Inovação, dados e o impacto transformador no dia a dia dos líderes  

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A relação entre inovação, dados, tecnologia e liderança é fundamental no cenário empresarial contemporâneo. A inovação é o motor que impulsiona o progresso e a competitividade das organizações. Enquanto os dados desempenham outro papel crucial nesse processo. Líderes eficazes compreendem que a coleta, análise e aplicação inteligente de dados impulsionam a inovação. Isso permite que empresas identifiquem oportunidades, compreendam as necessidades dos clientes e tomem decisões embasadas. Ao integrar a análise de dados em seus processos de tomada de decisão, os líderes podem alinhar estratégias de inovação com as demandas do mercado, impulsionando o crescimento e a vantagem competitiva. Alessandro Prudêncio Lukosevicius, Coordenador dos MBAs em Inteligência Artificial e Big Data do Ibmec, conversou com o Blog sobre o assunto. Continue esta leitura!  

Inovação, tecnologia e dados: que cenário é este?  

O cenário contemporâneo social é profundamente influenciado pela interação entre inovação, tecnologia e dados. A inovação, por exemplo, é um motor de mudança e progresso na sociedade. Ela impulsiona o desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções para os desafios atuais. Nas últimas décadas, a inovação tem acelerado em áreas fundamentais como medicina e energia, trazendo benefícios para a qualidade de vida das pessoas. Já a tecnologia desempenha um papel central na vida contemporânea. Ela permeia todos os aspectos da sociedade, desde a comunicação até a educação, saúde e entretenimento. A automação, a inteligência artificial e outras tecnologias disruptivas estão transformando a forma como as indústrias operam. O que altera a natureza do trabalho e da produção. 

Já no que tange à coleta e análise de dados, esse modelo vem, cada vez mais, tornando-se relevante na tomada de decisões. Seja em empresas e governos, ela permite uma compreensão mais profunda dos problemas e oportunidades. O  “big data” está revolucionando a forma como as organizações utilizam informações, permitindo análises mais complexas e insights valiosos. Esses elementos formam um cenário em que a inovação é alimentada pela tecnologia e dados. Esse tripé impulsiona avanços em diversas áreas. A liderança é só mais uma delas. Como afirma o professor Alessandro Lukosevicius.  

“Essas tecnologias permitem que se entenda com mais clareza problemas e/ou oportunidades. Assim, pode-se encaminhar uma solução ou abordagem mais efetiva. Por exemplo, quando se emprega a IA, ela amplia o conhecimento do decisor sobre a decisão, pois é um conhecimento baseado em dados. Esse conhecimento leva a escolha de melhores decisões, que por sua vez, o leva a escolha das melhores ações/ projetos para implementar a decisão. Melhores ações/ projetos tendem a aumentar a probabilidade de sucesso da decisão ao trazer os benefícios decorrentes dessa.”  

Comunicação assertiva e uma liderança inovadora eficaz 

A comunicação desempenha um papel fundamental na liderança por várias razões. Os líderes precisam comunicar sua visão, missão e metas para a equipe. De uma forma que alinhe todos na mesma direção e inspire-os a trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns. Além disso, a comunicação eficaz pode motivar e engajar os colaboradores, seja por meio do compartilhamento de histórias de sucesso, reconhecimento de conquistas ou fornecimento de feedback construtivo.  

Logo, a capacidade de comunicar decisões importantes é outra faceta da liderança. Neste caso, a transparência e a plena compreensão do cenário ajudam com que todos entendam as razões por trás das decisões e a aceitem mais facilmente. A comunicação, que é o cerne de qualquer relacionamento profissional, está sendo transformada pela adoção de novas ferramentas e práticas. Neste cenário, é fundamental compreender como a inovação e a tecnologia estão redefinindo esta dinâmica. Elas criam oportunidades e desafios únicos que impactam não apenas a eficiência e a produtividade, mas também a cultura e o engajamento nas empresas.  

Para Alessandro, a relação entre inovação, dados e a comunicação abre frente para a solução de um enorme problema de gestão. A má comunicação tem sido elencada como um dos problemas mais importantes no gerenciamento de projetos. Assim, novas tecnologias ampliam as possibilidades de comunicação por meio de novos canais e ferramentas. Principalmente quando se trata de trabalho remoto. O trabalho remoto é um desafio para a liderança, pois perde-se o contato da presença física. A consequência é que se amplia a dificuldade em manter relações sinérgicas com os liderados. Tecnologias atuais como videoconferências e realidade virtual, e até tecnologias em desenvolvimento como holografia ferramental ajudam o líder com novas possibilidades de fomentar a conexão na equipe.  

Tecnologia e liderança: navegando pelos desafios da Era dos Dados 

A integração eficaz de dados e liderança é uma prática que oferece inúmeros benefícios para as organizações. Incluindo a capacidade de tomar decisões informadas, impulsionar a inovação e melhorar o desempenho geral. No entanto, a implementação bem-sucedida dessa prática não é isenta de desafios significativos. À medida que as empresas abraçam a era da informação e buscam alavancar os dados como um ativo estratégico, surgem obstáculos complexos.  

Nesse sentido, o coordenador e especialista em tecnologia é preciso: “A tecnologia deve atuar em prol e não contra a humanidade.” Isto é, princípios éticos devem pautar as decisões dos líderes, pois as tecnologias são desprovidas de juízo de valor. Uma ferramenta tecnológica não é boa ou ruim, mas o mestre por trás da ferramenta que irá fazer um bom ou mal uso dela. Moralmente, o mundo tem evoluído devagar ao longo dos séculos, mas tem evoluído. Práticas aceitas há algumas décadas não se mostram mais adequadas. O fundamental é que a tecnologia respeite o ser humano na sua individualidade, sem discriminação ou preconceito de qualquer natureza. Isso não implica tratar a todos da mesma forma, dado que as pessoas são diferentes. Mas, entender essas diferenças e levá-las em consideração quando se empregar a tecnologia.  

“Nesse sentido, invadir a privacidade de alguém é um tipo de desrespeito e já surgiram leis (como a LGPD) e marcos regulatórios para inibir esse tipo de ação. A tecnologia evolui rapidamente, depois, correndo atrás, vem a sociedade discutindo, regulando e determinando os limites morais de cada tecnologia.” complementa Alessandro.  

Os líderes devem entender os fundamentos e os benefícios das principais tecnologias que assessoram seus negócios. Para isso é necessário se capacitar. O casamento dos dados com intuição dos líderes tende a melhores caminhos. Aqui no Ibmec esta relação entre tecnologia e liderança tem sido a chave para muitas formações. Inclusive, o MBA em Liderança, Inovação e Tecnologia é justamente pensado para dar conta destes desafios contemporâneos. 

Quer saber mais? Acesse nossa plataforma, entre em contato, siga nossas redes sociais! 

CADASTRE-SE PARA TER ACESSO AO CURSO

Informe o seu nome completo
Informe um CPF válido.
Informe uma data de nascimento válida
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios