O transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática, também denominado discalculia, compromete competências relacionadas a cálculos matemáticos, enquanto demais capacidades encontram-se sem alterações. É uma desordem neurológica que afeta as habilidades de compreender e manipular números.
É estimado que entre 3% a 6% da população sofra de discalculia, e suas dificuldades variam em diferentes níveis, podendo afetar a compreensão, memorização de regras, sequenciação, compreensão de unidades de medidas diversas e a execução de tarefas de manipulação de números.
Embora seja mais observado na infância, a discalculia costuma permanecer na idade adulta e acompanha a pessoa que entra na graduação. Mas, longe de significar fracasso em cursos ou matérias relacionadas a números, alunos de graduação podem buscar ajuda para melhorar seu desempenho e lidar com as dificuldades da discalculia.
É necessário melhorar as habilidades matemáticas básicas até alcançar as complexas, e para isso o aluno pode lançar mão de tutores, aulas particulares, uso de ferramentas tecnológicas ou aplicativos, e constante treino matemático na vida diária.
Ou seja, o esforço do aluno, unido ao suporte adequado (incluindo adaptações institucionais e suporte emocional) vão viabilizar o sucesso acadêmico!
Saibam que estamos sempre aqui para apoiá-los, combinado?! 🤝💙
Núcleo de Acessibilidade – NAC
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