Consideradas solução emergencial na pandemia, aulas nos formatos remoto ou híbrido agora estão sendo incorporadas de forma efetiva na grade curricular dos cursos de pós-graduação.
A mudança responde à demanda de alunos que procuram flexibilidade no dia a dia e tem feito crescer o número de matrículas em especializações oferecidas por instituições de ensino particulares.
Mais do que investimentos em tecnologia, o maior desafio das instituições é desenvolver uma metodologia de ensino que, simultaneamente, potencialize o aprendizado dos alunos presentes em sala e dos que estão fora.
Além de investimentos em recursos audiovisuais, mapas interativos e técnicas de gamificação podem ajudar nas dinâmicas.
“Se antes os estudantes ficavam divididos em grupos nas carteiras, agora os professores têm de gerenciar o espaço físico e, ao mesmo tempo, os grupos reunidos nos aplicativos online. Como lidar com essa sala de aula nova é o x da questão”, diz Vinicius Scarpi, diretor de ensino do Ibmec.
Segundo ele, com a adoção do portfólio híbrido, o Ibmec vem registrando aumento expressivo de interessados nos cursos de especialização.
Onde estudar
MBA em Mercado de Capitais (Ibmec)
Ensina o aluno a utilizar as principais ferramentas de operações financeiras, dominando seus efeitos práticos para maximização dos retornos e redução dos riscos
Público-alvo: profissionais que atuam ou desejam atuar com investimentos em instituições financeiras, ocupando posições de operador no mercado ou até mesmo em cargos de liderança.
Duração: 450 horas; 12 meses
Local: modelo híbrido; com aulas remotas, de forma síncrona, e presenciais
Preço: R$ 39,3 mil
MBAs em Tecnologia (Ibmec)
São ofertados em quatro cursos: BI & Data Science (Inteligência empresarial e ciência de dados); CIO & IT Management (Gestão da tecnologia da informação); Cloud Computing (Computação em nuvem); e Cyber Security (Segurança digital). Os módulos são organizados em torno de projetos que serão aplicados em uma empresa ou startup
Público-alvo: os cursos são direcionados para profissionais de TI que buscam evoluir na carreira ou empreender em seus negócios.
Duração: 450 horas; 12 meses
Local: modelo híbrido; com aulas remotas, de forma síncrona, e presenciais
Preço R$ 33,1 mil (cada)
Para ler a matéria na íntegra: clique aqui.