Núcleo de Pesquisa em Direito Empresarial: inscrições abertas para o processo seletivo até o dia 31/03

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Núcleo de Pesquisa em Direito Empresarial do Ibmec-SP. Tanto os alunos de graduação como de pós-graduação, ambos de qualquer curso podem se inscrever,  mesmo que não seja referente à área jurídica.

Importante: as vagas são limitadas, por isso, caso tenha interesse, leia o edital com todas as informações para realizar a sua inscrição até o dia 31/03 (quinta-feira), que poderão ser realizadas por e-mail para joao.silva@ibmec.edu.br e crisleine.yamaji@professores.ibmec.edu.br.

O que é o Núcleo de Pesquisas em Direito Empresarial?

O Núcleo de Pesquisas em Direito Empresarial do IBMEC-SP (“NPDE”) tem como objetivo fomentar a pesquisa e a prática de negociação, elaboração e execução contratual, com troca de experiências entre os alunos da graduação e da pós-graduação do IBMEC-SP, no Brasil e em ambiente internacional.

O fomento do aprendizado e da reflexão serão feitos por meio de atividades práticas, pesquisas empíricas, redação de artigos científicos e de contratos, pesquisas jurisprudenciais e arbitrais com vistas à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de competências indispensáveis à prática jurídica, com junção de ensino, pesquisa e extensão, funções essenciais da instituição de ensino superior.

As atividades do NPDE consistirão, resumidamente, em:

  • reuniões virtuais e/ou presenciais;
  • encontros virtuais, híbridos e presenciais para entrega de tarefas e soluções de dúvidas;
  • debates com profissionais renomados do mercado;
  • leitura e discussão de textos selecionados na doutrina nacional e estrangeira;
  • elaboração de modelos contratuais para livro eletrônico, revista, site ou blog de contratoteca ou casoteca do IBMEC-SP;
  • o redação de publicações eletrônicas e artigos científicos para revistas jurídicas;
  • discussão de working papers produzidos pelos alunos e professores;
  • organização de eventos, palestras, webinars para fomento do debate;
  • participação em congressos nacionais e internacionais;
  • organização de possível obra jurídica coletiva;
  • trabalhos conjuntos com o HUB – núcleo de startups do IBMEC-SP; e
  • produção de relatórios de acompanhamento periódico para reporte à coordenação interna e a órgãos de pesquisa externos.
  • os encontros serão conduzidos por coordenadores e pela professora responsável, com participação de outros professores do IBMEC-SP, especialistas do mercado e convidados.

Os alunos da graduação e da pós-graduação participarão do NPDE por 1 (um) semestre.

O NPDE resultará no cômputo de até 30 (trinta) horas de atividades complementares para alunos da graduação e da pós-graduação, com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).
Ao final de cada semestre, os alunos da graduação e da pós-graduação que cumprirem a carga horária acima definida estarão aptos a receber um certificado de participação no NPDE e poderão solicitar o cômputo das horas por meio de requerimento junto ao sistema SIA ou qualquer outro sistema que o venha a substituir e estiver em operacionalização junto ao Ibmec SP.

Organização:


Coordenação-Geral
João Paulo Hecker da Silva, mestre e doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Coordenador do Pós-graduação em Direito do Ibmec-SP; Professor e Advogado. E-mail: joao.silva@ibmec.edu.br


Professora Responsável
o Crisleine Barboza Yamaji, doutora em duplo doutorado em Direito Privado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata; Mestre em Direito Civil pela Università degli Studi di Roma Sapienza; Mestre em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; professora de Direito Civil e de Direito Empresarial do IBMEC-SP; professora convidada no mestrado da Università degli Studi di Roma Sapienza; professora Responsável do Núcleo de Pesquisa em Direito Empresarial (NPDE) do IBMEC-SP; gerente Jurídica do Consultivo da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN); Membro da União dos Juristas Católicos do Estado de São Paulo (UJUCASP) e do Instituto de Advogados de São Paulo (IASP). E-mail: crisleine.yamaji@professores.ibmec.edu.br

Marina Polli
Coordenadora Acadêmica da Graduação em Direito e professora.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios