Ligas Estudantis | Conheça a Liga International Commerce League (ICL), do Ibmec SP 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A International Commerce League (ICL) surgiu no primeiro semestre de 2024, quando, ao iniciarem o curso de Relações Internacionais no Ibmec SP, os alunos que formaram a diretoria inicial perceberam a necessidade de criar uma liga alinhada aos principais interesses e conteúdos do curso. Assim, criaram a Liga focada no comércio internacional — uma área de ampla abrangência, capaz de fortalecer as habilidades e o conhecimento do corpo discente.

A ICL também adota o lema: “Uma ação de internacionalistas para demonstrar o mundo da internacionalização”, buscando abordar todas as áreas do Comércio Internacional e aproximá-las dos membros, promovendo um entendimento acessível e descomplicado. 

Projetos e atividades da Liga 

A Liga se divide em quatro setores principais: Marketing, Pesquisa, Eventos e Recursos Humanos

  • Marketing:  

Responsável pela criação das artes e publicações da Liga, tanto para as redes sociais quanto para materiais impressos de divulgação, como cartões e informativos espalhados pelo campus. 

  • Pesquisa: 

Dedica-se à produção de artigos sobre temas variados, abordando questões de geopolítica e economia contemporânea, sempre com foco no impacto sobre o comércio internacional. Todas as produções são publicadas na página da ICL no LinkedIn e transformadas em posts para o Instagram. 

  • Eventos: 

Aproxima os membros da Liga e demais alunos da universidade de profissionais que atuam em diferentes cargos no comércio internacional e áreas correlatas. São promovidos eventos e capacitações diversificadas ao longo do semestre, ampliando a vivência prática dos participantes. 

  • Recursos Humanos: 

Realiza o contato direto com os membros, zelando para que a convivência e os processos internos da Liga ocorram da melhor maneira possível. 

A Liga busca proporcionar um ambiente leve, mas ao mesmo tempo desafiador, para que seus membros possam explorar todas as oportunidades oferecidas. Os encontros são organizados e conduzidos pelos diretores de cada área, com o objetivo de garantir que sejam produtivos e objetivos. 

Conectando teoria e mercado    

A ICL conecta a teoria ao mercado tanto por meio das pesquisas quanto dos seus eventos, visitas e capacitações. Suas pesquisas são focadas na aplicação de conceitos do comércio internacional em casos contemporâneos. Já seus eventos, conhecidos como “Interactive Talks”, têm como objetivo aproximar ainda mais seus membros e alunos convidados do mundo do comércio internacional, por meio de conversas com profissionais altamente qualificados que atuam na área e em setores correlatos.  

Além disso, promove capacitações com professores especializados para que os participantes possam aprofundar seus conhecimentos sobre o comércio internacional e suas diversas abrangências. 

Impactos, eventos e conquistas    

A International Commerce League (ICL) destaca-se por seus principais impactos no mercado acadêmico, promovendo eventos relevantes e ações que fortalecem a formação dos alunos em comércio internacional. Confira as principais iniciativas que marcam a sua atuação: 

  • Comissão de Comércio Exterior da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP): 
    Evento que promoveu o debate sobre temas jurídicos e regulatórios relacionados ao comércio exterior, aproximando os membros da liga de profissionais experientes na área. 
  • Câmara de Comércio Brasil-Canadá: 
    Encontro focado em fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Canadá, proporcionando aos alunos uma visão prática sobre parcerias internacionais e oportunidades de negócios bilaterais. 

Atividades complementares: 

  • Produção regular de pesquisas: 
    Estímulo aos membros para desenvolverem senso crítico e habilidades específicas em comércio internacional por meio da elaboração de artigos e estudos. 
  • Realização de eventos como fonte de conhecimento: 
    Os eventos promovem diferentes pontos de vista, que ajudam os membros em suas pesquisas e produções acadêmicas. 
  • Divulgação de conteúdo: 
    As pesquisas e insights gerados são transformados em posts publicados no perfil da liga no Instagram, ampliando o alcance da Liga e de suas atividades. 

Como participar da Liga e o que esperar    

Para participar da liga, é necessário passar pelo processo seletivo que ocorre no início de cada semestre, composto por duas etapas: 

  1. Carta de apresentação: o candidato deve contar um pouco sobre si e sobre suas qualidades e justificar a escolha do setor de interesse. 
  1. Reuniões individuais: encontros com o diretor da área escolhida e um diretor acompanhante, nos quais são feitas perguntas simples sobre a área e o participante. 

Após a seleção, espera-se que o candidato tenha uma atuação ativa nas atividades da liga, incluindo eventos e capacitações interativas e construtivas. 

Depoimentos de membros 

“Enquanto ainda estava me adaptando à nova faculdade durante o período de intercâmbio, vi como uma forma de fazer novos amigos por meio das Ligas. Uma das Ligas que entrei foi a ICL, e nela me senti acolhida pelos membros, que me apoiaram durante o período de adaptação e consegui criar verdadeiras conexões com todos.” – Luísa Vasconcelos – Aluna de Relações Internacionais no Ibmec SP e membro da ICL 

“Sou membro da ICL desde o seu início, e nesse meio tempo a Liga me fez entender questões que eram ambíguas para mim. Com ela, aprendi bastante sobre o comércio exterior e como os conflitos, os acordos e os tratados internacionais afetam o comércio exterior. A experiência está sendo extremamente satisfatória, aprendi muito e aprenderei muito mais.”  – Nicolas Fontana – Aluno de Relações Internacionais no Ibmec SP e membro da ICL 

Equipe atual da ICL 

Quem faz o futuro, faz Ibmec!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios