Por que o brasileiro prefere a poupança? Professor Gilberto Braga, do Ibmec RJ, comenta

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O mercado financeiro oferece uma gama de possibilidades de investimentos. Mesmo sendo uma das opções menos rentáveis, a poupança é a mais escolhida pelos brasileiros, cerca de 84% da população, segundo o Raio X do Investidor Brasileiro de 2019. Uma das barreiras para o investimento em outros meios é a desinformação.

Professor do MBA em Finanças e Gestão do Ibmec RJ, Gilberto Braga avalia o cenário atual. “A poupança como ferramenta de reserva de recursos é sempre válida, embora o seu rendimento possa até, em certos momentos, perder para inflação. Muitos investidores são fiéis à caderneta de poupança por hábito ou por desconhecer outras opções para diversificar as alocações”, pontua.

O docente explica um dos fatores que contribui para esse cenário é a falta de informação: “ainda existe a falta de educação financeira de uma forma geral e, por isso, o cidadão busca investimentos mais práticos, como a caderneta de poupança, que é um produto automático e vinculado a conta corrente bancária em boa parte das instituições financeiras.”

Para quem tem interesse no assunto, Braga dá uma dica. “A regra para prosperar financeiramente é sempre juntar recursos, investir e fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, se multiplicando e gastando o seu fruto. O Ibmec, por exemplo, possuiu diversos programas e cursos na área financeira que podem ajudar os investidores a encontrar respostas e oportunidades de educação financeira”, finaliza.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios