnet da União Europeia. A instituição receberá um investimento de recursos europeus destinado à pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados para finanças verdes.
O projeto é liderado pelo prof. Carlo Cauti, do curso de Relações Internacionais, ex-funcionário da Comissão Europeia e coordenador da Liga de Finanças Verdes do Ibmec.
O objetivo do Módulo Jean Monnet será a criação de um Centro de Finanças Verdes dentro do Ibmec SP, que será denominado “EU-Brazil Green Finance Center (EU-BR GFC)”.
O EU-BR GFC será um centro transatlântico de estudos sobre finanças sustentáveis, com base nas inovações introduzidas pelo EU-Green Deal, analisando seu potencial, explicando-o ao público brasileiro e preparando operadores financeiros e a opinião pública para sua futura aplicação no Brasil.
As atividades serão realizadas em conjunto pelas faculdades de Economia, Administração e de Relações Internacionais, utilizando os canais diretos que o Ibmec possui dentro do mercado financeiro no Brasil.
Entre os professores que participarão do projeto está o professor do Ibmec e superintendente da B3, Ícaro Demarchi , o Giorgio Trebeschi, diretor do Banco Central da Itália, e o advogado André Vivan de Souza, da Pinheiro Neto Advogados, além do presidente da Liga de Finanças Verdes do Ibmec, o aluno Arthur Oreb.
Estamos honrados em fazer parte desse projeto de finanças verdes, que representa um passo significativo em direção à sustentabilidade e inovação no Brasil. Com a colaboração de especialistas renomados e o apoio da União Europeia, acreditamos que o EU-BR Green Finance Center será um espaço vital para o desenvolvimento de soluções financeiras que promovam um futuro mais sustentável.
Juntos, estamos comprometidos em transformar desafios em oportunidades, contribuindo para a construção de um mercado financeiro mais consciente e responsável.
Ibmec-se! 💚♻️