Nenhum cenário anterior foi tão positivo para a união entre tecnologia e empreendedorismo. Em um contexto empresarial dinâmico e cada vez mais competitivo, o aproveitamento da tecnologia tornou-se a verdadeira chave do sucesso. A rápida evolução tecnológica oferece oportunidades inigualáveis para inovação, eficiência operacional e alcance de novos mercados. Empreendedores que compreendem e incorporam estrategicamente as ferramentas tecnológicas têm muito a ganhar. Não apenas otimizar seus processos internos, mas também criar propostas de valor diferenciadas e ganhar uma vantagem competitiva significativa. Para falar sobre esta valiosa combinação, conversamos com Pedro Henrique Ramos, professor de Direito e Tecnologia no Ibmec/SP e sócio das áreas de Mídia, Tecnologia e Proteção de Dados do b/luz. Veja a seguir como há inúmeras portas abertas para o seu investimento ou ideia bombarem.
Quais são as principais tendências previstas para o próximo ano quando se fala de Inteligência Artificial?
Um enorme universo de possibilidades vem se abrindo com a chamada Inteligência Artificial. O nome se popularizou tanto nos últimos anos que até parece este é processo evolutivo recente. Entretanto, vale ressaltar que não é bem assim. Para quem não lembra, em 2001, um filme de Steven Spielberg fez sucesso nos cinemas. O gênero chamado de ficção científica trazia o cenário de um mundo futuro onde a AI estava inteiramente integrada à vida humana. Inclusive, na geração de máquinas capazes de desenvolver consciência. O ano era 2001, há 22 anos, e nem parecia que chegaríamos tão perto daquela realidade em breve. O fato é que chegamos e, aos poucos, estamos vendo as tecnologias super inteligentes sendo incorporadas ao cotidiano.
Especificamente para 2024, o próximo ano que está logo ali, existe a provisão de darmos mais passos em direção àquele futuro de dispositivos hiper inteligentes. Prevê-se uma maior integração de IA em diversas operações empresariais para otimizar processos, aumentar a eficiência e reduzir custos. O uso de IA para apoiar a tomada de decisões estratégicas nas empresas deve aumentar, proporcionando insights valiosos a partir de grandes conjuntos de dados.
Nesse sentido, é previsto que o uso de ferramentas de IA generativa se expanda significativamente no ambiente empresarial, com um foco mais acentuado no retorno do investimento (ROI). Essas ferramentas não apenas possibilitam a geração rápida de conteúdo, como também devem desempenhar um papel fundamental na otimização de processos e na tomada de decisões com base em dados.
Para Pedro Ramos, além disso, espera-se uma maior integração de ferramentas generativas em sistemas de CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning). Essa integração visa facilitar a gestão de relacionamento com o cliente e otimizar os processos internos da empresa, contribuindo para uma tomada de decisão mais informada e eficiente.
O CRM refere-se a um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias projetadas para gerenciar e aprimorar as interações de uma empresa com seus clientes. O objetivo principal do CRM é construir e manter relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes, entendendo suas necessidades e comportamentos. Já o ERP, Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema integrado de gestão. Ele permite que uma empresa controle e gerencie de forma eficiente suas operações e recursos.
Essa nova forma de elaborar planos empresariais é capaz de revolucionar todo o setor empresarial. O que faz com que quem esteja visando novos negócios precisa estar acompanhando integralmente este debate. Sendo assim, a única via para dar um pontapé já partindo de um lugar obsoleto.
No entanto, é claro que mudanças de estrutura e mindset, ou seja, a forma de pensar e enxergar o mercado, é desafiador. O que a conjuntura indica é que o ritmo da prática não acompanha as expectativas. O que pode ser sinônimo de morosidade, mas uma enorme oportunidade para quem souber adentrar esta porta.
Desafios e reflexões na implementação da Inteligência Artificial nas empresas
A inserção da inteligência artificial (IA) no dia a dia das empresas apresenta desafios significativos para empreendedores. Especialmente no que diz respeito à expectativa de melhorias operacionais e à necessidade de qualificação e letramento dos colaboradores. Embora a expectativa de aprimoramentos seja alta, a realidade muitas vezes revela desafios consideráveis na implementação efetiva e no aproveitamento máximo do potencial da IA.
Um dos desafios primordiais é a falta de qualificação e letramento dos colaboradores no uso dessas ferramentas avançadas. A complexidade técnica envolvida na integração da IA nos processos empresariais exige uma curva de aprendizado substancial. Muitas equipes podem enfrentar dificuldades para compreender e utilizar plenamente essas tecnologias. A lacuna de habilidades pode limitar a capacidade da empresa de extrair o valor máximo da IA e implementar práticas eficazes.
“A expectativa de melhorias operacionais com o uso de IA é atualmente muito maior que a entrega em si, especialmente pela falta de qualificação e letramento de colaboradores e colaboradoras no uso dessas ferramentas. No entanto, isso não significa que seu impacto será pequeno. Muito pelo contrário, a IA deve representar uma das maiores mudanças organizacionais no mercado de trabalho nos últimos anos.” alerta o professor e especialista em tecnologia, Pedro Ramos.
Gtech: onde o estudo e a tecnologia se encontrar para transformar iniciativas de empreendedorismo
O Gtech, ou Grupo de Estudos em Direito e Tecnologia, é uma iniciativa do Ibmec SP que visa proporcionar um espaço dedicado ao estudo e discussão sobre a interseção entre as carreiras jurídicas e a inovação, especialmente os impactos culturais, sociais, econômicos, políticos e regulatórios das tecnologias digitais. O grupo busca criar um ambiente propício para a reflexão e análise crítica das implicações legais advindas do avanço tecnológico, com um foco específico no campo da inteligência artificial (IA).
Esse projeto demonstra o comprometimento da instituição em proporcionar um ambiente acadêmico que vai além das fronteiras tradicionais. Atuamos incentivando a pesquisa, a análise crítica e a compreensão profunda das interações entre a área jurídica e as transformações tecnológicas. É fundamental para qualquer profissional, em qualquer área, estar antenado a essas inovações.
Se você quer ser um desses profissionais, entre em contato com nossa equipe e conheça iniciativas inovadoras do Ibmec.