Neste texto você vai encontrar um conteúdo completo sobre como aumentar a sua criatividade e inovar nos negócios. Afinal, a inovação desempenha um papel muito importante dentro de uma empresa, oferecendo uma variedade de benefícios que podem impulsionar pontos estratégicos, como o crescimento, a competitividade e a sustentabilidade a longo prazo. E, claro, não podemos falar de inovação sem falar dela: a criatividade.
A criatividade é a principal fonte de novas ideias, abordagens e soluções que podem gerar ideias inovadoras, quebrar paradigmas, fomentar a experimentação, promover adaptação a mudanças, engajar os colaboradores de uma empresa e muito mais. Com criatividade é possível acompanhar a rapidez da informação e a velocidade com que tudo se transforma no mundo e, principalmente, na área de tecnologia.
Queremos que você se aprofunde e tire proveito da leitura e que, claro, consiga aplicar as dicas no seu dia a dia e junto a sua equipe.
Prepare-se para criar e inovar ainda mais!
Vamos começar desbloqueando a curiosidade?
Especialistas comparam a curiosidade a um músculo e, como todo músculo, fica ainda melhor quando exercitado regularmente. Por isso, exercite a sua curiosidade e tenha mais ideias de melhorias para o seu trabalho.
Experimente responder às perguntas a seguir para melhorar o desempenho no seu trabalho:
- O que me desperta curiosidade hoje?
- Para qual assunto geralmente não dou muita importância e quero me aprofundar?
- Quais perguntas com “por que” posso fazer no trabalho hoje?
Descubra novos insights
Agora, como você pode aumentar a probabilidade de imaginar abordagens inéditas e diferentes para os problemas e as oportunidades do dia a dia? Experimente preencher a ficha a seguir para descobrir novos insights:
- Observe. Como você e sua equipe podem ganhar perspectiva sobre novas formas de fazer as coisas? Que consumidores ou clientes você pode visitar à medida que usam seu produto ou serviço? Quais novos produtos e tecnologias você pode investigar? Como aprender mais sobre a concorrência?
- Questione. Que perguntas você e o grupo podem fazer para questionar o status quo? Por que, hoje, as coisas são feitas desta forma? Como isso pode ser mudado? Faça perguntas como: “Por que fazemos X?” e “Por que não fazemos Y?”
- Faça networking. Como você e sua equipe podem descobrir novas ideias conversando com pessoas de áreas e perspectivas diferentes? Com quem você pode conversar? Que perguntas você faria?
- Explore. Como você e sua equipe podem se inspirar na exploração de novos lugares e tentar coisas novas? Que campos diferentes têm enfrentado desafios semelhantes? Como eles resolveram seus problemas? Como isso pode se aplicar à sua situação?
Identifique oportunidades
Agora que você despertou a sua curiosidade e já está fazendo novas abordagens para soluções no seu dia a dia, que tal prestar mais atenção e saber como identificar as oportunidades de inovação que surgirem no seu caminho?
- Tome nota: “Em empresas que inovam, o aprendizado precisa se tornar um hábito.”— Amy Edmondson, professora da Harvard Business School
Responda as perguntas a seguir:
- Uma surpresa é um resultado imprevisto, um benefício secundário ou uma falha no processo. O que tem te surpreendido no trabalho ultimamente?
- Um truque é uma solução improvisada que indica uma necessidade não atendida. Quais truques você já observou em seu trabalho ou no uso de seus produtos e serviços por parte dos clientes?
- Quando você detectou paixão — uma reação forte, como alegria, irritação, confusão — no trabalho que você desempenha?
- Quando você viu incoerências, como uma disparidade entre palavras e comportamentos, no trabalho que você faz?
- Qual dessas constatações é promissora o suficiente para ser levada adiante?
Melhore sempre a inovação
Inovar envolve vários fatores: melhorias inteligentes de processos, aprimoramento criativo de produtos ou serviços e até mesmo tecnologias revolucionárias. Porém, há algo mais: o aprendizado. Se não houver aprendizado ao longo do processo, mesmo a solução mais criativa fracassará e acabará por se transformar em uma alternativa desinteressante.
- Você sabia?
As pessoas que acreditam que a inteligência se desenvolve por meio do esforço tendem a enxergar mais oportunidades de aprendizado do que aquelas que acham que a inteligência é fixa.
Após cada projeto, quando não há um momento para refletir sobre como melhorar o processo de inovação, mesmo a empresa mais motivada acaba ficando para trás. Isso é algo que você e a sua empresa não podem admitir. Esta é a questão do aprendizado: não é possível aprender sem refletir, ou seja, sem avaliar regularmente as experiências anteriores para poder melhorar no futuro.
Aprofunde-se nos sucessos e nos fracassos
Um projeto de inovação não chega ao fim até que você e sua equipe se livrem dos vieses e investiguem a fundo o que aconteceu da maneira esperada e o que não foi bem assim. Quando se trata de inovação, o único fracasso real é não aprender, tanto com as vitórias quanto com as derrotas.
O que importa é sua reação. Você e sua equipe de projeto investigam o que aconteceu para melhorar da próxima vez? Ou esquecem os erros e acreditam que só precisam se esforçar mais no futuro?
- Você sabia?
Muitas vezes, medalhistas de ouro olímpicos dizem que os contratempos, como não ser selecionado para o time, uma grande derrota ou lesões, estimulam o sucesso no esporte. O segredo é extrair motivação e aprendizado dessas experiências.