Iniciativa do Ibmec São Paulo e Somauma reúne especialistas da academia, organizações privadas e poder público ao longo de quatro encontros
O Ibmec São Paulo e a incorporadora Somauma promovem, a partir deste mês de junho, o ciclo de debates “Cidades Existentes”, um evento direcionado a profissionais dos mercados de arquitetura e urbanismo, imobiliários e simpatizantes do assunto. Ao longo de quatro encontros, que serão realizados até o final do ano, o ciclo receberá especialistas das áreas além de representantes do setor público e privado. Juntos, os convidados vão discutir tendências e repensar o modo de habitar em território urbano, com foco especial na área central de São Paulo.
Idealizado pela coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ibmec SP, o evento busca explorar questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável nas cidades. A primeira palestra, intitulada “Desafios para as áreas centrais da cidade de São Paulo”, está marcada para o dia 12 de junho, às 9h30, na Casa Somauma, no centro. O evento contará com a participação de Pedro Martin Fernandes, da SP Urbanismo, Marcelo Falcão, da Somauma, e será mediado por Silvio Oksman, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ibmec SP e sócio da Metrópole Arquitetos.
Neste encontro inicial, os palestrantes abordarão questões relacionadas às oportunidades e desafios para requalificar o centro da cidade de São Paulo. Serão discutidos temas como a ocupação de edifícios subutilizados, o potencial de adensamento da região central, além das possibilidades de atração de recursos públicos e privados para projetos de transformação urbana.
“Discutir a cidade na tríade academia e setores privado e público é o caminho ideal para transformarmos o modo como temos estruturado nossos centros urbanos. Os profissionais que pensarão as cidades do futuro frequentam hoje as instituições de ensino. É compromisso do Ibmec preparar esses profissionais para as realidades do mercado e, sobretudo, para transformar os espaços atentos às responsabilidades social, ambiental e cultural da cidade”, diz Silvio Oksman, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ibmec SP.
Ele destaca que a participação de empresas como a Somauma, especializada em retrofit no centro de São Paulo, enriquece o debate sobre intervenções urbanas enquanto a SP Urbanismo, empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, agrega ao debate sobre desenvolvimento da capital, com a concepção e implementação de programas e projetos de intervenção urbana.
Ciclo de Debates “Cidades Existentes”
📅Data: 12/06/2024
⏱️Hora: 9h30
📍Local: Av. São Luís, 84 – República, São Paulo
🎯Evento Gratuito
Ibmec-se!