O aluno do Ibmec Brasília, Gabriel Lopes Grilli, compartilha aqui conosco sua experiencia no IER’s Classical Liberalism and Business Summer Seminar, uma imersão global em liderança e economia.
“Em julho, participei do programa de verão do AIER (American Institute for Economic Research) em Springfield, Illinois, representando o Students for Liberty. Esta organização global promove os valores de liberdades individuais e econômicas através da formação de lideranças jovens em mais de 100 países. O convite para o evento surgiu em função da minha participação em diversos programas e oportunidades oferecidos por organizações do terceiro setor, como a FEE (Foundation for Economic Education), o TFAS (The Fund for American Studies) e a OSI (Objective Standard Institute), que incluem desde treinamentos remotos com certificação até intercâmbios internacionais.
Durante 10 dias, tive a oportunidade de participar de treinamentos com renomados economistas e empreendedores americanos e compartilhar essa experiência com pessoas de mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, Guatemala, Nigéria, Afeganistão e Taiwan. Considero experiências como essa de imenso valor para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal, e minha imersão nesse mundo há cerca de dois anos ampliou meus horizontes de maneira inimaginável. Esse envolvimento me mantém em contato com empreendedores e intelectuais respeitados e me permite compartilhar oportunidades com uma nova geração de jovens líderes ao redor do mundo. O trabalho voluntário, frequentemente subestimado, pode abrir portas para networking valioso. Entre os nomes de destaque no cenário brasileiro estão Jorge Paulo Lemann, Salim Mattar e Paulo Guedes, enquanto no internacional destacam-se Charles Koch, Richard Branson e John Mackey.
Organizações como essas atraem a atenção de grandes empresários interessados em promover mudanças por meio do investimento na juventude e na formação de lideranças. Muitos desses programas oferecem bolsas generosas que cobrem parcial ou totalmente os custos. No caso do AIER, o programa cobriu passagens aéreas, acomodação, alimentação e até deslocamento interno entre o aeroporto de Chicago e a University of Illinois, Springfield. Poucas pessoas têm acesso a oportunidades como essa, e o caminho está aberto para aqueles interessados em vivências similares.
Concluo que o envolvimento com organizações dessa área é uma excelente porta para grandes conexões e oportunidades incríveis. No Ibmec Brasília, há uma forte presença do Students for Liberty, com muitos alunos membros da organização, e atividades em parceria com a liga acadêmica Ibmec Business Society e outras instituições como o Instituto de Formação de Líderes, o Instituto Livres e o Instituto Livre Mercado. Em Belo Horizonte e São Paulo, também encontramos o Instituto de Formação de Líderes (IFL) e o IFL Jovem, e há núcleos do Students for Liberty em todos os estados do Brasil. Estar em contato com esses valores é uma forma de desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico, além de contribuir para o crescimento espiritual.”
Ibmec-se!