Para que serve o Enem? Saiba tudo sobre o exame!

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Se você está na reta final do ensino médio ou procurando alternativas para entrar em uma faculdade, é importante que você entenda para que serve o Enem, pois, o exame pode ajudar você nesse momento.

Neste artigo, você vai entender melhor não só para que serve o Enem, mas também outras informações sobre o exame e como ele usá-lo para que você comece sua jornada em busca de mais conhecimento e independência. Confira tudo sobre o Enem a seguir!

O que é o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame com o objetivo inicial de avaliar o desempenho do aluno ao final do ciclo básico de escolaridade. Atualmente ele vem sendo usado como forma principal de ingresso no ensino superior.

Criado em 1998, em um formato um pouco diferente do atual, o Enem era composto por uma prova com 63 questões e uma redação e aplicado em apenas um domingo. Logo em seu primeiro ano recebeu aproximadamente 157 mil inscrições

Já em 2001, teve início uma política de isenções, aumentando, assim, o número de inscrições para mais de 1,6 milhão de alunos, com 82% dos inscritos isentos de pagamento.

O formato do exame foi reformulado em 2009, passando a 180 questões e uma redação, modelo usado até hoje. 

Qual a diferença entre o Enem e o vestibular?

A primeira diferença entre o Enem e demais vestibulares está no objetivo de criação de cada um. Como dito, o Enem inicialmente avaliava o desempenho dos estudantes do ensino médio. Enquanto isso, os demais vestibulares sempre tiveram função de etapa em processo seletivo para ingresso no ensino superior.

Além disso, enquanto você presta vestibular para uma instituição específica, através do Enem você tem acesso a processos em diversas instituições diferentes.

Outras diferenças podem ser percebidas com relação à quantidade de questões e formatos de aplicação. Alguns vestibulares são faseados: uma primeira etapa contendo questões objetivas e uma segunda contendo questões discursivas específicas sobre o curso escolhido.

sobre as redações, o modelo solicitado pelo Enem é sempre uma redação dissertativa-argumentativa, enquanto nos vestibulares o texto pode ser de diferentes gêneros.

Por fim, embora o Enem seja usado como forma de ingresso, para conseguir uma vaga, o candidato precisa, primeiramente, inscrever-se em um programa de seleção, seja Sisu ou Prouni, por exemplo. Por outro lado, os vestibulares dão acesso direto às inscrições na instituição selecionada.

A imagem contém um infográfico sobre os principais acontecimentos do Enem ao longo dos anos.
Acompanhe o histórico do Enem através desta linha do tempo!

Quem pode fazer o Enem?

Estudantes que estão no 3º ano do ensino médio ou que já concluíram podem realizar o Enem com objetivo de usar a nota para ingressar em uma instituição superior. Alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio também podem fazer a prova, mas apenas como treineiros, sem poder usar a nota posteriormente.

No entanto, fazer a prova como treineiro é uma oportunidade de mostrar um pouco sobre o exame. Dessa forma, o estudante pode se preparar melhor quando for para usar, de fato, sua nota para ingresso no ensino superior.

Além disso, alunos de supletivo e aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) também podem fazer a prova e utilizar a nota em seguida.

Quem faz o Enem não precisa fazer vestibular?

Isso vai depender da instituição em que você deseja ingressar. Há universidades e faculdades que aceitam o ingresso apenas por meio da nota do Enem. Já há outras que usam a nota do Enem como complemento ao vestibular. Nesse caso, o estudante deverá passar pelos dois processos.

Por isso, se você pretende entrar em uma faculdade ou universidade, é imprescindível que antes e durante todo o processo você acompanhe os editais de ingresso da mesma. Através desse documento você saberá quais são as formas de inscrição, datas e outras informações importantes.

A imagem contém estudantes após entrarem na universidade.
O ingresso ao ensino superior é a principal função para que serve o Enem!

Afinal, para que serve o Enem? Qual sua função?

O Enem acontece uma vez ao ano, e são milhões de estudantes inscritos para fazer o teste. Como dito, ele pode ser feito por quem ainda não terminou o ensino médio ou quem já concluiu essa etapa.

Você já viu que uma das funções para que serve o Enem é o ingresso em instituições do ensino superior. Mas, não só isso. Quer saber para que serve o Enem? Então, a seguir, veja algumas opções  e entenda por que você deve se preparar  para a prova!

Revisão dos conteúdos do ensino médio 

Se você já saiu do ensino médio há tempos, mas agora deseja fazer um curso superior,  você pode aproveitar a prova e seus momentos de estudo para relembrar alguns conteúdos importantes que serão cobrados nos vestibulares. 

Ou seja, fazer o exame é um ótimo treino para as futuras provas de ingresso em universidades para que serve o Enem. Perdeu o ritmo dos exames após a escola? O Enem ajudará você a recuperar isso.

Como funciona a entrada na universidade pelo  Enem?

A oportunidade de ingressar direto em algumas universidades com o uso da nota do Enem  é um dos principais fatores para que serve o Enem que leva muitos estudantes a fazerem a prova.

Tendo um bom desempenho, você consegue começar seus estudos em instituições de ensino para cursar a carreira que desejar. E, a depender da faculdade ou universidade, você não precisará fazer vestibular ou qualquer outro tipo de teste.

