Papo de Carreiras: Entrevista com Daniela Tashiro

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Nessa edição do Papo de Carreiras a analista Alinne Ovelar teve o privilégio de conversar com a Daniela Aryssa Sayama Tashiro, que trabalha com consultoria de negócios com foco em gestão de empresas, governança e está realizando o MBA em Gestão de Negócios no Ibmec DF.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Oi pessoal! Me chamo Daniela Tashiro trabalho com consultoria de negócios com foco em gestão de empresas, governança corporativa e governança familiar, sou formada em administração pela Universidade de Brasília e estou cursando MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec.”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Carreiras: Nos conte um pouco da sua trajetória profissional
Cresci numa família de empreendedores e sempre fui fascinada por empresas e tudo que envolve negócios. Mas realmente descobri que queria estar nesse mundo da gestão e da administração no ensino médio, em que tive a oportunidade de ser diretora de um musical e três peças de teatro que eram apresentados uma vez ao ano para um público de aproximadamente 500 pessoas. Então esses projetos foram meu primeiro contato com planejamento financeiro, tesouraria, gestão de pessoas e equipes e logística. Durante essa experiência foi que eu decidi que queria cursar administração e durante o curso eu pude encontrar o meu lugar e descobrir o que eu realmente amo! Hoje, sou consultora de negócios com foco em gestão de empresas, governança corporativa e governança familiar, sou formada em administração pela Universidade de Brasília e estou cursando MBA em gestão de negócios pelo IBMEC.

Por que escolheu realizar o MBA em Gestão de Negócios, com qual objetivo?
Escolhi o MBA em gestão de negócios porque, além dar mais valor ao meu currículo, seria uma oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em assuntos que não pude ver na faculdade, aprender com professores de mercado, entender como a teoria e a prática se relacionam e conhecer pessoas novas com histórias e trajetórias diferentes. Para mim, está sendo uma experiência enriquecedora porque sempre compartilhamos experiências e aprendizados, portanto, consigo aprender e criar mais repertório e ter muitos insights apenas ouvindo e absorvendo a jornada de vida de meus professores e colegas.

Sua família tem um histórico de empreendedorismo muito forte. Como eles te influenciaram profissionalmente e quais habilidades desenvolveu convivendo com diferentes tipos de negócios?
Desde pequena eu sempre trabalhei, gostava de ficar ajudando meus pais e meus tios em seus negócios, por causa disso já tive a oportunidade de trabalhar com diversas coisas, como: atender no caixa do restaurante, vender roupas, flores, doces, origamis, fazer conferência de cargas, trabalhar em chão de fábrica, entre outras coisas. Todas essas experiências me permitiram desenvolver competências de liderança, trabalho em equipe, comunicação interpessoal e resolução de problemas. Além disso, ter trabalhado com tantas coisas diferentes me permitiu ser uma pessoa mais adaptável e flexível.A vida da geração de meus pais e meus tios foi muito difícil, eles foram para o Japão trabalhar para juntar dinheiro e conseguir voltar e construir uma vida melhor aqui no Brasil. Tenho muito orgulho da história e dos valores da minha família, acredito que a determinação, a dedicação e a honestidade são ensinadas pelo exemplo. Por isso a determinação, a dedicação e a honestidade são a minha base para construir minha carreira profissional.

Hoje você atua na consultoria. O que o empreendedorismo e o trabalho como consultora tem em comum?
Muitas coisas! Todas as empresas da minha família e todas as empresas em que prestei consultoria possuíam e possuem problemas em comum, como centralização de atividades por parte dos donos, desestruturação financeira, falta de profissionalização, falta de processos, entre diversos outros. Então, como já tive experiências anteriores consegui criar repertório para entender como funcionam a dinâmicas desses empreendimentos e propor soluções que fazem mais sentido para a realidade de cada uma delas.

Como se mantem atualizada e quais meios você indicaria para os outros colegas também terem mais informações?
Eu gosto muito de newsletters diários que chegam em meu e-mail, como o the News, the brief e o the bizness (sim, se escreve assim mesmo). Acho que são muitos bons porque são frequentes, dinâmicos, abordam vários assuntos e, mesmo na correria do dia a dia, é possível acompanhá-los porque são feitos para que sejam lidos rapidamente. Outra forma de me atualizar é conversar com colegas que também estão no mundo dos negócios, porque além de atualizações, também podemos discutir, tirar dúvidas ou tentar fazer projeções do que poderá acontecer em determinado aspecto, por isso é tão importante fazer conexões com outras pessoas.

Gostou da entrevista? Você pode acompanhar o projeto Inovação + Carreiras via Instagram onde estamos sempre postando conteúdos novos:

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios