Aconteceu no Ibmec | COP 30 em pauta – Veja como foi o encontro sobre economia sustentável no Ibmec SP 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No dia 05/05, recebemos, no Ibmec SP, o diplomata Pedro Ivo Ferraz da Silva, um dos organizadores da COP 30 e coordenador de assuntos científicos e tecnológicos do Departamento de Clima do Ministério das Relações Exteriores. O evento é parte das iniciativas do Centro de Estudos Aplicados (CEAp) em IA e Mercado do Ibmec, liderado pelo Professor Gustavo Macedo.  
 
A COP 30, principal fórum global de negociação sobre metas climáticas, será realizada em novembro de 2025 no Brasil, em Belém, no contexto em que o Brasil busca retomar seu protagonismo na agenda climática.  

No Ibmec, a conversa com o diplomata abordou os desafios globais que estão em jogo e as soluções urgentes para enfrentar as mudanças climáticas que precisam ser discutidas na próxima conferência. 

Dentre os pontos discutidos, destacaram-se os que precisam de atenção imediata: 

  • Pontos de não retorno no sistema climático que podem comprometer a estabilidade do planeta; 
  • O impacto da pegada ambiental da Inteligência Artificial; 
  • Como sociedades mais vulneráveis podem se adaptar às mudanças climáticas e as formas de mobilização para promover justiça climática; 
  • A relação entre desenvolvimento e meio ambiente, especialmente com a geração de passivos ambientais e a necessidade de buscar soluções mais sustentáveis; 
  • O papel estratégico da China como grande emissor, mas também produtora de tecnologias acessíveis para mitigar os impactos climáticos. 

Pedro Ivo ainda destacou os três objetivos centrais para a COP 30: 

  1. Reforçar o multilateralismo; 
  2. Conectar as soluções climáticas à vida real das pessoas; 
  3. Acelerar a implementação do Acordo de Paris. 

      Durante a palestra, o diplomata compartilhou: 

      “Uma das saídas para a crise climática será negar a curva ambiental de Kuznets: mostrar que é possível, sim, subir a escada do desenvolvimento gerando menos passivos ambientais, incluindo as emissões de gases de efeito estufa. O Brasil, por suas escolhas históricas – como a industrialização e a mobilidade urbana baseadas em fontes renováveis – e por sua biodiversidade, que pode ser explorada de forma sustentável, deve servir de referência e pode liderar esse processo.” 

      O aluno Pedro Henrique Moura, do curso de Relações Internacionais do Ibmec SP, fez um especial no LinkedIn e comentou as suas principais impressões sobre o evento. Confira na íntegra clicando aqui

      A COP 30 não será apenas um evento de discussão, mas uma oportunidade estratégica para fomentar soluções globais e dar escala a elas, com a participação ativa de todos os países. O Brasil, como anfitrião, terá a chance de mostrar ao mundo seu compromisso com a justiça climática e o fortalecimento de acordos internacionais. 

      Essa iniciativa do Ibmec foi um momento essencial para engajar nossos alunos com as questões mais prementes da diplomacia ambiental, preparando-os para liderar a próxima geração de soluções climáticas

      Quem faz o futuro, faz Ibmec! 🌍 

      CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

      Informe o seu nome completo
      Informe um número de celular válido
      Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
      Preencha todos os campos obrigatórios