Aconteceu no último dia 13 de Novembro, uma ação promovida pelo CASA e Carreiras do Ibmec DF, em referência ao Dia da Consciência Negra, com a finalidade de sensibilizar nossos alunos sobre a importância do respeito e igualdade.
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.” Paulo Freire
Segue registro da palestra “ Enquadramento jurídico das práticas discriminatórias” – Danilo Morais dos Santos, Advogado e ex-procurador do Ministério Público; Doutorando em Direitos Humanos (UnB), mestre em Ciências Política e Professor voluntário da Faculdade de Direito da Unb e da pós-graduação do Ibmec-DF.
Um momento com a contextualização desde a questão racial nos EUA, a dessegregação, ponderando sobre casos de discriminação tratados na suprema corte do EUA, o apartheid na África do Sul e como a discriminação vem sendo tratada no Brasil (Lei Afonso Arinos, Constituição 1988, a Lei Caó, a Lei Paim). Elucidando a diferença entre racismo e injúria racial.
“Discriminação é negar a dignidade do outro. A violência é dirigida ao outro, mas fala sobre nossa forma de organização. Devemos ter mais consideração e alteridade.”, falou Danilo Morais.
Confira fotos da palestra
Ibmec-se!