A ordem do momento é fazer tomadas de decisões e assumir uma liderança empresarial baseada em dados. O que é normal em um mundo cada vez mais orientado por essas inúmeras informações. Assim, empresas do mundo todo estão tentando mudar a lógica pela qual funcionam, buscando condensar inúmeros dados em ideias inovadoras. No entanto, essa ênfase exclusiva nos dados não pode se sobrepor à importância de outros fatores na dinâmica organizacional. Por isso, o papel de uma liderança é profundamente desafiador, pois precisa ponderar essas balizas. Vamos abordar esta complexidade neste artigo, tentando entender como equilibrar diferentes fatores na sociedade da racionalidade para uma liderança de sucesso.
A importância dos dados para a uma liderança sintonizada à modernidade
Em um mundo hiper rastreado torna inegável o papel dos dados na identificação de tendências e comportamentos. De acordo com uma pesquisa sobre alfabetização de dados conduzida pela Forrester em 2022, os líderes precisam assegurar que a empresa cultive a cultura de mapeamento e confiança nos dados. No entanto, embora 79% dos líderes afirmem que os colaboradores estão recebendo treinamento em dados, apenas 40% dos funcionários percebem desta forma. Essa discrepância de percepção pode estar conectada a uma outra disfunção na liderança: a ausência de humanização nos processos.
Os fatores socioemocionais, como o engajamento dos funcionários e as relações interpessoais, influenciam significativamente o desempenho e a cultura de uma organização. Ignorar esses aspectos pode levar a problemas de produtividade, baixa moral e alta rotatividade de funcionários. Da mesma forma, os aspectos inconscientes, como preconceitos implícitos e dinâmicas de poder, podem moldar sutilmente as interações e decisões dentro de uma empresa.
Portanto, enquanto os dados fornecem uma base sólida para a tomada de decisões, uma complementação a partir de uma compreensão holística é o diferencial. Um líder precisa conseguir perceber seus colaboradores para além do que eles apresentam na prática coletiva. Uma escuta afetiva, uma percepção das posições e localidades dentro da sociedade faz do planejamento de gestão um resultado concreto e pertinente a todos.
Apesar das máquinas, empresas ainda não humanas
Organizações modernas são como microssociedades e, portanto, a complexidade delas é um tema cada vez mais relevante. Especialmente em um mundo onde a tecnologia molda o comportamento e o comportamento molda a tecnologia, em uma relação mútua. Percebemos uma rápida e profunda transformação que conecta de forma global e traz mudanças culturais que convivem e se complementam.
Dessa forma, para compreender o que uma empresa é atualmente, torna-se necessário levar em consideração todos esses aspectos. Reconhecer que elas são compostas por aspectos técnicos, socioemocionais e inconscientes que as compõem. E claro, que tudo isso precisa se relacionar com os objetivos financeiros e as metas estratégicas.
Assim, compreende-se como os aspectos técnicos as estruturas, processos e sistemas formais dentro de uma organização. Isso inclui hierarquias, políticas, procedimentos operacionais, tecnologias utilizadas e outros elementos tangíveis que sustentam as operações diárias. Os aspectos socioemocionais dizem respeito às interações humanas e relacionamentos. Ou seja, como funciona a cultura organizacional, os valores compartilhados, a comunicação e o clima emocional dentro da organização. Esses aspectos podem influenciar significativamente a forma como os funcionários aderem a um projeto ou não. Bem como a coesão da equipe, a capacidade criativa e a dedicação, logo o ambiente de trabalho como um todo e o resultado final.
Já os aspectos inconscientes se referem às dinâmicas psicológicas e emocionais que podem influenciar o comportamento humano individual e coletivo. São aqueles traços que dão a cara de maneira sutil e muitas vezes não reconhecida conscientemente. Isso pode incluir preconceitos, ideologias, padrões de pensamento e outros fatores que podem afetar as interações e decisões dentro da organização.
Tudo isso é atravessado pela humanidade de quem elabora, executa e vive esses cenários corporativos.
A formação para uma liderança empresarial baseada em dados é contínua, e a em humanos também
À medida que avançamos nessa era dos dados, as lideranças reconhecem e buscam utilizar dados em suas operações diárias. No entanto, podem negligenciar a necessidade de se preparar para lidar com a humanidade inerente à gestão de pessoas. Isso requer uma ênfase igual à aquisição e aprimoramento de habilidades relacionadas à data science. Ou seja, da mesma maneira que há um investimento em formação hard skills em dados, é efetivo aprender e aprimorar habilidades de gestão de pessoas.
Enquanto as habilidades técnicas e analíticas são fundamentais para interpretar dados e tomar decisões informadas, as habilidades interpessoais são igualmente importantes para liderar equipes de forma eficaz e inspiradora. Isso inclui habilidades como comunicação eficaz, empatia, inteligência emocional, resolução de conflitos, capacidade de motivar e inspirar outros, e adaptabilidade.
Sendo assim, empresas que buscam se alinhar aos objetivos sustentáveis do século, e querem ser bem percebidas por investidores, devem levar em consideração esses requisitos na contratação e formação de seus líderes. Bem como, aqueles que projeto alavancar na carreira, também devem buscar conectar dados e humanização dos processos. Afinal, esses perfis desempenham um papel crucial no alcance dos objetivos de sustentabilidade e no sucesso das políticas ESG (Environmental, Social and Governance).
A formação Ibmec tem um forte apelo à construção de líderes que saibam mesclar essas habilidades. Portanto, em nossos MBAs buscamos tanto a prática baseada em dados e nos insights a partir de relatórios, como também incentivamos aprendizados conjuntos entre os alunos. No dia a dia, os professores orientam sobre as melhores formas de observar e compreender dinâmicas coletivas. Para conhecer mais sobre nossos cursos de pós-graduação, acesse nosso site e acompanhe nossas redes sociais!