Gilberto Braga, professor, economista e mestre em Administração pelo Ibmec RJ, falou ao site “Panorama Mercantil” sobre o acesso ao crédito pelas pequenas empresas e os impactos da reforma tributária na economia, caso seja aprovada.
O professor acredita que, para que as pequenas empresas tenham acesso ao crédito, que está escasso e fazer essa verba chegar aos empresários com maior rapidez, deve-se haver uma revisão das condições de análise de crédito. “As linhas são operadas por agentes financeiros prepostos, que exigem documentos que as pequenas e médias empresas têm dificuldade em atender, o que acaba por impedir, na maioria das vezes, a aprovação do crédito”, diz Braga.
Sobre os impactos da reforma tributária do Governo na economia, o professor acredita que, pelo foi divulgado, haverá uma considerável redução da quantidade de tributos, mas não da carga tributária, uma vez que não parece ser uma intenção a redução da arrecadação. “Entretanto, dependendo da proposta que for aprovada, poderá haver um redimensionamento das bases, ou seja, de que segmentos econômicos e contribuintes pagarão mais ou menos tributos. Na proposta do Executivo, claramente, existe uma oneração maior para os prestadores de serviços”.
Clique para ler a matéria na íntegra.