Portanto, para ingressar em uma universidade ou faculdade, você poderá inscrever-se em um programa de seleção, como o Sisu ou o Prouni, e utilizar sua nota do Enem.

Como ingressar em uma instituição pública com o Enem?

Após a publicação de sua nota do Enem pelo Inep, você deverá aguardar pela abertura das inscrições do Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas de ingresso para quem realizou a prova. Portanto, é preciso atentar-se quanto ao período de inscrições para não perder essa oportunidade.

Após feita a inscrição, será de responsabilidade da instituição divulgar os resultados da 1ª chamada. A nota de corte para obter uma boa posição e conseguir classificação dependerá de cada curso e de cada instituição. 

É importante lembrar que há instituições que possuem até 5ª chamada para ingresso. Portanto, se você não passou de primeira, atente-se aos editais de interesse para as próximas chamadas publicados pela instituição. Afinal, normalmente, nem todos os candidatos permanecem na fila, o que pode gerar novas vagas e oportunidades.

Como ingressar em uma instituição privada pelo Enem?

Ingressar em uma instituição privada é outra opção para que serve o Enem. Para isso, você pode tentar a inscrição pelo Prouni ou o ingresso por meio da nota. 

Com o Prouni, a depender da sua renda financeira familiar, é possível conseguir bolsas integrais ou parciais. Para isso, é importante fazer jus aos seguintes requisitos:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser pessoa com deficiência.

Concorrer a uma bolsa do Prouni é possível ainda se o(a) candidato(a) for professor(a) da rede pública de ensino básico, com atuação ativa  e integrando o quadro permanente da instituição, e estiver concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Quanto a esse caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

A comprovação da renda para os primeiros casos deverá ser feita na instituição de ensino e, para permanecer no programa, o bolsista deverá ter um rendimento acadêmico mínimo de 75% nas disciplinas em cada período.

Já com relação à matrícula nas instituições privadas via nota do Enem, será preciso verificar o edital de ingresso da faculdade ou universidade escolhida.

A imagem contém um infográfico com curiosidades sobre o Enem: primeiro tema da redação, isenção da taxa, recorde de inscritos, aceite internacional e certificação do ensino médio.
Confira algumas curiosidades sobre o Enem!

Como usar o Enem para o Fies?

O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa criado pelo Ministério da Educação em 1999, que permite o financiamento estudantil a estudantes de baixa renda para cursos de graduação em faculdades privadas. A vantagem do Fies é que os juros são menores e o pagamento desse subsídio é feito somente ao final do curso. 

O recurso é outro benefício para que serve o Enem. Para obtê-lo, o estudante deverá ter feito o Enem, obtido média das notas igual ou maior que 450 pontos e nota diferente de zero na redação. Além disso, deverá possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Por isso, se você não conseguiu uma bolsa pelo Prouni ou uma vaga em uma universidade pública, ainda é possível financiar seus estudos e garantir uma chance em um curso superior.

Como estudar no exterior pelo Enem?

Em um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), algumas universidades internacionais estão aceitando o bom desempenho dos estudantes brasileiros no Enem como forma de acesso à educação superior do país. 

Assim, estudar no exterior é outra forma para que serve o Enem, sendo uma chance e tanta de vivenciar novas experiências e ainda agregar mais conhecimentos culturais.

Atualmente, instituições nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda e França aceitam a nota do Enem como forma de seleção. Mas é em Portugal que as oportunidades florescem. São mais de 40 instituições de ensino superior oferecendo diferentes cursos.

Para saber mais sobre essa forma de ingresso, é preciso verificar os editais de cada instituição.

A imagem contém uma estudante se preparando para a prova após saber para que serve o Enem.
Preparar-se para o Enem aumenta as chances de você obter uma boa nota para ingressar em uma faculdade ou universidade!

O que acontece depois que se passa no Enem?

Por ser um processo seletivo unificado, você não obtém aprovação ou reprovação no Enem em si. Será a partir de sua inscrição em um programa de ingresso e de sua nota com relação aos outros candidatos(as) que se inscreveram para o mesmo curso e mesma instituição, que você obterá ou não aprovação.

Assim, após obter sua nota do Enem, você precisará se inscrever em algum programa de seleção, conforme citado anteriormente. Relembrando: para vagas em instituições públicas, inscreva-se no Sisu, e para vagas nas instituições privadas, inscreva-se no Prouni.

Acompanhe os resultados pelo site do Inep ou pelo seu e-mail, e as datas de cada etapa do processo por meio da instituição de ensino.

Quais faculdades aceitam o Enem?

Se você está se perguntando “O Enem serve para que faculdades?”, saiba que cerca de 500 universidades usam o resultado do Enem como critério de seleção, seja substituindo ou complementando o vestibular. 

Para saber qual a forma de ingresso de uma instituição, você precisa acessar o site oficial da faculdade ou universidade e buscar pelos editais de ingresso. Mais uma vez, é através desse documento que você encontrará tudo sobre os processos de seleção e entrada.

No Ibmec, por exemplo, as formas de ingresso acontecem por meio do vestibular, mas também através da sua nota do Enem. Para saber mais, basta acessar o site, inserir a localidade e a unidade desejadas e acessar o calendário e o edital.

Agora que você já sabe para que serve o Enem, pode planejar e aproveitar os benefícios da maneira que for mais adequada para você! Entenda mais sobre o exame com as notícias do Ibmec!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios