No sábado (18), o Prof. Cristiano Corrêa, coordenador dos cursos de MBA de Negócios do Ibmec SP participou de reportagem sobre imposto de renda, produzida pelo canal GloboNews.
O professor fez alguns alertas, entre eles, o que dá mesma maneira em que podemos errar no preenchimento das informações, tanto as pessoas como os estabelecimentos também podem cometer alguma falha.
“É preciso ficar atento porque temos a opção do pré-preechimento, que já consta informações fornecidas por outras pessoas à Receita Federal, sendo assim, faça a conferência de todos os dados e valores de recibos”, sinaliza Cristiano.
De acordo com o professor, os erros mais cometidos que acabam atrapalhando no recebimento da restituição são o preenchimento errado das informações e a falta de comprovação de valores lançados.
Outra questão importante é que neste ano será possível o recebimento em PIX, o que ajuda o contribuinte a receber o valor da restituição, caso o tenha, de maneira mais rápida. Entretanto, o PIX deve ser o CPF do contribuinte.
Vale lembrar que quem opta pela declaração pré-preenchida também terá a prioridade no recebimento.
Por fim, algumas regras mudaram para quem tem investimentos e ações na Bolsa de Valores. Além disso, houve alteração no prazo da entrega da declaração.
Confira na íntegra a entrevista