O advogado Caio Takano, professor do curso de especialização em Compliance do Ibmec SP, participou de live sobre Reforma Tributária para o Portal IG Econonomia.
“Além da carga tributária ser bem significativa, tem também a questão burocrática que as empresas têm que comprir para estar em dia com a Lei. Isso tudo repercute para o cidadão na aquisição de bens e serviços. É por isso que as duas propostas, a Pec 45 e a 110, buscam reformar este cenário de alta complexidade, burocracia e custos no famoso custo Brasil. A proposta é unir os cinco tributos (ICMS, PIS, Cofins, IPI, ISS) em um único, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A diretriz do próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, é não aumentar a carga tributária em termos absolutos”, explica Takano.
Entenda mais sobre o tema assistindo a entrevista:
Caio Takano é doutor e mestre em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo – USP.