A discussão sobre a vida urbana, em suas diferentes dimensões, é o mote central da edição de setembro da revista Política Democrática, que reúne um grupo de 20 articulistas com abordagens instigantes sobre as cidades e seu futuro. Em meio às eleições municipais e sob o impacto gigantesco da epidemia do coronavírus, esse debate tornou-se não apenas oportuno como urgente. Intitulada “A reinvenção das cidades”, a publicação oferece pluralidade de visões e alternativas para fazer avançar a qualidade dos espaços urbanos no Brasil.
O debate contará com a participação de autores da obra e possibilitará rica discussão, com abordagem de diversos assuntos nela tratados.
“Olhar para o que acontece nas cidades neste momento poderá dizer muito a respeito do nosso futuro coletivo e da nossa capacidade de construí-lo”, afirma o engenheiro Roberto Alvarez.
O percurso para a atualização da agenda urbana no Brasil, no entanto, é complexo e desafiador. O cientista político Jackson De Toni, nosso mediador e professor do MBA em Gestão e Políticas Públicas, especialista em planejamento urbano e regional, busca respostas para as barreiras que travam o processo de modernização da gestão municipal no Brasil. Sua convicção, como escreve na revista, é que “nos últimos trinta anos transferiu-se para os municípios, de forma assimétrica e desproporcional, uma gama enorme de pautas e agendas que os prefeitos e as cidades não estavam preparados para assumir.”
Mediação:
Jackson De Toni – doutor em Ciência Política e mestre em Planejamento Urbano e Regional, economista e professor de Formulação e Avaliação de Políticas Públicas no Ibmec-DF | Falará sobre a gestão municipal.
Convidados:
Roberto Alvarez é doutor em Engenharia e Diretor Executivo da Federação Global de Conselhos de Competitividade (GFCC), organização global sediada em Washington e presente em mais de 30 países. | Falará sobre inovação e sustentabilidade das cidades.
Philip Yang é fundador do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem). | Falará sobre a relação entre a política urbana e a desigualdade social, tendo como pano de fundo o cenário pós-pandemia do coronavírus.
Beth Cataldo é jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e editora responsável da Tema Editorial. | falará sobre o livro e as motivações que justificaram sua edição pela Tema Editorial, em parceria com a Fundação Astrojildo Pereira e discorrerá sobre a questão da comunicação e a vida urbana.
Apoio: Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e Tema Editorial