“Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média”.
Daniel Goleman
Habilidades subjetivas e diretamente relacionadas à inteligência emocional e interação interpessoal são indispensáveis para uma jornada de sucesso, colaborativa e motivacional.
Segundo Goleman, psicólogo expert no assunto, não basta ser comprometido e apaixonado pelo que se faz. Na maioria dos casos, os contratados são inteligentes, ambiciosos e sabem usar tecnologia. Provaram que conseguem fazer o trabalho.
Mas lhe faltam traços comportamentais que são crucias para um desenvolvimento contínuo, até mesmo, a manutenção da posição na empresa.
Claudio Fernández-Aráoz, conselheiro sênior da empresa de headhunting Egon Zehnder, diz:
“QI te garante seu emprego, inteligência emocional garante sua promoção e a falta de inteligência emocional fará com que você seja demitido.”
Entenda seus pontos fortes e pontos de desenvolvimento, e conte sua história de forma atrativa destacando as soft skills pertinentes para a sua área de atuação.
Estamos à disposição para te apoiar!
Autor: Aline Pereira – Assistente de Carreiras do Ibmec RJ