O professor de Relações Internacionais do Ibmec BH, Mario Schettino Valente, recebeu menção honrosa no prêmio de teses de doutorado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS).
A pesquisa avalia os resultados da política externa brasileira e a relação ao comércio exterior no período entre 1985 e 2018. Foram analisados os acordos de integração econômica, as viagens presidenciais e a presença de embaixadas brasileiras. Além disso, o conhecimento produzido foi baseado em dados quantitativos, como os valores de exportação e importação, tamanho das economias dos parceiros, e outros aspectos geográficos, históricos e institucionais.
“A ANPOCS é uma instituição muito tradicional na academia brasileira e ter sido reconhecido nesse conjunto de teses de excelência na área é questão de muita honra e fico muito grato por tudo que me permitiu chegar até aqui.”, comemora o docente.
Mario também ressalta a importância da pesquisa para a formulação de políticas externas para o Brasil. “Esse conhecimento traz a possibilidade de procurar, desenhar e formular alternativas para o futuro da política externa brasileira a partir de evidências empíricas, pensando em estratégias mais efetivas para integração na economia internacional.”
Confira o artigo na íntegra.