É natural que, aproximando o final do semestre, preocupações e insegurança tomem conta do sentimento dos acadêmicos, pois a semana de provas e a pressão das notas se encontram fortíssimas.
Os alunos escutam e se deparam com diversos conteúdos para estudar e níveis de exigência diferentes dos professores e podem vir a negligenciar emoções, sentimentos e sintomas que insistem em permeá-los neste momento crucial, sendo alguns deles: angústia, ansiedade, estresse ou irritabilidade, dificuldades em conciliar o sono, oscilações constantes de humor, dificuldades na manutenção do foco atencional e da concentração e, ainda, perda de prazer em atividades que nos costumam ser prazerosas (anedonia).
A ansiedade, apesar de ser um problema universal vivenciado por todo ser humano, é considerada aceitável quando determinada pela presença de um conflito interno e tem a função de sinalizar e preparar para um perigo iminente e tomar medidas preventivas para lidar com essa ameaça. Quando somada a estressores, porém, tais como o excesso de atividades acadêmicas e a apresentação de trabalhos, pode ser considerada patológica (MEDEIROS; BITTENCOURT, 2017).
A tensão neste período é normal. Por outro lado, é necessário controlar o nervosismo para que o andamento das atividades não seja comprometido e para que não venham a adoecer emocionalmente ou fisicamente. Para lidar da melhor forma possível, é recomendado identificar os fatores que desencadeiam a crise e as emoções manifestadas, para adotar estratégias saudáveis neste momento. Pesquisas mostram que exercícios de respiração e a alimentação equilibrada ajudam no controle da ansiedade. Praticar esportes e separar momentos de lazer e diversão também contribuem para desviar o foco nestes momentos de pressão e servem como tentativa de alcançar o equilíbrio emocional. Cada um tem a sua fonte de prazer e relaxamento, o importante é conhecer a sua e tentar achar um tempo para isso, principalmente, em tempos de muito estresse.
E, o mais importante: você não está sozinho e será apenas mais uma fase. Busque apoio com a equipe da CASA, caso necessite de suporte para organização e planejamento dos seus estudos ou, ainda, se a ansiedade estiver prejudicando.
Luana Menezes – Psicóloga da CASA
casarj@ibmec.edu.br