Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Núcleo de Arbritagem do Ibmec SP. Tanto os alunos de graduação como de pós-graduação podem se inscrever, de qualquer curso, mesmo que não seja referente à área jurídica.
Importante: as vagas são limitadas, por isso, caso tenha interesse, leia o edital com todas as informações para realizar a sua inscrição até o dia 30/03 (quinta-feira).
Confira o edital
O que é o Núcleo de Pesquisa em Arbitragem?
O Núcleo de Pesquisa em Arbitragem do Ibmec-SP (“NPArb”) tem por objetivo fomentar a pesquisa e a troca de experiências entre os alunos do Ibmec SP em assuntos relacionados ao instituto da arbitragem, tanto no âmbito interno quanto no internacional.
Nesse sentido, serão realizadas atividades práticas, pesquisas empíricas, redação de artigos científicos e preparação para competições arbitrais acadêmicas, entre outros, com vistas à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de competências indispensáveis na prática jurídica, integrando ensino, pesquisa e extensão, funções básicas e indissociáveis das instituições de ensino superior.
Saiba mais sobre o processo seletivo
Processo seletivo
Serão oferecidas até 20 (vinte) vagas para alunos de graduação e 20 (vinte) vagas para alunos de pós-graduação, ambos para qualquer curso oferecido no Ibmec SP, ainda que não seja referente à área jurídica (p.ex.: Administração, Economia e Relações Internacionais).
- As inscrições serão realizadas por e-mail até o dia 30/03/2023, para tmn@tmnarb.com.br com envio de:
- currículo atualizado em formato PDF;
- breve carta de motivação, no corpo do próprio e-mail, destacando especialmente as expectativas com relação às atividades que serão desenvolvidas pelo NPArb;
- indicação de qual curso e turma o candidato está regularmente inscrito no Ibmec-SP, além do RA (para a graduação).
Fique atento (a)
- Para os alunos da graduação, as atividades do NPArb ocorrerão quinzenalmente às quintas-feiras, entre 13h e 15h, na sede do Ibmec SP (encontros presenciais). O cronograma de atividades do NPArb será divulgado na abertura de suas atividades. A carga horária acima informada poderá ser modificada ao longo do semestre com atividades remotas, a serem distribuídas ao longo do semestre. Os dias e horários das aulas poderão ser modificados, o que será oportunamente informado aos alunos.
- Para os alunos do pós-graduação, as atividades do NPArb ocorrerão sempre às terças-feiras, às 17h30, com duração de 1h30, em formato virtual. O cronograma de atividades do NPArb será divulgado na abertura de suas atividades. A carga horária acima informada poderá ser modificada ao longo do semestre com atividades remotas, a serem distribuídas ao longo do semestre. Os dias e horários das aulas poderão ser modificados, o que será oportunamente informado aos alunos.
Resultado do processo seletivo
O resultado do processo seletivo será encaminhado por e-mail aos candidatos inscritos. O início das atividades será informado aos alunos aprovados tão logo seja finalizado o processo seletivo.
Os candidatos aprovados no processo seletivo serão considerados integrantes do NPArb no primeiro semestre de 2023 e serão avaliados com base nos seguintes critérios:
- frequência de 75% nos encontros presenciais (e on-line quando for o caso), sem a qual não serão conferidas as horas de estudos complementares;
- participação ativa nos debates e nos encontros presenciais e virtuais;
- cumprimento no prazo definido das tarefas relativas à organização os eixos pertencentes ao módulo de extensão, a serem definidas oportunamente definidas;
- entrega de relatório de pesquisa, artigo científico ou apresentação presencial, conforme o caso.
Professor responsável:
Thiago Marinho Nunes, Doutor em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Contencioso, Arbitragem e Modos Alternativos de Resolução de Conflitos pela Universidade de Paris II – Panthéon-Assas; Vice-Presidente da CAMARB; Fellow do Chartered Institute of Arbitrators; Professor Titular de Arbitragem e Mediação e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em em Arbitragem do Ibmec-SP.
Coordenadora Acadêmica da Graduação em Direito e Professora
Marina Polli Sica