Você já ouviu falar em lifelong learning? Traduzindo livremente, o termo se refere ao “aprendizado ao longo da vida”, mas, de forma ainda mais simples, trata-se da educação continuada. É uma prática que defende o aprendizado durante toda a nossa vida e não apenas no período acadêmico, enxergando oportunidades de aprender algo nas mais diversas situações ou lugares, em momentos diferentes e com qualquer pessoa.
Considerando que o mercado de trabalho é cada vez mais complexo, rápido e imprevisível, pensar a aprendizagem além da educação formal torna-se fundamental, e na maioria das vezes é até mais importante do que focar em apenas uma ou outra habilidade. Dessa forma, vamos contra o pensamento mais comum, de que a formação nos deixa prontos para atuarmos em uma área específica durante toda a nossa trajetória profissional. Não mais! Para ganharmos relevância, é necessário sermos mais que apenas alunos, é necessário nos tornarmos aprendizes.
Outro termo bem relevante é o learning agility, que significa “velocidade de aprendizagem”, são comportamentos e práticas que facilitam a aprendizagem de forma mais acelerada. Esse conceito nos trás a ideia de aprender, desaprender e reaprender, consequentemente, começando pela mentalidade de aprendizado contínuo. É a possibilidade de conquistar novas skills através da experiência, superando desafios complexos e progredindo em meio as mudanças.
É mais do que aprender rápido, é acompanhar as mudanças do mundo em toda a sua velocidade.
Essa versatilidade, facilidade de aprendizagem e adaptação são fatores muito valorizados pelo mercado de trabalho. A parte boa é que podemos treinar esses aspectos praticamente todos os dias, considerando que o mundo está acelerado e exige que tenhamos flexibilidade e disponibilidade para pensar diferente, testando outros tipos de comportamentos diante de novas ou das mesmas situações.
Para otimizar essas atitudes: Seja curioso. Experimente, pesquise, se interesse por coisas e assuntos diferentes, seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional.
A curiosidade proporciona um conhecimento variado e nos torna mais produtivos, lidando com problemas de maneira criativa e eficiente.
Também, peça feedbacks e use-os. Após aplicar aquilo que você aprendeu, pergunte aos seus colegas ou para o seu líder o que eles percebem com as mudanças e o impacto disso no seu dia a dia. Afinal, aprendemos muito através da experiência prática, não é?
Apenas cuidado para não pedir feedbacks a cada passo dado, às vezes é necessário que as ações sejam mais robustas e tenham um certo tempo de duração para avaliarmos o efeito real.
Reserve um tempo para refletir, assim permitimos o processo de aprendizagem através da experiência. Repasse suas ações e atitudes diante das mais diversas situações do dia a dia e se pergunte o que poderia ter sido diferente ou melhor.
Não tente se apoiar em explicações ou dar desculpas para o comportamento adotado, apenas se questione.
Seja responsável pelo seu próprio aprendizado, com autonomia e automotivação (na falta da motivação use a disciplina) para conquistar algo novo todos os dias. Afinal, essas são habilidades para a vida toda, e nos ajuda em todos os aspectos dela.
O setor Carreiras está aqui para te ajudar e apoiar com todas essas decisões, por meio de atendimentos gratuitos e personalizados!
Eline Nicolau Roque Ottani – Supervisora do Ibmec Carreiras SP
Contatos Carreiras: WhatsApp: (11) 94205-5344 | E-mail: carreirassp@ibmec.edu.br
Ibmec-se!