Lifelong learning e learning agility: saiba o que são

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Entenda os significados dos termos lifelong learning e learning agility e saiba como aplicar esses conceitos no seu dia a dia

Você já ouviu falar em lifelong learning? Quando é traduzido livremente o termo se refere ao “aprendizado ao longo da vida”, de forma ainda mais simples, trata-se da educação continuada.

É uma prática que defende o aprendizado durante toda a nossa vida e não apenas no período acadêmico, enxergando oportunidades de aprender algo nas mais diversas situações ou lugares, em momentos diferentes e com qualquer pessoa.

Mercado de trabalho

Considerando que o mercado de trabalho é cada vez mais complexo, rápido e imprevisível, pensar a aprendizagem além da educação formal é fundamental, Na maioria das vezes é até mais importante do que focar em apenas uma ou outra habilidade.

Dessa forma, vamos contra o pensamento mais comum, de que a formação nos deixa prontos para atuarmos em uma área específica durante toda a nossa trajetória profissional. Não mais! Para ganharmos relevância, é necessário sermos mais que apenas alunos, é necessário nos tornarmos aprendizes.

Learning agility – velocidade de aprendizagem

Outro termo bem relevante é o learning agility, que significa “velocidade de aprendizagem”. Ou seja, são comportamentos e práticas que facilitam a aprendizagem de forma mais acelerada. Esse conceito nos trás a ideia de aprender, desaprender e reaprender, consequentemente, começando pela mentalidade de aprendizado contínuo.

É a possibilidade de conquistar novas skills a partir da experiência, superando desafios complexos e progredindo em meio as mudanças. É mais do que aprender rápido, é acompanhar as mudanças do mundo em toda a sua velocidade.

Essa versatilidade, facilidade de aprendizagem e adaptação são fatores muito valorizados pelo mercado de trabalho. A parte boa é que podemos treinar esses aspectos praticamente todos os dias, considerando que o mundo está acelerado e exige que tenhamos flexibilidade e disponibilidade para pensar diferente, testando outros tipos de comportamentos diante de novas ou das mesmas situações.

Seja curioso (a)

Para otimizar essas atitudes: Seja curioso (a). Experimente, pesquise, se interesse por coisas e assuntos diferentes, seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional.

Assim, a curiosidade proporciona um conhecimento variado e nos torna mais produtivos, lidando com problemas de maneira criativa e eficiente.

Também, peça feedbacks e use-os. Após aplicar aquilo que você aprendeu, pergunte aos seus colegas ou para o seu líder o que eles percebem com as mudanças e o impacto disso no seu dia a dia. Afinal, aprendemos muito através da experiência prática, não é?

Apenas cuidado para não pedir feedbacks a cada passo dado, às vezes é necessário que as ações sejam mais robustas e tenham um certo tempo de duração para avaliarmos o efeito real.

Refletir para ajudar no processo de aprendizagem

Reserve um tempo para refletir, assim ´r possível permitimos o processo de aprendizagem por meio da experiência. Repasse suas ações e atitudes diante das mais diversas situações do dia a dia e se pergunte o que poderia ter sido diferente ou melhor.

Desse modo, não tente se apoiar em explicações ou dar desculpas para o comportamento adotado, apenas se questione.

Seja responsável pelo seu próprio aprendizado, com autonomia e automotivação – na falta da motivação use a disciplina -, para conquistar algo novo todos os dias. Afinal, essas são habilidades para a vida toda, e nos ajuda em todos os aspectos dela.

Autora do artigo sobre Lifelong learning e learning agility

Eline, é neuropsicóloga. Possui 10 anos de experiência em orientação profissional. Muito curiosa, é apaixonada por assuntos relacionados a mente, cérebro, cognição e desenvolvimento humano.

Meu objetivo é fazê-los pensar em autoconhecimento e auxiliá-los em todas as etapas de um processo seletivo. Sempre acolhendo as necessidades individuais, para que além de ótimos alunos sejam ótimos profissionais”.

Ibmec Carreiras

A equipe especializada do Ibmec Carreiras oferece serviços de orientação para que alunos, ex-alunos da graduação e de pós-graduação. Dessa forma, a área visa potencializar a sua carreira, contribuindo com o seu desenvolvimento profissional.

Assim, também fique por dentro dos eventos e, caso queira, agende uma visita com a gente: carreirassp@ibmec.edu.br

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios