Uma pesquisa realizada pela professora Lucia Barbosa de Oliveira revelou as perspectivas profissionais dos estudantes do ensino médio técnico e o que os motivou a buscar esse tipo de formação.
A pesquisa mostrou que a maioria dos jovens (51%) opta pelo ensino médio técnico para melhorar sua empregabilidade e ter mais chances de inserção no mercado de trabalho. O que mais surpreendeu, no entanto, foi o grande interesse desses jovens pelo ensino superior. Segundo dados da pesquisa, sete em cada dez jovens (73%) afirmam que pretendem ingressar no ensino superior, enquanto 23% consideram a possibilidade, totalizando 96% dos participantes. O ensino superior, portanto, faz parte das aspirações da esmagadora maioria.
O estudo foi realizado em março de 2015 com estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola privada localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Foram entrevistados 189 alunos, número que corresponde a 80% do total. A escola, que atende a uma comunidade de renda média a baixa, oferece cursos técnicos em informática, eletrotécnica, mecânica e eletrônica, todos integrados ao ensino médio regular, na modalidade conhecida como EMI (ensino médio integrado). O perfil dos alunos era predominantemente masculino (72%) e com idades entre 15 e 17 anos (84%). Também foi interessante observar que muitos deles (em torno de 90%) seriam os primeiros da família a conseguir um diploma do ensino superior.
Quase metade dos participantes (47%) indicou que o ensino superior seria uma forma de ampliar seus conhecimentos. Para aproximadamente 20%, o ensino superior significa o acesso a posições profissionais melhores e mais bem remuneradas, enquanto 10% destacam explicitamente que o diploma do ensino superior é uma “exigência da sociedade”.
A conclusão da professora Lucia Barbosa de Oliveira é que a grande maioria dos jovens participantes não vê a formação técnica de nível médio como um fim em si, mas apenas como uma etapa de sua formação, a ser complementada pelo ensino superior.
Saiba mais sobre o mestrado profissional em Administração e Mestrado Profissional em Economia através do site ibmec.br/estude-no-ibmec/nosso-mestrado.
Pesquisa do mestrado revela o perfil dos estudantes do ensino médio
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS