ESG é tema de evento promovido pelo Ibmec Rio

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Instituição recebeu executivos da Vale, CVM, KPMG, BB, Vibra Energia, JGP, S&P Global e Robert Half para discutir práticas e investimentos do mercado

Na última quarta-feira (23), o Ibmec Rio reuniu, em seu auditório na unidade Barra da Tijuca, aproximadamente 200 pessoas para participar da “Jornada sobre a integração da Agenda ESG”, evento idealizado por Gustavo Herkenhoff Moreira, que atua como coordenador e professor na instituição. Na ocasião, renomados palestrantes das empresas Vale, CVM, KPMG, BB, Vibra Energia, JGP, S&P Global e Robert Half discutiram o papel do mercado para a evolução das ações corporativas e investimentos ligados às práticas Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa nas organizações.

Na abertura, o reitor do Ibmec Rio, Samuel Barros, ressaltou a importância do evento e destacou três motivos. O primeiro, segundo ele, é efetivamente pelo tema em si, relevante para o Ibmec como instituição para se posicionar nessa agenda fundamental para o Brasil. Em segundo, o reitor destacou a aproximação do mercado. Por fim, reforçou que ESG é uma agenda, um tema que veio para ficar, capaz de gerar recursos financeiros para as empresas. Além disso, apresentou uma avaliação, considerando também os últimos anos.


“Hoje, o profissional e o estudante têm valores muito claros, com uma proximidade muito grande com a agenda ESG. Se você pegar um profissional formado na década de 90, nos anos 2000, a agenda dele era muito mais financeira do que social. Hoje, uma empresa que não enxerga o ESG como uma agenda principal está perdendo oportunidades e talentos. Não é uma moda. É uma permanência. Para nós como educador, como instituição de ensino, também como empregador, é muito importante olhar para isso, trabalhar com isso e entender que é uma mudança muito boa.”

Como o ESG foi incorporado no centro da estratégia organizacional recentemente, existe grande carência de mão de obra qualificada e de discussões. Essa observação da realidade foi o que motivou Gustavo Herkenhoff, professor e coordenador dos cursos de MBA de Finanças e em ESG do Ibmec, a idealizar o evento. A análise, para ele, foi positiva.

“O Ibmec, como escola de negócios de referência, tem um papel fundamental na promoção de debates qualificados. E o evento foi muito valioso nesse sentido. Reunimos graduados executivos de diferentes atuações profissionais. Tal diversidade de experiências permitiu um debate rico, profundo e conectado com as práticas de mercado, além de lançar luz a partir de visões complementares e inovadoras.”

Mesas e palestrantes

O evento, aberto ao público, contou com uma programação que contemplou os seguintes eixos temáticos: “Governança Corporativa”, “Integração da Agenda ESG nas empresas” e “Integração dos fatores de ESG ao processo de investimento”.

Daniel Maeda, superintendente da Supervisão de Investidores Institucionais da CVM, e Eliete Martins, sócia da KPMG onde lidera projetos de Governança Corporativa, Controles Internos e Implementação da Lei Sarbanes-Oxley no Brasil, discutiram sobre governança corporativa.

Para tratar da integração da agenda ESG nas empresas, subiram ao palco Rodrigo Lauria, diretor de Mudanças Climáticas e Carbono da Vale; Ana Paula Grether, gerente executiva de ESG da Vibra Energia; além das executivas da Robert Half,  Elisa Rodrigues e Laís Vasconcelos.

Participaram da terceira mesa, “Integração dos fatores de ESG ao processo de investimento”, Daphne Breyer, Head de BB Asset Management; Guilherme Bragança, sócio da JGP; e Rafael Janequine, diretor de ESG da América Latina da S&P Global Ratings.

Aqui se aprende fazendo

Além da participação como ouvintes na “Jornada sobre a integração da Agenda ESG”, alguns alunos tiveram a oportunidade de atuar na produção do evento. Foi o caso da estudante do curso de administração Julia Fernandes, que atuou em todas as etapas.

“Acho que o evento foi importante para mostrar para alunos e participantes que ESG não é apenas uma sigla “bonitinha”. É um conjunto de práticas para as quais empresas e investidores olham para obter o máximo de valor e resultado, ao mesmo tempo que reduzem seu risco. Foi uma honra como aluna montar esse evento e vê-lo se concretizando. Engrandeceu demais minha experiência e chancelou mais uma vez que o Ibmec foi a melhor escolha acadêmica por proporcionar tanto aprendizado prático, teórico e oportunidades como essa”.

Guilherme Ferreira é monitor da disciplina eletiva “Produção de Eventos” e participou da execução da jornada, quando pode também liderar o grupo dos alunos matriculados neste semestre, formado por Isabelle dos Santos; Lorena Alvarez; Maria Eduarda Vieira; Maria Fernanda Ribeiro; Rafael Cezar; e Yulla Abrahão.

“O evento mostrou que as empresas e a sociedade estão em constante processo de consciência sobre suas responsabilidades ambientais e seus impactos. Para mim, é gratificante participar dos eventos do Ibmec e contribuir a partir da minha vivência e do conteúdo absorvido nas disciplinas. É como se estivéssemos recebendo uma visita na nossa casa, então a gente quer recepcionar da melhor forma possível para que volte sempre.”

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios