5 segredos para quem quer seguir a carreira de freelancer

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Se o fenômeno da internet já tinha aberto janelas para a carreira de freelancer, foi a pandemia que escancarou todas as portas. A urgência do isolamento social exigiu que empresas adaptassem imediatamente sua estrutura e negócio ao modelo remoto. Milhares e milhares de funcionários passaram a trabalhar totalmente no ambiente digital. Agora, a pandemia caminha para o fim, mas este legado veio e ficou. Uma enorme flexibilização do trabalho vem encorajando profissionais a apostarem na carreira de freelancer. Você é um deles? Aqui vamos contar 5 segredos para quem quer se jogar de vez neste futuro digital.

O básico: você realmente sabe o que é um trabalhador freelancer?

A Aline Melazo, responsável pelo Carreiras BH do Ibmec, explica do começo ao fim o que você precisa saber para dar o pontapé desta trajetória. Passo um é entender o que significa ser um freelancer e se você, de fato, tem perfil para este modelo de trabalho.

O termo é em inglês, mas já está todo incorporado ao português de nossas terras. Sua definição é justamente sobre um profissional autônomo, aquele capaz de gerir as próprias atividades. Seja o tempo gasto no trabalho, o valor da sua mão de obra ou o tipo de atividade que irá exercer. As atuais condições e necessidades de mercado têm trazido uma característica ainda mais própria a este profissional. Afinal de contas, vale lembrar que pessoas desempenhando atividades de maneira independente e ajustável é uma das formas mais antigas de trabalho. O que muda agora é que, além da legislação estar cada vez mais adaptada a este formato de trabalho, as próprias atividades estão se ajustando para atender tais características. Ou seja, como sintetiza Aline, o profissional freelancer pode alternar sua rotina entre diferentes projetos.

“O freelancer é um profissional autônomo. No entanto, talvez a maior diferença entre um autônomo tradicional e o freelancer seja que o freelancer consegue trabalhar em projetos mais curtos, enquanto o profissional autônomo tem uma tendência a ser empreendedor (de um só negócio).”

O seu sucesso é fruto única e exclusivamente do seu trabalho.

Não há qualquer possibilidade de você se aventurar nesta opção de carreira se não está por dentro das demandas de mercado. É fundamental estudar, analisar e explorar suas possibilidades de atuação como um freelancer. Além disso, seu sucesso está diretamente ligado a sua capacidade de administrar seu cotidiano profissional. Em todos os quesitos: gestão financeira, prospecção de negócios e clientes, controle da jornada de trabalho.

O atrativo desta decisão não pode ser apenas a flexibilidade, tão sedutora , de rotina. Para ser um freelancer é importante que, inicialmente, se esteja conectado com o propósito da atividade. O interesse pelo campo de atuação leva a tomar melhores decisões e mais conscientes a respeito do mercado. Afinal, o tempo de dedicação para pensar estratégias que efetivamente concilie seus objetivos é um desafio. Lembre-se: é uma carreira que depende somente de você e dos investimentos que você faz. Aline reforça que se tenha um bom planejamento de carreira e que isso passe por etapas que não devem ser negligenciadas. O que inclui avaliar sobre uma boa reserva financeira, já que, por não ser um profissional registrado em CLT (Carteira de Trabalho), se fica, de fato, descoberto e vulnerável. Da mesma forma, é importante que o planejamento financeiro seja um norteador de decisões. Pois previna-se que se cometa erros comuns de mercado como sobrecarga e desvalorização. 

Vale entender também que será necessário ter uma certa dose de ousadia. Trata-se de um momento de experimentar, o que pede ao profissional um caráter muito adaptável. Esta sabedoria é fruto da maturidade adquirida naquele primeiro passo que falamos: estudar o mercado e consolidar as suas expectativas.  Outro ponto a destacar é o papel do Linkedin para o fortalecimento de redes. Nele, é possível expor seus trabalhos e fortalecer sua marca profissional. Assim como, se atualizar das tendências de mercado, captar clientes e empresas, e estabelecer parcerias projetando a longo prazo. Sem esquecer que:

“A cada projeto e atividade nova o profissional deve avaliar e compreender qual a melhor frente de atuação. E se permitir reiniciar seu próprio negócio sempre que perceber que as expectativas não estão sendo alcançadas.” – aconselha Aline.

Uma carreira de freelancer não é para ser fácil, é para ser gratificante

É preciso correr de ideias que romantizam a carreira de freelancer. Como qualquer outro trabalho, o dia a dia será de muita dedicação, dias frustrantes e erros. Erros pelos quais você será o único responsável, por isso, pé no chão é a base desta atividade. Aline é um tanto quanto ponderada sobre os desafios da carreira. Para ela, o profissional autônomo não tem garantias a não ser as que ele mesmo faz. Somente por meio do seu planejamento financeiro e de gestão é possível se consolidar nesta carreira.

“Sem dúvidas essa ausência de garantias é uma das maiores desvantagens que ele (profissional) tem. Somado ao  fato de que vai precisar fazer um investimento maior no seu próprio equipamento e instrumentos de trabalho, diferente de quando se é empregado de uma empresa que oferece a estrutura.” – complementa Aline. 

Diante disso, dizer “não” é um aprendizado vital para o desenvolvimento e ampliação dos negócios. “A jornada flexível é uma vantagem, mas há uma tendência de sobrecarga de trabalho, tanto por se trabalhar sozinho, quanto por não ter feriado ou férias assegurada” – alerta a especialista.

No mais, a especialista encoraja o movimento. Para ela, alcançada esta maturidade frente às configurações laborais de um freelancer, as chances de sucesso são muitas. Tendo em vista que, nos dias de hoje, qualquer área de trabalho é possível ser ajustada para 100% remoto ou parcialmente no modelo híbrido. Traços que facilitam e bastante a atuação de um freelancer.

Sem receita mágica: o segredo tem seu nome.

Os 5 segredos que demos aqui não são nenhuma solução definitiva. Nesta carreira você é seu melhor guia, e seus estudos o bastão que te alicerça. Mas não se esqueça:

  • Foco e racionalidade para saber bem como aplicar seu trabalho;
  • Trace objetivos claros e se conecte com este propósito;
  • Saiba dizer “não” para você e para os outros;
  • Use e abuse do LinkedIn;
  • Avalie, planeje e refaça os planos sempre que  achar necessário.

Quer saber mais? Comente aqui, compartilhe em suas redes e entre em contato com nossa equipe. Quem sabe a gente não faz um conteúdo aqui explicando a experiência de vocês? 

CADASTRE-SE PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO

Informe o seu nome completo
Informe um CPF válido.
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios