Embora o currículo esteja longe de sumir, muitas vagas são disponibilizadas no LinkedIn e os recrutadores, quando não fazem a seleção pelo próprio perfil, dão uma “olhadinha” para conhecer um pouco mais do candidato. Além disso, o LinkedIn é uma importante rede para manter o networking aquecido, permanecer atualizado sobre sua área de atuação e fortalecer seu marketing pessoal.
Enquanto o currículo deve ser um documento personalizado de acordo com cada vaga, sendo geralmente mais técnico e mais objetivo, o LinkedIn é uma ferramenta útil para complementar essas informações, mostrando um pouco mais da pessoa por trás do profissional, do seu percurso no mundo do trabalho e outras atividades pertinentes. Por isso, é importante incluir o link do seu perfil no currículo.
Mas, como garantir um perfil adequado e atrativo? Veja essas dicas:
- Título – O título aparece logo abaixo do seu nome, nele deve constar tudo que possa ajudar o recrutador a localizar o perfil desejado. Dessa forma, evite colocar “Em busca de recolocação”, ou apenas “Estudante”.
A ideia é incluir seu cargo, área de atuação e/ou palavras-chave que correspondam ao seu objetivo profissional, por exemplo: Ciências Econômicas | Profissional de Finanças | Estagiário de investimentos.
Esse é um dos primeiros itens visto pelo recrutador, então capriche!
- Foto – O próprio LinkedIn menciona que um perfil com foto tem de 2 a 3 vezes mais visualizações.
É importante que a foto seja recente, sem fundos ou detalhes chamativos, obviamente uma foto que tenha apenas você e que seja adequada a um perfil profissional.
Não vale foto da balada, mas também não precisa ser uma foto no estilo 3×4. Pode sorrir e demonstrar simpatia!
- Capa – Basta uma imagem que ilustre sua área de atuação ou objetivo profissional. Simples assim!
- Sobre – Nessa parte você deve escrever um breve resumo sobre você. Quando bem-feito é necessário apenas de 2 a 4 parágrafos, nada mais que isso, mas o grande segredo é tentar incluir palavras-chave que aumentam o seu alcance na rede.
Você pode se apresentar, resumir sua formação acadêmica e atuação profissional, descrever seus conhecimentos e habilidades, além de mencionar seus interesses e objetivos profissionais.
- Experiência profissional – Além de incluir os dados objetivos como: empresa, datas e cargos. Também é importante descrever as atividades realizadas, participação em projetos e resultados alcançados. A riqueza de detalhes nesse item pode ser um diferencial no seu perfil.
- Competências e recomendações – Não deixe de incluir pelo menos 5 competências no seu perfil, ao mesmo tempo, não coloque qualquer coisa, apenas para completar o campo. Seja verdadeiro, e inclua sempre suas competências técnicas e comportamentais, não apenas uma ou outra.
É importante que você tenha a iniciativa de atestar as competências e escrever recomendações para suas conexões, desde que sejam honestas e que você realmente concorde. Dessa forma, além de movimentar a sua própria rede, incentiva que os demais façam isso por você também.
- URL personalizada – Você pode personalizar a URL do seu perfil, retirando aqueles números e letras aleatórios criados automaticamente. É possível alterar até cinco vezes num período de seis meses e para fazer a personalização, basta clicar em “Editar perfil público e URL” na página de edição.
Esse é o mesmo link que você deve incluir no seu currículo.
- Certificados e atividades extracurriculares – Para trazer mais credibilidade ao seu perfil e visibilidade para suas competências, vale a pena incluir os seus certificados e descrever os projetos e atividades que você executa além da formação acadêmica e profissional, desde que agreguem algo para seu objetivo de carreira. Também vale a pena incluir trabalhos voluntários, participações em projetos e eventos que demonstrem suas habilidades técnicas e pessoais.
- Grupos e conexões – Comece pelas conexões mais fáceis (familiares, colegas de classe e de trabalho, professores e gestores), mas não se limite apenas a elas, procure pessoas estratégicas, que podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo.
Siga empresas que você admira ou que deseja trabalhar, assim consegue acompanhar as notícias e aberturas de vagas, além de conhecer um pouco mais do estilo, missão, visão e valores da organização. Faça parte de grupos relevantes da sua área de atuação ou que correspondam com seu objetivo profissional, assim você se manterá informado e terá mais facilidade para encontrar pessoas interessantes para compor sua rede de contatos.
- Perfil em outro idioma – Se você possui conhecimento avançado em outro idioma, procura oportunidades fora do Brasil ou em multinacionais, é recomendável incluir o perfil em outro idioma. E não, você não terá que cuidar de dois perfis distintos, após a tradução, o visitante poderá selecionar em que idioma deseja ver seu perfil, mas ele permanece único.
- Ortografia – Erros gramaticais e ortográficos não devem acontecer nunca, mas no LinkedIn, por ser uma rede social profissional o peso é ainda maior e pode ser critério de desclassificação em um processo seletivo. Sempre revise várias e várias vezes o que você escreveu ou peça para que alguém te ajude com isso sempre que possível.
- Seja participativo, mas com cuidado! Criar conteúdo, compartilhar ou comentar postagens de forma construtiva, saudável e respeitosa, te ajuda a ganhar visibilidade no LinkedIn. Mostra domínio em alguns assuntos, articulação, interesse e muitas outras competências. Por outro lado, fazer postagens sem relevância profissional ou se envolver em discussões desnecessárias, prejudica, e muito, a sua imagem.
O LinkedIn é baseado em algoritmos e vale a pena usar isso em seu favor, mas não deixe de lado a empatia e a humanização das relações. O networking é uma via de mão dupla, é necessário estar aberto ao outro, além de ser interessante você precisa ser interessado.
O setor Carreiras está aqui para te ajudar e apoiar com todas essas decisões, por meio de atendimentos gratuitos e personalizados!
Eline Nicolau Roque Ottani – Supervisora do Ibmec Carreiras SP
Contatos Carreiras: WhatsApp: (11) 94205-5344 | E-mail: carreirassp@ibmec.edu.br
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